Navegando por Autor "Corteletti, Rosyelle Cristina"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise das diferentes abordagens empregadas na avaliação da vulnerabilidade a escorregamentos.(2018) Ferreira, Sabrina de Paula; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Tavares, Vera Lúcia Silva; Xavier, Mateus OliveiraEste artigo apresenta as principais diretrizes atualmente utilizadas para análise de vulnerabilidade física a escorregamentos, bem como a exposição de incertezas que podem ocorrer nos métodos de cálculo recentemente aplicados, desde falhas inerentes ao próprio método, assim como possibilidades de erros de interpretação de resultados. Os principais pontos de discrepância encontrados se resumem nas diferentes variáveis consideradas na determinação da vulnerabilidade, assim como no grau de importância que cada variável recebe durante a análise, além do caráter qualitativo e quantitativo das avaliações. O estudo indica que, apesar de ainda não ser possível e aconselhável a utilização de um método universal de avaliação de vulnerabilidade aplicado em diferentes cenários, é necessário um modelo abrangente, que nos dê diretrizes para aplicação deste parâmetro na avaliação de risco em diferentes situações, assim como nos alerta para a responsabilidade de se utilizar um método não aplicável para determinado contexto geológico-geotécnico.Item Avaliação da influência da escala do mapa litológico nos modelos de suscetibilidade a escorregamentos, no município de Caeté (MG), utilizando métodos estatísticos.(2017) Montandon, Larissa Flávia; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Parizzi, Maria GiovanaAs cartas de suscetibilidade a escorregamentos são ferramentas fundamentais no reconhecimento de áreas sujeitas a esse fenômeno e no planejamento territorial, a fim de se evitar as possíveis consequências socioeconômicas associadas. Uma das maiores dificuldades na execução do mapeamento sistemático desse tema é a inexistência de bases cartográficas em escala compatível com o detalhamento pretendido, tal como o mapa geológico. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização do mapa de unidade litológica em escala menor do que a escala de trabalho, por meio da ponderação do ganho/perda da qualidade do modelo comparativamente àqueles elaborados com esse parâmetro na escala adequada. Para tanto, o estudo de caso foi desenvolvido no município de Caeté (MG), com a produção de três modelos. O Modelo I se refere àquele com o emprego do mapa litológico na escala 1:25.000, o Modelo II com o mapa litológico na escala 1:100.000 e o Modelo III não utiliza esse parâmetro. Foram aplicadas técnicas de análise de sensibilidade – Área Abaixo da Curva, Accountability e Reliability – a fim de analisar o grau de relevância de cada fator no condicionamento dos escorregamentos. Os métodos de Curva de Sucesso e Curva de Predição foram ampregados para avaliar o grau de adequação e a capacidade preditiva dos diferentes modelos elaborados. De modo geral, o ângulo de inclinação das encostas, a orientação das vertentes e a unidade litológica foram os parâmetros que apresentaram maior importância no desenvolvimento de escorregamentos na área de estudo. A análise de sensibilidade também indicou melhores resultados para a unidade litológica na escala 1:100.000, do que na escala 1:25.000. No que diz respeito ao grau de adequação, o Modelo II obteve resultado ligeiramente melhor que o Modelo I, sendo ambos mais satisfatórios do que o Modelo III. Em relação à capacidade preditiva, os Modelos I e III apresentaram valores maiores que o Modelo II. Tendo em vista os valores das curvas de Sucesso e Predição obtidos, acredita-se que as bases geológicas de menor detalhe podem ser utilizadas sem prejuízos à qualidade do modelo final, com a ressalva de sempre priorizar a validação do modelo em campo.Item Avaliação do alcance de deslizamentos em função da geometria da encosta - estudo de caso: estrada de Ferro Vitória-Minas.