Navegando por Autor "Fernandes, Jomara Mendes"
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Item Análise da perspectiva dos intérpretes educacionais de libras sobre as interações estabelecidas com os professores de Ciências/Química em sala de aula.(2022) Fabiano, Bárbara Gonçalves; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Miranda, Ana Carolina Gomes; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoDiante da necessidade de buscar construir uma educação inclusiva, cada vez mais coerente com os seus princípios norteadores, a presente pesquisa se propõe a analisar os modos de interação estabelecidos em sala de aula, entre o intérprete educacional de Libras (IE) e o professor de Ciências/Química. Para isto, a abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa, considerando que a pesquisa teve um caráter descritivo e o seu foco voltou-se à análise dos significados atribuídos ao objeto de investigação aqui proposto, sob a perspectiva de um grupo de IE. Para coletar os dados, inicialmente, foi realizado um levantamento do tipo survey, em que um questionário online foi encaminhado às escolas do estado de Minas Gerais. Esse questionário, teve caráter misto, com questões abertas e fechadas. Foi analisado um recorte dos dados contendo cinquenta e um (51) IE que atuavam em Minas Gerais. Para tal, partiu-se de um conjunto de categorias analíticas, algumas das quais definidas a priori e outras que emergiram dos dados. Os resultados revelaram que os professores, em geral, apresentavam pouco conhecimento sobre as especificidades dos alunos surdos e da comunidade surda enquanto um grupo que representa uma diferença linguística e cultural. Isso pode trazer dificuldades para propor ações formativas nas aulas de Ciências/Química, sobretudo relacionadas ao desenvolvimento de atividades não adaptadas às especificidades visuais dos surdos, além de questões relativas ao trato dos professores com os IE, durante o processo de mediação do conhecimento científico em sala de aula. Nesse sentido, destacaram a falta de parceria entre os IE e os professores, uma vez que sendo essa parceria pouco efetiva, o processo de coformação não se estabelece nas aulas, levando a perdas substanciais no que se refere à aprendizagem dos surdos. Ainda foi possível constatar na análise dos dados que os IE se apropriavam de funções que fogem às suas responsabilidades na Escola (mediação linguística), seja por compaixão ou por desconhecimento de suas atribuições legais. Isso ocorre, pois os IE entendem que os professores não sabem como atender às demandas dos surdos, buscando assim suprir essa lacuna formativa dos docentes. Portanto, conclui-se que um longo caminho ainda precisa ser percorrido, para se efetivar a inclusão educacional dos surdos, com propostas que repercutam na formação dos professores e dos IE, de modo que seja possível compreender as reais atribuições dos IE em sala de aula e estabelecer parcerias que possam efetivamente repercutir na aprendizagem dos alunos surdos.Item Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos.(2023) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoExistem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas.Item As percepções de um estudante com deficiência visual sobre a utilização de objetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos.(2022) Silva, Marcos Antonio Pereira da; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Fernandes, Jomara Mendes; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; jomarafernandes@yahoo.com.br; Reis, Ivoni de Freitas; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Fernandes, Jomara Mendes; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoEssa pesquisa tem por objetivo averiguar a eficácia do uso de objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes com deficiência visual (ECDVs). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. Essa pesquisa corresponde a um estudo de caso único que visa: 1) compartilhar práticas de utilização de ODTs para o ensino dos conceitos químicos de eletronegatividade, de momento de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas, conteúdos que apresentam um elevado grau de abstração para serem apropriados (FERNANDES e MARCONDES, 2006) e por representarem conteúdos essenciais para compreensão das interações da matéria e das suas transformações, foco de estudo da química; 2) confeccionar um e-book, para professores de química, sobre como confeccionar e utilizar os ODTs no processo de ensino e de aprendizagem em salas de aula inclusivas; 3) analisar as principais potencialidades e limitações dos ODTs a partir da validação prévia de um ECDV. A revisão de publicações revelou que, entre os anos de 2004 e 2020, não há registro de ODTs na literatura científica brasileira, o que justifica esta pesquisa. Para a geração dos dados, foram ministradas quatro aulas para um ECDV, e foi realizada uma entrevista semiestruturada, que ficaram registradas em áudio e em vídeo. Os conteúdos abordados nas aulas foram as interações atrativas e repulsivas, a constituição atômica, os campos de força, a energia potencial, a energia livre e a estabilidade do sistema atômico e molecular, que suportaram a construção dos conceitos de eletronegatividade, de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas. Os resultados revelaram que o ECDV, ao incrementar, positiva ou negativamente, a tensão em uma borracha elástica e ao aproximar ou afastar ímãs, experimentou tatilmente o nível sensorial muscular, o que possibilitou uma integração dinâmica e simultânea de informações sobre a entidade a ser modelada, e a construção, por analogia, do modelo mental dos conceitos e dos fenômenos estudados se deu de forma eficiente. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por ECDV.Item O uso de materiais dinâmico - táteis na elaboração conceitual por um estudante cego : trabalhando o efeito de forças e a estabilidade energética de sistemas intramoleculares.(2023) Silva, Marcos Antonio Pereira da; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Fernandes, Jomara MendesEssa pesquisa tem por objetivo compartilhar a experienciação do uso de dois objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por um estudante com deficiência visual (ECDV). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. A presente investigação se trata de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que o ECDV, a partir da experienciação tátil em nível sensorial muscular possibilitada pelos ODTs, desenvolveu uma integração dinâmica e simultânea de informações permitindo a construção de modelos mentais dos conceitos e dos fenômenos estudados. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes cegos.