Navegando por Autor "Fontanella, Márcia Silva"
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Item Percepção do ambiente térmico : preferências subjetivas e conforto térmico.(2009) Fontanella, Márcia Silva; Souza, Henor Artur deO conforto interno de um ambiente construído, em relação ao ambiente térmico, luminoso e à transmissão de ruído, está na adequação do sistema de fechamento (externo e interno) da edificação, além de um projeto arquitetônico que aproveite, de forma eficiente, as condições climáticas locais e a iluminação natural. A qualidade, a expressão e os efeitos dos ambientes proporcionados pelas diversas soluções arquitetônicas mostram em alguns casos, sintomas da falta de critério e de aprofundados estudos em relação à qualificação dos ambientes com relação ao uso da luz tanto na falta, quanto no excesso, sistema de fechamento adequado ao clima e às condições de ruído do local. Condições microclimáticas adequadas são importantes em qualquer ambiente construído, em particular, nos ambientes educacionais. Nesses ambientes, a qualidade, ou seja, as condições de conforto (térmico, acústico e luminoso) no mesmo, podem atuar no rendimento do aluno, influenciando na concentração, compreensão, aprendizagem e desempenho global. Avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas e no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (edifícios com sistemas construtivos diferentes), investigando-se a percepção dos usuários. A investigação é realizada por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente, ao longo dos meses de junho, outubro e novembro de 2008. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo, por meio da análise probit. No caso em estudo, obtém-se uma percentagem de aproximadamente 70% de satisfeitos com o ambiente térmico.Item Percepção do ambiente térmico nas salas de aula pelos alunos da UFOP.(2011) Souza, Henor Artur de; Fontanella, Márcia SilvaA educação é um dos fatores que mais influem no desenvolvimento de um país. Uma boa qualidade de ensino não só depende da capacitação dos professores, mas, também, das condições físicas das salas de aulas, ambientes em que os mesmos interagem com os alunos. Nesse trabalho, avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas e no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (edifícios com sistemas construtivos diferentes), investigando-se a percepção dos usuários por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo, por meio da análise probit, obtendo-se uma percentagem de aproximadamente 70% de satisfeitos com o ambiente térmico.