(2017) Silva, Denise de Fátima Santos da; Corteletti, Rosyelle Cristina; Corteletti, Rosyelle Cristina; Barella, Cesar Falcão; Nunes, Anna Laura Lopes da SilvaO presente trabalho tem por objetivo avaliar o alcance da massa de deslizamentos em função da geometria da encosta, tendo como estudo de caso a Estrada de Ferro Vitória- Minas da VALE S.A. Neste contexto, os deslizamentos de taludes podem atingir o domínio da plataforma ferroviária, paralisando a via, além de afetar o tráfego, e comprometer o fluxo de cargas e/ou passageiros. Assim, a avaliação do alcance destes movimentos é uma importante informação na hierarquização dos trechos com suscetibilidade a deslizamentos, auxiliando na tomada de decisões para manutenção da via, na adoção de planos de ação preventiva. O desenvolvimento da pesquisa abrangeu a obtenção de dados da EFVM, constituindo um banco de dados e inventário das cicatrizes no trecho de análise (km 482 e km 536). Os conjuntos dessas informações subsidiaram a aplicação de metodologia desenvolvida para estimativas de áreas e volumes de deslizamentos por meio do Google Earth Pro e por meio do imageamento com drone, obtenção das relações empíricas e comparação com relações encontradas na literatura. Por fim foram obtidas as estimativas do alcance máximo dos deslizamentos, por meio da estatística multivariada. Os resultados obtidos apontam estimativas de áreas de cicatrizes com correlação de 0,92. Já as estimativas de volume apresentaram correlação 0,8; com subestimativa dos resultados obtidos por meio do Google Earth Pro. As relações empíricas foram distinguidas por dois grupos: primeiro, as obtidas por meio do Google Earth Pro com comportamento intermediário na Região B. Segundo, com relação empírica obtida por meio do imageamento com drone apresentou comportamento intermediário na Região A. Os resultados para o alcance apresentaram faixa de 186,5 a 489,6 metros para volume de material deslizado de 1075,5 a 111367,9 metros cúbicos. Importante apontar a existência de incertezas geotécnicas ao considerar somente os dados geométricos. No entanto, as análises e resultados destes parâmetros foram tratados por técnicas estatísticas, discriminando e apontando as melhores relações e, dessa forma, minimizando as mesmas incertezas geotécnicas.Item Avaliação do comprimento de massa deslocada em deslizamentos em função das características geológico-geotécnicas e geométricas das encostas : estudo de caso : estrada de ferro Vitória-Minas (EFVM).(2019) Souza, Juliana Ribeiro Gonçalves de; Corteletti, Rosyelle Cristina; Corteletti, Rosyelle Cristina; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Assis, André Pacheco deAs ocorrências de movimentos de massa nos taludes ao longo das ferrovias podem impactar o sistema ferroviário desde a paralização do transporte até a ocorrência de danos na plataforma, afetando sua superestrutura. De modo a colaborar com o gerenciamento de áreas de risco geológico-geotécnico para esse tipo de infraestrutura, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de estimar o comprimento de massa deslocada de um deslizamento, tomando como base as características geológico-geotécnicas e geométricas dos taludes. Para tal fim, contou-se com dados de doze cicatrizes de deslizamentos na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). A caracterização geológico-geotécnica foi fundamentada em ensaios de granulometria, limites de consistência, massa específica real dos grãos e método expedito das pastilhas. E para a caracterização geométrica, foram utilizados os dados de altura e ângulo de inclinação do talude, e volume da cicatriz. O conjunto dessas características subsidiou a elaboração de dois modelos pela aplicação da técnica de regressão múltipla: o primeiro para estimar o volume da cicatriz de um deslizamento, e o segundo, o comprimento de massa deslocada. Os resultados obtidos apontaram que a altura e inclinação do talude, a quantidade de água reabsorvida pelas pastilhas, e a razão entre a porcentagem de material passante nas peneiras #200 e #40 são os parâmetros influentes para estimar o volume da cicatriz do deslizamento, enquanto que para estimar o comprimento de massa deslocada, o volume da cicatriz é o único parâmetro relevante. Os modelos desenvolvidos são válidos, visto apresentam elevados coeficientes de determinação e atenderam a todas as suposições estatísticas. Portanto, foi obtida uma ferramenta eficiente, prática e economicamente viável para estimar o comprimento de massa deslocada na EFVM, que também pode ser aplicada em locais com geologia e geomorfologia similares.Item Caracterização de concreto asfáltico elaborado com rejeitos de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero.