Navegando por Autor "Cordeiro, Renata Marques"
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Item No país dos Bauretz : dimensões políticas do deboche dos Mutantes à luz da teoria bakhtiniana (1966–1973).(2017) Cordeiro, Renata Marques; Pereira, Mateus Henrique de Faria; Faria, Daniel Barbosa Andrade; Pereira, Mateus Henrique de Faria; Abreu, Marcelo Santos deEste trabalho analisa o período clássico da banda de rock brasileira Mutantes, com início em 1966 e término em 1972, objetivando demonstrar a existência de uma dimensão política no tipo de humor praticado por eles. Antes, porém, buscamos inserir nosso objeto de estudo no escopo dos acontecimentos nacionais e mundiais de meados da década de 1960 e início da de 1970. Analisando fontes históricas tais como revistas publicadas pela Editora Abril intituladas Realidade (1966 – 1976) e Intervalo (1963 – 1972), nós pudemos descrever a trajetória da banda, entendendo-a como um dos protagonistas do encontro entre as guitarras e um subtexto social, cultural e político no Brasil. A partir de então, vimos suas participações em festivais da canção e pudemos perceber a constituição de uma política alternativa baseada na participação subjetiva através da experiência sensorial. Além das duas revistas da grande mídia, tivemos acesso também a duas entrevistas concedidas pelos Mutantes a uma publicação da imprensa alternativa denominada O Bondinho. Mediante declarações de Arnaldo Baptista e Rita Lee, comparando- as às premissas tropicalistas e contraculturais, percebermos a postura Mutante tanto como uma resposta à realidade política do Brasil que atravessava um período ditatorial, como a adesão a um movimento mundial de contracultura. Por fim, lançamos mão da teoria de Mikhail Bakhtin e pudemos assim observar a estrutura do riso Mutante sob a luz da cultura cômica popular, encontrando e destacando na trajetória Mutante – letras, músicas, performances – dois princípios típicos dessa cultura, a carnavalização e o realismo grotesco conforme descritos pelo pensador russo.