Navegando por Autor "Costa Júnior, José"
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Item O poder do irreal : um estudo sobre o potencial cognitivo da ficção.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Costa Júnior, José; Pimenta Neto, Olímpio JoséOs objetivos da presente dissertação são: (i) mostrar como as artes ficcionais podem veicular um tipo diferenciado de conhecimento; e (ii) como esse potencial, em alguns casos, fomenta seu valor e legitimação. Para isso, apresentamos uma introdução ao estudo filosófico da ficção, visando a determinar qual sua natureza, além de compreender a maneira pela qual ela nos afeta. Expomos no segundo capítulo uma discussão acerca da relação entre o discurso ficcional e o conhecimento, com vistas a identificar os possíveis modos pelos quais a ficção pode se interligar ao conhecimento. Para isso, começamos por sumariar as ideias de Platão e Aristóteles em relação à perspectiva de a arte proporcionar conhecimento. Depois, discutimos as posições cognitivistas no debate contemporâneo com o objetivo de compreender suas possibilidades e seus limites a partir da reconstituição dos argumentos. No terceiro capítulo apresentamos uma posição favorável à tese do impacto cognitivo da ficção. Tal defesa explorará o tema tendo como base propostas que tratam da natureza comunicativa e da potencialidade cognitiva diferenciada. Destacamos que a noção de conhecimento não proposicional é essencial para compreendermos se podemos obter algum tipo de ganho cognitivo através das artes ficcionais. Por fim, discutimos a existência da associação entre valor estético e potencial cognitivo da ficção. O mote é esclarecer se existe um vínculo entre a questão epistêmica (se podemos realmente aprender com a arte), e a questão estética (se a potencialidade cognitiva da arte implica sua valorização).Item Princípios fundamentais do Moodle : reflexões entre teorias e práticas.(2022) Thomaz, Alessander Pery Lopes; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Campos, Alexandra Resende; Costa Júnior, JoséAtualmente, a sociedade tem presenciado em curto espaço de tempo inúmeras transformações e mudanças atreladas ao avanço tecnológico. No campo educacional, os diferentes contextos têm evidenciado reflexos e desdobramentos sobre a práxis pedagógica. Nesse sentido, busca-se por meio desta pesquisa apresentar o conhecimento produzido a partir de teses e dissertações acerca dos princípios básicos do Moodle. Assim, o objetivo principal consistiu em refletir sobre os quatro conceitos principais do Moodle (Construtivismo, Construtivismo Social, Construcionismo, Comportamento Conectado e Separado) na utilização dos módulos de recursos e atividades do Moodle e como a prática dos atores (alunos, tutores, professores, designers instrucionais) pode ser baseada ou não por esses conceitos. Para tal, procedeu-se uma pesquisa para o levantamento de dados e informações em teses e dissertações junto a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio de descritores em consonância com os preceitos desta investigação. Como aportes teóricos para promovermos nossas reflexões, nos embasamos de Jean Piaget como base teórica do Construtivismo, Lev Vygotsky como base teórica do Construtivismo Social, Seymour Papert como base teórica do Construcionismo, Dougiamas e Taylor como base teórica do Comportamento Conectado e Separado. Evidenciou-se por meio desta pesquisa que o Moodle tanto pode oferecer recursos quanto pode estimular a educação com base construtivista, construcionista e construtivista social, porém docentes e tutores, para promover o processo de mediação pedagógica, precisam contemplar uma dinâmica de articulação que seja capaz de (re)dimensionar ações e práticas continuamente em face das novas demandas para melhor consubstanciar as atividades propostas e a prática de estudos dos discentes.Item Um retrato proveniente da evasão em EAD no Brasil : o que dizem as pesquisas no período de 2009 a 2019.(2021) Ferreira, Wellington Rodrigo; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Dainese, Carlos Alberto; Costa Júnior, JoséA modalidade a distância surge como uma opção viável, causando a criação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma parceria entre as esferas federal, estadual, municipal e o Ministério da Educação (MEC), que colaborou na integração dos cursos, pesquisas e programas de formação docente, visando a universalização do ensino superior e ocasionalmente a maior distribuição da oferta de cursos em cidades distantes dos centros urbanos através dos polos de apoios presenciais. O objetivo do presente estudo é analisar as tendências da evasão em cursos de Educação a Distância (EaD) no período de 2009 a 2019 a partir da base de dados de Teses e Dissertações da CAPES e da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de artigos. Além deste, o estudo buscou verificar