(2017) Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Fernandes, Gilberto; Fernandes, Gilberto; Pereira, Carlos Alberto; Corteletti, Rosyelle Cristina; Russo, Mário Luís Cabello; Morandini, Thiago Luiz CoelhoEste trabalho apresenta soluções técnicas para execução de revestimentos rodoviários alternativos com a utilização de rejeito de minério de ferro em sua composição. O estudo realizado também demonstra a possibilidade de redução do custo de produção de concretos asfálticos a quente, de forma a estimular a construção de rodovias pavimentadas e melhorar as condições de trafegabilidade destas vias. Apesar da ampla busca por publicações, estudos, referências ou pesquisas relacionadas à utilização do rejeito de minério de ferro em concretos asfálticos, identificaram-se poucas citações disponíveis na literatura. Tal fato aponta grande possibilidade deste trabalho compor os estudos pioneiros relacionados ao tema. A dosagem das misturas asfálticas foi baseada na metodologia Marshall e enquadrada na faixa C do DNIT. O comportamento mecânico das misturas foi avaliado por meio dos ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, ensaio de fadiga, creep estático, creep dinâmico, estabilidade e fluência Marshall. As análises mecanísticas foram realizadas utilizando-se o programa ELSYM5. Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais e na análise mecanística das estruturas avaliadas neste trabalho, pode-se afirmar que os rejeitos de minério de ferro apresentam potencial de utilização em revestimentos asfálticos, possibilitando uma redução do passivo ambiental gerado por este resíduo e diminuição no consumo de agregados convencionais utilizados em misturas alfálticas. Elaborou-se ainda um catálogo simplificado de pavimentos flexíveis contendo quatro tipos de revestimentos asfálticos alternativos, com o intuito de motivar a utilização do rejeito de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero na construção de pavimentos rodoviários.Item Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa de Nova Lima- MG.(2016) Leão, Rodrigo Pires; Sobreira, Frederico Garcia; Parizzi, Maria Giovana; Corteletti, Rosyelle CristinaO Brasil está entre os países que mais sofrem com os desastres naturais causados por movimento de massa. Focado em melhorar esse cenário, o governo federal por meio do Ministério das Cidades criou o programa de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, com o intuito de estudar e apontar ações de prevenção, monitoramento e planejamento. Dentre os municípios incluídos nesse programa, Nova Lima foi escolhida como fonte de pesquisa para essa dissertação, que aplicou metodologias replicáveis com o objetivo de elaborar uma carta de suscetibilidade a movimentos de massa do município em escala 1:25.000. Para elaboração desta carta, foram analisadas as metodologias mais utilizadas na cartografia geotécnica voltadas para a abordagem e solução do problema em tela. Dados preexistentes referentes à topografia, geologia, pedologia, pluviometria e outros da área foram processados em um ambiente SIG, utilizando ArcGIS 10.3. O método heurístico utilizado levou em conta o julgamento de especialistas para atribuir pesos aos temas selecionados como os mais determinantes nos processos de movimentação de massa na área de estudo. Análise multicritério foi aplicada por ArcGIS para o processamento desses temas e obtenção de uma carta preliminar de suscetibilidade. A reinterpretação de dados permitiu que novas informações fossem adicionadas a este documento preliminar resultando na carta final de suscetibilidade a movimentos de massa. A Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa do Município de Nova Lima pode ser considerada um valioso instrumento de ordenamento do território para o suporte ao Plano Diretor Municipal (PDM) e orientação para a elaboração e aprovação de novos projetos de parcelamento do solo. Além de contribuir com o desenvolvimento de diretrizes voltadas para a prevenção de desastres naturais associados a movimentos de massa. Palavras chave: cartografia geotécnica, SIG, movimento de massa.Item Classificação do índice de perigo (iP) em barragens de rejeito nas bacias hidrográficas da região do Quadrilátero Ferrífero - Minas Gerais.(2018) Almeida, Lucas Gomes de; Corteletti, Rosyelle Cristina; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Lima, Hernani Mota de; Zuffo, Mônica Soares ResioAs barragens são diques que possuem a função de armazenamento, especialmente, de rejeitos da mineração. Neste contexto, além do monitoramento constante, é de suma importância que essas barragens apresentem níveis aceitáveis e satisfatórios de segurança. Assim, o presente trabalho propõe a criação de uma metodologia para determinação de índices de perigo (iP) e o mapeamento de potenciais impactos nas unidades de análise (barragens de rejeito, bacias e sub-bacias hidrográficas associadas) do Quadrilátero Ferrífero (QF). O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio da técnica de hierarquização conhecida como Analytic Hierarchy Process (AHP), que prevê a diminuição de