Navegando por Autor "Cota, Maria Cecília Soares Barbosa"
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Item Contação de histórias de ciências : uma proposta de divulgação científica.(2023) Cota, Maria Cecília Soares Barbosa; Lima, Guilherme da Silva; glima@ufop.edu.br; Scalfi, Graziele Aparecida de Moraes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Lima, Guilherme da SilvaEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar como a prática da contação de histórias, numa atividade de divulgação científica, pode contribuir na formação de conceitos científicos, estimulando a imaginação e criatividade de crianças e pré-adolescentes até 12 anos. O referencial teórico partiu da análise dos estudos de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e criatividade na infância, direcionando para a importância da análise da associação dos conceitos espontâneos e científicos. A fim de contribuir para a investigação, foram abordados autores que pesquisam a contação de histórias como Câmara Cascudo, Cristiane Velasco e outros. Em seguida, buscou-se abordar a relevância da divulgação científica em todo esse processo, dialogando tal prática com Lima e Giordan. A metodologia se realizou a partir da aplicação da live “Narrando e Ensinando Ciências”, transmitida nas redes sociais, quando foram apresentadas as histórias autorais “Pernilongo têm coração?” e “Quem é o impostor?”. Assim, a partir da interação do público foram coletados materiais para análise, sendo esses, os desenhos das crianças que participaram do evento online. Essa pesquisa teve como foco a análise do desenho e não uma representação fidedigna do desenvolvimento intelectual da criança. Os resultados dessas análises nos levaram a refletir que as formulações expressas no desenho podem indicar um nível inferior ao nível de desenvolvimento intelectual da criança ou do adolescente, mas não o contrário. A partir dos resultados, entende-se que a contação de histórias pode contribuir para a divulgação científica, seja em níveis mais elementares ou mais complexos de compreensão conceitual, pois a atividade contribuiu para a produção de conceitos potenciais e científicos.