Navegando por Autor "Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio"
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Item Ensino e formação virtuais : a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital.(2022) Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio; Martins, Alcina Maria de Castro; Carrara, Virginia AlvesO artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.Item La formación en Trabajo Social en Brasil : desafíos para su patrimonio académicopolítico y socio-profesional.(2019) Ortiz, Fátima da Silva Grave; Santos, Claudia Monica dos; Carrara, Virginia Alves; Guerra, Yolanda Aparecida DemetrioEste texto tiene por objeto la formación en Trabajo Social en Brasil. Señala las repercusiones de las determinaciones macroscópicas en la formación de los profesionales y docentes en Trabajo Social, enfatizando algunos de sus desafíos para la concreción de un perfil profesional crítico, teóricamente consistente, comprometido con los valores humanos genéricos, y competente técnica y políticamente. Parte de la consideración de que el proyecto educativo brasileño, especialmente el de la enseñanza universitaria, históricamente se ha sometido a los imperativos del capital nacional y a las demandas inmediatas del mercado de trabajo. Es importante que el conjunto de los sujetos implicados (profesionales, docentes y estudiantes) sean conscientes de que la lucha contra la precarización de la formación profesional conlleva algo más que la mera lucha contra las propuestas gubernamentales vigentes; conlleva también la lectura de la realidad actual; una aprehensión crítica de los retrocesos, así como un análisis responsable de los avances, reconociendo siempre las conquistas obtenidas hasta ahora, teniéndolas en consideración en el establecimiento de las salidas y estrategias en defensa del proyecto de formación.Item Rede ibero-americana de investigação em serviço social : diálogos, cooperação e produção de conhecimento.(2022) Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio; Martins, Alcina Maria de Castro; Carrara, Virginia AlvesO artigo apresenta e debate uma concepção de internacionalização da pesquisa, orientada pelos organismos internacionais, em contraponto com a fecunda experiência de interlocução internacional, gestada na Rede Ibero-Americana de Investigação em Serviço Social/Trabajo Social. Problematiza alguns aspectos da atual produção de conhecimento com ênfase no trinômio Investigar, Desenvolver e Inovar (I+D+I) no contexto de internacionalização da ciência a serviço do capital e os desafios ao Serviço Social na perspectiva crítica A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfico-documental, recorrendo- se à produção sobre a temática. Utilizou-se como fonte de dados secundários sobre o tema da internacionalização da pesquisa e dados coletados entre outubro e novembro de 2021 no levantamento preliminar sobre a Rede Ibero- Americana. Conclui-se pela necessária constituição de redes e experiências de intercâmbio internacional, que se contraponha à lógica positivista subjacente à concepção de ciência moderna, bem como à racionalidade instrumental vigente nas propostas de internacionalização e pesquisa em rede das agências de fomento nacionais e internacionais.