subjetividade durante as etapas de análise. É relevante destacar também que esse tipo de ferramenta, além do caráter objetivo, permite a avaliação das causas e das ações de prevenção que possam minimizar possíveis acidentes. Para a quantificação desse número, primeiramente foram escolhidas barragens da região (Casa de Pedra, Doutor, Fundão, Itabiruçu, Maravilhas, Vigia e Auxiliar do Vigia), segundo critérios como a localização do empreendimento, a proximidade ao município de Ouro Preto (MG), o tipo de material barrado e a bacia hidrográfica a qual a barragem está inserida. Em seguida, foi realizada a dinâmica brainstorming, com a participação de especialistas do ramo em estudo. A partir dos cálculos realizados e da verificação de consistência das matrizes obtidas, foi possível a identificação dos parâmetros que apresentaram maior influência no iP: "Existência de população à jusante" e "Distância da barragem à ocupação urbana". Com intuito inovador, o trabalho desenvolveu a quantificação e a hierarquização dos índices, os quais foram discriminados em três graus de perigo: baixo, médio e alto. Segundo essa distinção das barragens de rejeito avaliadas, foram confeccionados dois mapas de perigo das duas principais bacias hidrográficas abordadas (rio Doce e rio São Francisco). Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a metodologia proposta mostrou-se eficaz e com viabilidade prática, podendo ser útil às empresas do ramo de mineração. Verifica-se também que ela permite ações mitigadoras e a redução de eventos que possam contribuir para o rompimento dessas barragens, propósito dos programas de gestão para empreendimentos desta natureza.Item Cluster analysis for slope geotechnical prioritization of intervention for the Estrada de Ferro Vitória-Minas.(2017) Silva, Denise de Fátima Santos da; Santos, Allan Erlikhman Medeiros; Ferreira, Bruno Trindade; Pereira, Tiago Martins; Corteletti, Rosyelle CristinaThis article proposes the geotechnical prioritization of intervention of slopes with landslide scars for the Estrada de Ferro Vitória-Minas by cluster analysis and also the proposition of a relationship between area and volume in landslide scars. Cluster definition helps the decision-making associated to containment measures, mapping and study of landslides for the Estrada de Ferro Vitória-Minas. The database is composed of the variables: slope’s height, inclination, scar area and scar volume. The distance measure used was Gower’s index, with Ward’s methods to build the clusters. Eight characteristic groups were identified. It was possible to identify stretches that need attention in relation to the propensity of landslides, such as Group 7, stretches 362+600, 093+xxxE and 419+000. Group 7 presented high values for the scarred area and volume, such as maximum area 9.75 x 104 m² and minimum area 7.49 x 104 m², and maximum volume 9.20 x 105 m³ and minimum volume 4.08 x105 m³. Group 7 presented high ranges for slope height and inclination. The set of results about Group 7 can be interpreted as stretches with a predisposition for landslides. In relation to intervention measures, Group 7 presents the sections with priority. The relationship between area and volume of landslide scars obtained by the research was compared with the relationships established in literature.Item Desenvolvimento de metodologia para concepção de traçados de dutos de transporte de gás natural.(Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Corteletti, Rosyelle Cristina; Sobreira, Frederico GarciaA participação do gás natural na matriz energética mundial tem sido cada vez mais incrementada, motivada pela necessidade de uma fonte energética mais limpa e polivalente. No Brasil sua importância tornou-se notória e ganhou espaço, de forma que malhas de gasodutos para transporte e distribuição desse combustível passaram a ser construídas e expandidas, em ritmo acelerado, a fim de o transportarem desde as estações de extração e processamento até o consumidor final. Dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, a indústria de rede de gás natural tem a oportunidade de ser um empreendimento desenvolvido de forma sustentável ambientalmente, se observados com critérios toda a sua cadeia de produção, planejamento e instalação da rede de distribuição. Este tipo de infra-estrutura linear pode percorrer áreas com diferentes realidades, que vão desde Áreas de proteção Ambiental - APA, Unidades de Conservação, Áreas de Preservação Permanente – APP, áreas rurais que possuem porções com estágios de conservação altos, até dentro das malhas urbanas e