as alterações em termos das características que impulsionam a evasão em EaD, ressaltar os pesquisadores mais citados e que mais produziram sobre a temática investigativa, identificar as causas da evasão em EaD. Para que seja capaz de realizar um estudo mais aprofundado, o atual estudo separou os acontecimentos desde o aparecimento de EaD na educação brasileira, as legislações, categorizando, definindo, compreendendo sua estrutura e analisando a respeito da interação entre os que são considerados elementos integrantes de um curso EaD. Como metodologia aplicada utiliza-se o estudo descritivo e a pesquisa qualitativa e exploratória. Já acoleta de dados foi organizada e classificada de acordo com o que se busca interpretar no contexto do estudo, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, fazendo a análise apartir da comparação das informações coletadas nas pesquisas passadas que se referem a problemática da evasão na EaD. Utilizando um apoio a bases teóricas, também é analisado o perfil do aluno evadido e suas motivações para esta tomada de decisão, além de compreendera perspectiva da evasão a partir de um olhar para as instituições e quais medidas são consideradas válidas na iniciativa para a sua redução. Além disso, efetua-se uma análise acerca do problema estudado e quais resultados foram alcançados, separando as pesquisas encontradas por anos, para a melhor visualização e comparação da evolução do tema pesquisado. Os dados da pesquisa demonstram que as características que culminam na evasão vêm sendo alteradas nos últimos anos, além destas, também se evidenciou que a maior parte das pesquisas indica como sugestão de continuidade de estudos relacionados com a atuação conjunta de todos os envolvidos em EaD para mitigar o problema da evasão.Item Vídeos do YouTube : aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento.(2020) Franco, Lenon Cardoso; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Costa Júnior, JoséAo nos referirmos as redes sociais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), podemos falar em Web 2.0 ou a segunda geração de serviços disponíveis na internet que vem proporcionando práticas colaborativas via Web e a partir de contextos inovadores, surge a plataforma YouTube como facilitador e agregador interativo, no contexto de videoaulas disponíveis na plataforma. O estudo objetivou analisar as contribuições dos vídeos do YouTube para o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos abordados com estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Ouro Preto – MG, do 9° ano do ensino fundamental (n = 20) e do 1° ano do ensino médio (n = 10). Os dados foram coletados a partir de um questionário com perguntas mistas e que traçou o perfil sociodemográfico da amostra, composta por indivíduos com idades entre 14 e 16 anos, com predominância de estudantes do sexo feminino e da cor parda. A análise de dados foi trabalhada considerando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e a partir dos pressupostos abordados pela autora emergiram três categorias, “A percepção de estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio sobre a plataforma YouTube”, “A mediação pedagógica e a influência das TDICs neste processo” e “Tecnologias audiovisuais associadas aos dispositivos de produção, reprodução e manipulação de conteúdos: O caso da plataforma YouTube”. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados consideram a plataforma YouTube como um recurso fundamental em seu processo educativo, reconhecem aspectos interativos que a transformam em um ambiente virtual de aprendizagem e compreendem a configuração de videoaulas disponíveis no YouTube, o que contribui para a predileção dos sujeitos pelos vídeos. É perceptível que professores dos sujeitos pesquisados se utilizam deste recurso como parte do processo de ensino ao considerar ações de mediação pedagógica, essencial na desmistificação do conceito de nativos digitais e que a instituição familiar está inserida no processo ao nos referirmos às TDICs. Com relação as disciplinas mais buscadas na plataforma, verificamos a predominância de disciplinas como Matemática e Ciências Naturais. Foi observado que os estudantes têm preferência por pesquisar e assistir videoaulas disponíveis no YouTube através do seu smartphone e que preferem acompanhar estes vídeos em sua residência. Os resultados do presente estudo podem subsidiar novas metodologias de ensino que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem com o intuito de contribuir para melhorar a relação do binômio professor-estudante, favorecendo uma utilização coletiva, democrática e significativa de redes sociais como a plataforma YouTube, mas ponderamos a importância da mediação pedagógica neste processo, pois dependendo das práticas instituídas ou instituintes, as videoaulas podem reafirmar práticas centradas no falar-ditar docente.