Navegando por Autor "Fernandes, Claudio Henrique de Souza"
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Item Biomembranas e o ensino por investigação no curso de ciências biológicas : uma análise sob a óptica do engajamento disciplinar produtivo.(2018) Fernandes, Claudio Henrique de Souza; Zama, Uyrá dos Santos; Santos, Glenda Samara dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Zama, Uyrá dos SantosA biologia celular é encantadora e desafiadora para alunos e professores por demandar uma grande capacidade de abstração para a compreensão de seus componentes, organização e processos. Por isso, vimos a necessidade de criar mecanismos mediadores em seu método de ensino, como as aulas práticas. Neste trabalho propusemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) pela qual realizamos a ressignificação de uma aula prática inserida no contexto das Biomembranas, no início da disciplina de Biologia Celular, na formação inicial de professores de Biologia. Nosso intuito foi aprimorar a aprendizagem dos participantes, gerando uma possível mudança no comportamento dos discentes, os tornando mais receptivos aos conteúdos trabalhados durante o processo pedagógico e ao longo da disciplina, possibilitando um maior envolvimento crítico dos alunos com a Biologia Celular. Na construção da sequência propusemos duas atividades práticas demonstrativas investigativas, que suscitavam dois questionamentos principais: “Como e quais elementos podem interferir na integridade da membrana ao ponto de desorganizá-la?” e “Mesmo íntegra, a membrana é intransponível?”. A partir disso, os participantes elaboraram hipóteses para os fenômenos observados, interagiram entre eles e com o professor mediador reconstruindo e ampliando o conhecimento. Analisamos as hipóteses, sua ressignificação, o comportamento dos alunos e a qualidade do engajamento desenvolvido. Como metodologia utilizamos Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP), cujos fundamentos de problematização, concessão de autoridade, oferecimento de recursos e responsabilização foram alcançados. Do EDP emergiram três categorias de análise: (1) Construção de relações explicativas, (2) Trabalho colaborativo entre os alunos e (3) Contribuição para a discussão, que nos permitiram considerar a metodologia investigativa promissora para a promoção da aprendizagem em Biologia Celular.