industriais, ou seja, um ambiente complexo e dinâmico, o que se torna relevante e necessário a existência de estudos de localização consistentes, possibilitando o atendimento efetivo ao consumidor. Desta forma, foi desenvolvida uma metodologia utilizando como base os conceitos ligados à Avaliação de Impactos Ambientais – AIA e Avaliação de Risco – AR, e tendo como termo geral avaliar quaisquer traçados de RDGN e de gasodutos de alta pressão. A metodologia proposta foi validada através do estudo de caso do traçado da 3ª Etapa da RDGN Pólo Vale do Aço, onde foram elaborados cinco cenários que foram examinados simultaneamente, possibilitando apresentar qual a melhor estratégia para o planejamento de uma Rede de Distribuição de Gás Natural – RDGN. Demonstrando-se técnica e flexível, a metodologia permite a obtenção de uma comparação entre traçados e análise de propostas, que possuem uma distância menor entre city gate e os “clientes ancora”, menor custo e menor probabilidade de acidentes e risco de danosItem Incidências de impactos decorrentes de acidentes com barragens de rejeito.(2018) Carvalho, Géssica Borges de; Corteletti, Rosyelle Cristina; Prado Filho, José Francisco do; Sanchez, Luiz Enique; Corteletti, Rosyelle CristinaEmbora de baixa probabilidade, o rompimento de barragens de contenção de rejeitos é alvo de interesse e preocupação, em função do seu alto dano potencial. O presente trabalho é resultado de uma parceria entre a FEAM e o NUGEO/EM/UFOP, e tem por objetivo o desenvolvimento e a aplicação de conceitos e metodologias de hierarquização dos potenciais impactos decorrentes de eventuais acidentes com barragens de rejeito. Para mensuração e hierarquização dos impactos previstos para cada barragem, fez-se uso da aplicação dos princípios da Analytic Hierarchy Process (AHP), proposto por Saaty (1991). Isso ocorreu a partir do uso da técnica Ad-Hoc, através da dinâmica do brainstorming com profissionais da área de geotecnia e outras formações complementares. A metodologia foi aplicada em barragens de contenção de rejeitos situadas no Quadrilátero Ferrífero – MG. Os resultados indicaram heterogeneidade na classificação dessas barragens, as quais encontram-se na mesma categoria pelas legislações vigentes: alto dano potencial e baixo risco. Ainda que os impactos oriundos de rupturas tendam a ser elevados, nota-se que as normas atuais não permitem uma caracterização precisa da área diretamente afetada. Isso acontece porque os limites entre os subcritérios adotados nestas legislações não são claros, permitindo que barragens situadas em áreas com características distintas recebam o mesmo valor de importância, impossibilitando uma previsão mais específica dos danos causados e das interações com as estruturas e condições encontradas a jusante. Entre os aspectos considerados significantes na metodologia proposta e que não são especificados com clareza pelas legislações atuais, estão a estimativa do número de atingidos e distinção entre os impactos nos meios físicos, bióticos e socioeconômicos. Verificou-se que barragens de menor porte, mas de rejeitos perigosos, geram mais impactos que os reservatórios de alto porte para rejeitos inertes. Por sua vez, barragens de grande porte situadas em áreas de menores concentrações de pessoas e infraestrutura tendem a ter seus impactos minimizados. O detalhamento da área a jusante permitiu identificar casos onde a onda de inundação pode ser potencializada ou amortizada.Item Mapeamento da suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa utilizando a análise estatística do valor informativo aplicada ao distrito sede da cidade histórica de Ouro Preto-MG.(2018) Xavier, Mateus Oliveira; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Barella, Cesar Falcão; Fujaco, Maria Augusta Gonçalves; Souza, Leonardo Andrade deA identificação das áreas suscetíveis aos movimentos gravitacionais de massa é imprescindível para o gerenciamento do espaço urbano, sendo de fundamental importância o uso da carta de suscetibilidade pelos municípios. Tal carta pode ser obtida através de abordagens qualitativas ou quantitativas, que se diferem na metodologia de execução, sendo a análise estatística bivariada do valor informativo, derivada das abordagens quantitativas, a aplicada nesta pesquisa, adotando-se a escala de mapeamento de 1:25.000 na região do distrito sede da cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais. Um levantamento cartográfico dos fatores de predisposição, combinado a um inventário de movimentos, permitiu definir a importância de cada um dos parâmetros analisados com base