Navegando por Autor "Estevam, Claudio Sergio"
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Item Pesquisa em ensino de ciências : um enfoque no futuro do ensino de genética.(2016) Estevam, Claudio Sergio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Zama, Uyrá dos SantosEste artigo apresenta um levantamento bibliográfico e análise crítica das produções científicas relacionadas a temática do ensino de genética em dois eventos na área de Ensino de Ciências e Biologia. Os trabalhos analisados foram extraídos das atas do VIII e IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e dos anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia (Regional 4). Os artigos foram tabelados, categorizados e analisados, levando em consideração alguns tópicos de relevância para este estudo. Os resultados apontam para uma existência considerável de produções acadêmicas no campo do ensino de genética, contemplando questões como: situação das produções acadêmicas, utilização de conceitos, análise de livros didáticos e as diferentes estratégias de ensino.Item RNA de interferência e o ensino de ciências : uma ferramenta de apoio pedagógico.(2017) Estevam, Claudio Sergio; Moreira, Leandro Marcio; Moreira, Leandro Marcio; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Marques, João TrindadeO dogma central da biologia gira em torno do processo de replicação, transcrição e tradução do ácido desoxirribonucleico, culminando na formação de proteínas que contribuem para o perfeito funcionamento do organismo. Para maior clareza deste processo é necessário um entendimento do fluxo gênico, levando em conta os diversos fatores que permitem a expressão ou inativação de um gene alvo. O RNA de interferência é um meio de silenciamento gênico mediado por RNA de dupla fita que atua no reconhecimento de uma sequência específica do RNA mensageiro, possibilitando sua fragmentação com a finalidade de bloquear a tradução desse mensageiro. O Ensino de Ciências precisa acompanhar os processos de mudanças exigidos pela sociedade. Conteúdos de genética e biologia molecular são classificados como abstratos e de difícil assimilação. Diante disso se faz necessária a utilização de estratégias alternativas que elucidem de maneira mais acessível estes conteúdos e, desta forma, contribua para o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho trata do desenvolvimento de uma ferramenta de apoio pedagógico que envolve conteúdos de genética, biologia molecular e biotecnologia, direcionados aos conceitos e uso de RNA de interferência. Esta ferramenta é direcionada a professores em formação ou àqueles atuantes no ensino básico e destaca-se por ser única com este propósito de transposição científica. Nesta perspectiva e pensando no RNA de interferência como um conteúdo novo a ser abordado em salas de aulas, este trabalho busca entender como a criação de um material paradidático que tenha como tema gerador o RNA de interferência, utilizada no processo de ensino e aprendizagem, pode contribuir para a apropriação de conceitos científicos sobre o ensino de genética, biologia molecular e biotecnologia. Para isto, realizamos a transposição didática do conhecimento e desenvolvemos um paradidático com enfoque na apropriação de conceitos utilizados em genética, biologia molecular e biotecnologia, tendo como mediador desta pesquisa o RNA de interferência. Aqui descrevemos os procedimentos que realizamos para culminar na confecção desse paradidático que pode possibilitar a apropriação e a realização da transposição didática deste conhecimento científico. Para realizarmos uma breve análise do nosso material utilizamos como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel e a transposição didática de Yves Chevallard.