Navegando por Autor "Garbin, Tânia Rossi"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.(2010) Gabini, Wanderlei Sebastião; Mengalli, Neli Maria; Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoO presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.Item AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada : o acesso do deficiente motor severo a softwares e web.(2009) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoThis study aimed to propose an alternative communication environment for people with severe physical disabilities that enables the use of assistive communication software and the Web for the study was developed augmented reality environment with marker, keyboard and controller cards that are triggered by simple movements. It was possible to verify through testing that the user with a disability severe motor can use the environment to promote interaction and communication, including their needs and adaptation for use in situations of learning or work, and for access to software and Web.Item Complexidade da gestão em EAD.(2010) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoNa modalidade de educação à distância os processos de gestão devem oferecer a possibilidade da relação entre os recursos tecnológicos e os recursos humanos para que o processo de aprendizagem possa ocorrer de forma facilitada. Nesta modalidade a dinâmica do processo de aprendizagem é complexa e envolve diferentes atores, como professores, tutores, alunos, técnicos e coordenadores, que estão em diferentes espaços e tempo para o desenvolvimento das atividades. A tecnologia deve oferecer suporte aos diferentes processos envolvidos na organização, planejamento e execução de todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, determinando a necessidade do desenvolvimento de métodos e técnicas. Este trabalho teve como objetivo demonstrar o processo de gestão da tecnologia e dos processos de ensino que auxiliam o desenvolvimento de atividades de um curso de graduação à distância oferecido por uma universidade pública. Serão apresentados os modelos do processo de gestão acadêmico/administrativos e tecnológica, e uma discussão sobre a complexidade da dinâmica da gestão.Item O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.(2018) Isaac, Margaret Regina de Assis; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Garbin, Tânia Rossi; Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesA proposta deste tema de pesquisa justifica-se pela importância do curso de Pedagogia a distância para a formação de professores. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos egressos do curso de Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, no polo de João Monlevade-MG. Recorremos à abordagem metodológica de cunho qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário, bem como o levantamento e análise de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma geral, as pesquisas encontradas apontam os aspectos positivos e negativos da educação a distância, bem como os pontos de reflexão que levam à busca de melhoria da educação, a partir do sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise dos dados do questionário demonstrou avaliação positiva do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Ouro Preto pela maioria dos egressos investigados, que se apresentaram como sujeitos comprometidos com a busca da educação continuada, acendendo as esperanças por um despertar de mudanças. Entre os achados da pesquisa, percebemos que a Universidade Federal de Ouro Preto tem, por meio da ação de seus gestores, docentes e demais profissionais, buscado promover espaços de formação a partir de reflexões durante as aulas, e não somente nas disciplinas de carga horária destinada à prática, como é o caso do estágio obrigatório.Item A gestão em EAD um modelo de coordenação de tutoria.(2010) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos Alberto; Oliveira, Luciano Batista deNa educação à distância o desenvolvimento de atividades está diretamente relacionado com a gestão de tutores, pois estes auxiliam nas atividades propostas pelo curso e professores. Este trabalho apresenta a descrição de um modelo de gestão de Coordenação de Tutoria enquanto elemento organizador de funções e de atividades envolvendo o coordenador de tutor, os tutores de apoio pedagógico, à distância e presencial. È utilizado o sofware PQTAT – Promoção da qualidade da tutoria: sistema de análise de tarefa para avaliar o desempenho de atividades dos tutores.Item Livro de realidade aumentada para crianças portadoras de necessidades especiais (lira-espec)(2007) Kirner, Cláudio; Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia Rossi; Kirner, Tereza GonçalvesItem Modelo de interação e colaboração em atividades de EAD com uso de webconferência e videoconferência.(2009) Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia RossiItem Promoção da qualidade da tutoria-PQTAT : um sistema de analise de tarefa aplicada a plataforma Moodle.(2011) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos Alberto; Oliveira, Luciano Batista deEste estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise de Tarefas realizadas por tutores de curso de EAD, que utiliza a Plataforma Moodle como ambiente de aprendizagem. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada coleta de dados com usuários/tutores de um curso de Bacharelado em Administração Pública oferecido por uma instituição pública. O sistema desenvolvido PQTAT – Promoção da Qualidade da Tutoria com Análise de Tarefa foi desenvolvido para utilizar os dados da Plataforma Moodle, referentes à atuação do tutor, sem a necessidade de entrar no ambiente “sala de aula”. Através dos dados gerados, pode-se confeccionar uma variedade de gráficos para melhor visualização das tarefas dos tutores, de acordo com necessidades previamente estabelecidas. O sistema visa oferecer aos gestores do curso a possibilidade de acompanhar o desempenho das atividades dos tutores sem entrar no ambiente do professor. Podemos concluir que o sistema desenvolvido oferece dados para identificar o desempenho do tutor na utilização de diferentes ferramentas possibilitando a análise da interação e comunicação do tutor com os usuários assim como a relação entre o desempenho de diferentes usuários do sistema, bem como intervenções diante de possíveis falhas acerca dos aspectos citados.Item Qualidade da tutoria através da analise de tarefa – PQTAT: sistema aplicado a plataforma Moodle.(2011) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos Alberto; Oliveira, Luciano Batista deO estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema aplicado a Plataforma Moodle para avaliaç ão de tutores. O sistema permite o cadastramento e acompanhamento do dese mpenho dos tutores, e através dos dados coletados é possível a análise comparativa entre diferentes tutores. Para o desenvolvimento foi realizado estudo utilizando os princípios de análise de tarefa. Através do sistema desenvolvido concluímos que é possível fazer a avaliação de desempenho de tutores sem entrar no espaço do professor na Plataforma Moodle, pr eservando assim a autonomia e ética no ambiente educacional.Item Tecnologia para interação e colaboração na EAD : um estudo utilizando sistemas de realidade aumentada.(2009) Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia RossiTendo como objetivo investigar a utilização de recursos tecnológicos para auxiliar o desenvolvimento de atividades de colaboração e interação na EAD, desenvolvemos experimentos utilizando a tecnologia de Realida de Aumentada. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos sistemas de realidade aumentada denominados de AmCARA, LIRA e LIRAESPEC associados a softwares e recursos de videoconferência e conferência-web. Verificamos que a utilização de sistemas de realidade aumentada não depende de uma conexão de internet com alta banda e pode ser aplicado a diferentes atividades atendendo, inclusive, alunos com dificuldades nas áreas motoras e de comunicação.