em uma análise de sensibilidade (Accountability, Reliability e Área Abaixo da Curva aplicada ao Valor Informativo), para posterior criação e validação de diferentes modelos de suscetibilidade através de curvas de sucesso e predição, onde aquele que apresentou os melhores resultados de predição foi selecionado para o desenvolvimento final da carta de suscetibilidade do distrito, dividida em três classificações (classes de alta, média e baixa suscetibilidade). O resultado encontrado foi então comparado com a atual carta de suscetibilidade utilizada pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, oriunda de análises qualitativas, sendo observado uma equivalência na capacidade preditiva de novos movimentos gravitacionais de massa na alta suscetibilidade, e um aumento das áreas de baixa suscetibilidade. O presente trabalho é uma parceria entre o Núcleo de Geotecnia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Identificação das áreas de risco no distrito sede de Ouro Preto/MG”.Item Metodologia para análise de riscos geológico-geotécnicos em ferrovias : Estrada de Ferro Carajás (EFC).(Editora UFOP, 2017) Corteletti, Rosyelle Cristina; Gomes, Romero César; Ziegler, MartinItem Metodologia para estabilização química do agregado siderúrgico para aplicação como lastro ferroviário.(2016) Fernandes, Daniel Pinto; Fernandes, Gilberto; Fernandes, Gilberto; Pereira, Carlos Alberto; Corteletti, Rosyelle Cristina; Almeida, Maria das Graças Gardoni de; Silva, Luiz Francisco Muniz daNas últimas décadas, o interesse pela aplicação dos resíduos industriais em outras áreas têm crescido amplamente. A este fato, pode ser atribuído tanto questões econômicas quanto ambientais. Nesta perspectiva, os agregados siderúrgicos antes chamados escória de aciaria se apresentam como um co-produto com grande geração nas usinas siderúrgicas integradas. Para cada tonelada de aço produzido, são gerados cerca 170 kg de agregado siderúrgico no processo Linz Donawitz. De forma geral, os agregados siderúrgicos recém produzidos apresentam uma expansibilidade volumétrica que conduzem o material à fragmentação e posterior produção de finos. Em razão dessa expansibilidade, o emprego desse material, deve ser feito a partir de processos de estabilização dos óxidos instáveis. O presente trabalho de pesquisa têm por objetivo precípuo a estabilização química dos óxidos instáveis por meio da fusão do agregado siderúrgico na fase líquida com refratário de coqueria cominuído. Após tratamento, o co-produto estabilizado foi britado na faixa específica para lastro e caracterizado nas áreas física, mecânica, química, ambiental, elétrica e de campo para aplicação em vias férreas sinalizadas. Em sequência às caracterizações, foi dimensionado, tanto empiricamente, como mecanisticamente, o pavimento ferroviário de um trecho da Estrada de Ferro Carajás com os dados de lastro composto por brita e pelo agregado siderúrgico estabilizado, a fim de se comparar e verificar que o co-produto formado pela fusão é mais competente que o usualmente aplicado. Para alcançar este propósito, a metodologia definida para estabilização do material passou primeiramente pela caracterização química do refratário de coqueria, para determinação da fração mais eficaz no processo, depois pela fusão da escória recém produzida com a fração escolhida, resfriamento em baia e consequente solidificação, para enfim britagem e transporte para as caracterizações no Laboratório de Ferrovias e Asfalto da Universidade Federal de Ouro Preto. Os resultados obtidos pela metodologia de estabilização nas caracterizações para lastro padrão foram em conformidade com os limites estabelecidos por norma. Em relação à comparação entre as tensões no pavimento ferroviário, o agregado siderúrgico alcançou melhor performance do que a brita usualmente empregada. A avaliação em termos do custo do agregado estabilizado frente ao natural (brita) se mostrou favorável ao primeiro material.Item Proposta de metodologia de classificação de risco e dano potencial associado de barragens de rejeito de mineração no Quadrilátero Ferrífero utilizando o Analytic Hierarchy Process (AHP).