Navegando por Autor "Franco, Luiz Gustavo"
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Item Análise de uma questão sociocientífica por licenciandos em química visando o desenvolvimento de aspectos éticos e morais no dilema sobre o consumo de animais.(2021) Vargas, Isabela Breder; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Calazans, Marcos Moraes; Franco, Luiz GustavoNesta pesquisa, compreendemos os processos de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento, isto é, as práticas epistêmicas que emergem em determinado contexto, a partir de uma abordagem com questão sociocientífica (QSC) sobre consumo de carne animal na formação inicial de professores. Para a resolução crítica de questões dessa natureza torna-se necessário a justificação da posição, o que exige o envolvimento com diferentes perspectivas (como a científica, econômica, social, política, ética e moral, e ambiental). Considerando as múltiplas linhas de raciocínio para resolução da QSC, neste trabalho tivemos o foco no ensino explícito de ética e moral, a partir da análise de um recorte de uma atividade de uma sequência didática (SD). Nesse sentido, traçamos os seguintes objetivos gerais: (i) caracterizar como os licenciandos em química propõem, comunicam, avaliam e legitimam o conhecimento na resolução de uma questão sociocientífica, e (ii) observar e compreender as concepções sobre os domínios da ética e ontologia moral que afetam o posicionamento na questão sociocientífica. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Uma SD sobre consumo de carne animal foi desenvolvida para os objetivos desta pesquisa. Coletamos dados a partir de registros de áudios e vídeos do desenvolvimento da SD em uma turma de Práticas de Ensino de Química III, do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Ouro Preto. Optamos por desenvolver o estudo de caso de um grupo da turma. Apresentamos dois momentos em que ocorreram as interações entre os licenciandos: momento 1, caracterizado pela realização da atividade no grupo 1; e momento 2, no qual a atividade foi discutida com toda a turma, e também com a interação da professora. Cada um desses momentos fora organizado em episódios que foram delimitados conforme as questões norteadoras previstas na atividade. Identificamos as práticas epistêmicas que emergiram conforme a literatura (categorias a priori) e inspeção dos dados (categorias a posteriori); a compreensão dos domínios da ética (contingente e necessário), caracterizandoos como visão coerente ou incoerente conforme literatura; e a compreensão sobre as tendências de consideração moral, caracterizando-as como coerente ou incoerente conforme literatura. Concluímos que as reflexões sobre as ações e considerações de valor dos seres humanos, por meio de uma QSC, podem suscitar a emergência de diversas práticas epistêmicas. Observamos a emergência de práticas epistêmicas específicas para o contexto QSC e algumas compartilhadas com um contexto investigativo. Constatamos que as problematizações realizadas pela professora, no momento 2, a partir do meta-discurso e de exemplificações, contribuíram para as reflexões dos licenciandos sobre os domínios contingente e necessário, e ontologia moral. Consideramos que esta pesquisa pode fornecer subsídios para o entrelaçamento de práticas epistêmicas e questões sociocientíficas, visto a escassez de trabalhos na área, trazendo um importante avanço, devido seu caráter empírico. Nossa pesquisa se soma àquelas que ressaltam a importância da inserção do ensino explícito da ética e da moral no ensino de Ciências, contribuindo para a formação crítica e responsável de estudantes e, sobretudo, de sujeitos mais virtuosos e altruístas.Item A ciência aberta e a área de educação em ciências : perspectivas e diálogos.(2021) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz GustavoItem O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas : engajamento dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos.(2022) Santos, Maryana de Fátima Fonseca; Freitas, Cláudia Avellar; Franco, Luiz Gustavo; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Freitas, Cláudia AvellarEste trabalho teve como objetivo geral compreender como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Sete Lagoas se engajam em uma atividade baseada nas metodologias ativas – MA, proposta no produto educacional, em período de pandemia. O produto educacional é constituído por dez atividades ancoradas nos pressupostos das metodologias ativas, em que exploram diferentes estratégias, contemplam os conteúdos do 9º ano do E.F., e são associadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, de modo a oferecer à professora participante diferentes possibilidades para desenvolver em suas aulas práticas pedagógicas com esse viés. A atividade desenvolvida com a turma do 9º ano diz respeito às ideias evolucionistas e abrangeu a sala de aula invertida com a realização de quiz e instrução por pares. A pesquisa é classificada como qualitativa e apresenta finalidades descritiva e explicativa. Para construção dos dados utilizamos a observação participante, as conversas informais, a entrevista e a aplicação de questionário. Os dados foram discutidos à luz das teorias do círculo de Bakhtin sobre o funcionamento da linguagem por meio dos enunciados. No primeiro momento, os estudantes não se engajaram na atividade, porém apresentaram mudança de atitude no decorrer do seu desenvolvimento, demonstrando engajamento nas outras etapas. O contexto em que ocorreu o desenvolvimento da pesquisa, logo após o retorno ao ensino presencial é uma das possíveis razões para essa mudança de atitude, pois, inicialmente os estudantes não fizeram a leitura, primeira etapa da atividade, mas o apoio e orientação da professora e as oportunidades oferecidas a eles para participarem, a partir de elementos de gamificação e a troca de ideias com os colegas, despertaram seu interesse, motivando-os. As pesquisas sobre as MA na educação básica precisam se expandir para que possamos (re) conhecer seus potenciais e fragilidades, as demandas para sua adoção por parte dos professores e a forma como os alunos nelas se engajam.Item Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta.(2023) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo; Massi, LucianaItem Funções epistêmicas de modelos no processo de ensino e aprendizagem em citogenética : uma análise no contexto da formação inicial de professores de biologia.(2022) Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Cláudio, Denise Suzane Oliveira; Franco, Luiz GustavoNesta pesquisa, analisamos como professores de Biologia em formação inicial mobilizam funções epistêmicas de modelos nos processos de ensino e aprendizagem em citogenética. Coletamos dados de interações de um grupo de licenciandos em uma sequência didática sobre divisão celular que envolveu a prática de modelagem. Para análise, transcrevemos situações com maior potencialidade analítica, organizadas em cenas e episódios de ensino. Os resultados indicam que os licenciandos mobilizaram diferentes funções epistêmicas dos modelos em discussão: (i) representar, no sentido de similaridade e no sentido de estar no lugar; (ii) investigar e prever; (iii) comunicar; (iv) dar suporte a argumentos e explicações científicas; (v) simplificar e (vi) disponibilizar uma imagem conceitual. Funções epistêmicas relacionadas à comunicação de ideias e argumentação ampliaram oportunidades para que dúvidas de caráter conceitual e/ou visões distorcidas de alguns conceitos emergissem nas interações. Além disso, o estudo aponta implicações para a formação de professores e o ensino de Biologia, especialmente no que diz respeito ao uso da modelagem não apenas como uma atividade de mera manipulação ou representação, mas como uma oportunidade para refletir sobre modelos como artefatos epistêmicos ao possibilitar a vivência mais autêntica da prática científica em contextos de ensino.