(2018) Magalhães, Thiago Eustáquio Tavares; Corteletti, Rosyelle Cristina; Corteletti, Rosyelle Cristina; Ferreira, Lucas Deleon; Silva Filho, Jorge Felippe daAs barragens de rejeito de mineração merecem considerável atenção devido ao seu elevado potencial de destruição em caso de rompimento. Somente o Estado de Minas Gerais concentra 450 unidades desse tipo de estrutura, de acordo com o Banco de Declarações Ambientais (BDA), reunidas em bacias hidrográficas localizadas na região do Quadrilátero Ferrífero. Boa parte dessas barragens localizam-se próximo a centros populacionais, portanto a adoção de medidas que reduzam os riscos envolvidos nessas atividades tornam-se fundamentais para garantir a manutenção de vidas humanas e a preservação de fauna e flora. Atualmente a classificação dessas barragens quanto ao Risco e Dano Potencial Associado é feita por meio de planilhas disponibilizadas pelo extinto Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em sua portaria 70.389/2017. O foco deste trabalho visa o aperfeiçoamento do atual sistema classificatório utilizado. Por meio das matrizes obtidas pela aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP) em conjunto com as dinâmicas de brainstorming, gerou-se uma nova formulação para a determinação dos pesos dos parâmetros de análise das planilhas classificatórias do Risco e Dano Potencial Associado. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas 13 barragens de rejeito de mineração, sendo aplicados os pesos propostos neste trabalho em conjunto com informações atualizadas das barragens, disponibilizadas pelo BDA da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). Com base nos resultados obtidos por meio da proposta apresentada nesse estudo, foi constatado um progresso no padrão de Classificação de Risco (Alto/Médio/Baixo), se aproximando à realidade das barragens analisadas, com base nos dados e informações existentes. Assim, através da implantação de melhorias nesses sistemas classificatórios, gestores e órgãos fiscalizadores podem agir de maneira preventiva, mitigando os riscos e reduzindo as possibilidades de rompimento dessas estruturas.Item Proposta de metodologia para análise de riscos geológico-geotécnicos em ferrovias - estudo de caso : Estrada de Ferro Carajás (EFC).(2014) Corteletti, Rosyelle Cristina; Gomes, Romero CésarOs problemas de origem geológico-geotécnica podem afetar as ferrovias de várias formas. Normalmente geram instabilidades nos taludes de corte e aterros ao longo da via, e podem atingir, inclusive, a estrutura da plataforma ferroviária. A origem dos problemas geotécnicos nas ferrovias do Brasil não está restrita somente ao baixo investimento neste tipo de infraestrutura no país, mas também está relacionada às características de contorno deste tipo de obra, pois percorrem longas distâncias e atravessam trechos com características geológicas, geotécnicas e geomorfológicas bem distintas. Diante disto, há uma carência em metodologia científica de análise de risco geológicos-geotécnicos para este tipo de infraestrutura. Neste sentido, o trabalho apresenta a proposição de uma metodologia para diagnóstico e quantificação do risco associado a problemas geológico-geotécnicos no âmbito de uma ferrovia, tendo como estudo de caso a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A metodologia proporciona a identificação de parâmetros utilizados na estimativa de riscos geológico-geotécnicos de ferrovias, por meio de índices críticos, parâmetros de suscetibilidade e parâmetros de vulnerabilidade, com base numa abordagem analítica simples, consistente e prática, subsidiada por ferramentas estatísticas baseadas em análises multivariadas e que permitiram determinar um plano de setorização geológico-geotécnica da via. Como efeito, a hierarquia dos riscos geotécnicos discriminada ao longo de toda a extensão da via, permite uma efetiva antecipação das ações mitigadoras e de minimização de eventos que acarretem efeitos de paralisação das atividades de tráfego, o que consiste a síntese de qualquer programa de gestão de empreendimentos desta natureza. Com intuito inovador, o trabalho desenvolveu a estruturação da metodologia em termos de um programa computacional, denominado GEOVIA. Trata-se de um software específico para rápida aplicação dos princípios, correlações e cálculos inseridos no contexto da metodologia proposta neste estudo. De fácil interação com o usuário, o GEOVIA garante uma elevada praticidade e imediata aplicação da metodologia proposta a obras reais e às inspeções técnicas de campo, proporcionando o contínuo monitoramento de integridade da via a partir de um banco de dados variável.Item Proposta de metodologia para índice de risco (ir) no distrito sede do município de Ouro Preto/MG : uma contribuição para a hierarquização das áreas de risco e as tomadas de decisões.(2018) Tavares, Vera Lúcia Silva; Corteletti, Rosyelle Cristina; Nogueira, Sandra Maria Antunes; Amaral, Cláudio Palmeiro do; Corteletti, Rosyelle CristinaOs processos de ocupação nas cidades, que acontecem intensamente no país, com a ine-ficiência do planejamento urbano e aliado à falta de políticas públicas habitacionais a-dequadas, proporcionam um cenário complexo no que se refere aos riscos geológico-geotécnicos. Este fato acaba por resultar em graves situações de riscos nas cidades e deixam a população exposta a eventos catastróficos. Este contexto também se aplica à área da cidade histórica de Ouro Preto/MG, ambiente formado em um cenário de eleva-da complexidade geológica e geomorfológica, passível, portanto, de potenciais meca-nismos de movimentos gravitacionais de massa e impactos diretos sobre a infraestrutura local e à população. O objeto deste trabalho consistiu em aplicar os princípios e as bases conceituais das análises de risco a processos geodinâmicos no Distrito Sede do Município, visando contribuir para a prevenção/mitigação dos riscos e para a gestão sócio-ambiental deste espaço. A proposta metodológica desenvolvida incluiu a organização e sistematização de um banco de dados por meio do Programa ArcGis e da criação de ferramentas como as fichas de campo para a coleta de dados padronizados. Foi ponto relevante também a contex-tualização da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade nos processos de gestão e geren-ciamento das áreas de risco. Tais procedimentos, foram bases para a criação da metodologia do índice de risco, que foi obtido através da integração dos estudos dos condicionantes geo-lógico-geotécnicos locais e da análise das vulnerabilidades das áreas e por meio das obser-vações in loco da infraestrutura implantada em cada setor analisado. Este índice de risco propiciou a definição de um processo para hierarquização das áreas com alta probabilidade a processos como os movimentos gravitacionais de massa na cidade, uma forma de contri-buir com a gestão pública nas tomadas de decisão quanto a implantação de obras de estabi-lização ou sistemas de monitoramento para a prevenção aos desastres socioambientais.Item Proposta metodológica de avaliação do índice de vulnerabilidade física de moradias em áreas de escorregamentos e o valor monetário de perda associado - estudo de caso : distrito sede de Ouro Preto-MG.(2018) Ferreira, Sabrina de Paula; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Barella, Cesar Falcão; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Canil, KátiaA vulnerabilidade exprime o grau de perda de um determinado elemento ou conjunto de elementos resultantes da ocorrência de um fenômeno natural de determinada magnitude. Os métodos atualmente utilizados para sua determinação são simplificados demais para representar situações reais ou muito complexos para uso prático. Os principais pontos de discrepância encontrados se resumem nas diferentes variáveis consideradas na sua determinação, assim como no grau de importância que cada variável recebe durante a análise, além do caráter qualitativo e quantitativo das avaliações. Além da complexidade, a determinação de um valor quantitativo para este fator cruza diversas dificuldades (como escassez de dados, determinação dos parâmetros influenciadores à vulnerabilidade e, até mesmo, a avaliação dos graus de incerteza associados ao modelo). Para diminuir todas as incertezas envolvidas e atender as especificidades locais, esta pesquisa visa contribuir com a análise quantitativa da vulnerabilidade de residências à escorregamentos na porção urbana da cidade de Ouro Preto, bem como com a estimativa do grau de perda monetário associado aos possíveis danos. A avaliação foi feita com base em análises estatísticas oriundas de um inventário de escorregamentos restritos à região, diminuindo assim as indeterminações da pesquisa. Foi realizado um estudo pontual, de residência a residência, considerando: características intrínsecas à residência; intervenções antrópicas para construção das moradias; e fatores intrínsecos ao terreno, condicionantes da sua suscetibilidade. O resultado desse cruzamento possibilita compreender a relação entre a estrutura física das residências e a dinâmica do talude, e o quanto estes fatores podem influenciar no dano desta moradia. A pesquisa tem como diferencial uma análise abrangente e específica de cada residência, possibilitando a aplicação prática e efetiva na gestão de riscos. O estudo foi aplicado ao bairro São Francisco pelo fato de o local apresentar o maior índice de escorregamentos do inventário utilizado, e apresenta resultados consistentes indicando que, um modelo abrangente e que atenda as particularidades do local de análise é de suma importância para tomadas de decisões no âmbito da gestão de riscos.