Navegando por Autor "Celestino, Marcelo Silva"
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Item Uma análise das reportagens no jornal "A Sirene" : um porta-voz dos atingidos pelo desastre da Samarco.(2017) Celestino, Marcelo Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEste artigo traz uma análise sobre o jornal “A Sirene: para não esquecer” que foi criado por uma das ações do coletivo #UmMinutoDeSirene com o intuito de produzir um periódico feito pelos atingidos e para os atingidos. Esse jornal se constitui como um meio de comunicação para portar informações, reflexões e questionamentos sobre o desastre da barragem de rejeitos da Samarco/Vale/BHP. As reportagens foram examinadas a luz da análise de conteúdo com o objetivo de apresentar um mapeamento a partir das edições do jornal "A Sirene", visando identificar as temáticas mais frequentes no periódico. Constatamos que as temáticas mais frequentes são às que envolvem aspectos sociais e jurídicos. São temáticas que estão interligadas e se retroalimentam pois dizem respeito aos problemas mais próximos à vivência dos atingidos que denunciam constantemente a violação dos direitos individuais e coletivos por parte da empresa. Acreditamos que esse material jornalístico se qualifica como um dos porta-vozes importantes para a promoção de uma discussão mais abrangente e crítica da mineração e das consequências do desastre da Samarco na vida dos mais diferentes atingidos.Item A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?(2016) Souza, Gabriela Guerra Leal de; Oliveira, Lisandra Brandino de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Alexsandro Luiz dos; Horta, Aline Luciano; Alvarenga, Ana Cláudia; Santos, Derli Barbosa dos; Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Costa, Fernando Vieira; Matta, Flaviane da Silveira Paiva e; Araújo, Gabriela da Silva; Vieira, Graciene Carvalho; Estevão, Isabel Cristina Alves; Lopes, Klinger Carlos Silva; Celestino, Marcelo Silva; Lana, Marcia Priscilla Castro; Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Valadares, Paulo Augusto; Martins, Rafael; Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Silva, Victor Peres; Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Wflander Martins deQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.Item Uma sequência didática investigativa sobre impactos da mineração : uma proposta com enfoque CTSA e da Teoria Ator-Rede.(2019) Celestino, Marcelo Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deEssa pesquisa teve como objetivo principal mapear as influências de uma sequência didática investigativa sobre o Desastre da Samarco, no processo de ensino para alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour, que considera o saber como um produto sociomaterial, oriundo da associação entre os humanos e não-humanos, considerando-os no mesmo plano ontológico, sem distinção e que juntos irão se afetar, performando uma nova rede. Com isso, buscamos entender a aprendizagem como efeitos das translações das redes entre os mais diversos actantes. Por se tratar de uma pesquisa de um mestrado profissional em Ensino de Ciências, na área de Biologia, desenvolvemos o produto educacional: uma sequência didática investigativa (SDI) sobre os impactos da mineração. A partir dessa SDI, realizamos uma análise do processo de ensino/aprendizado de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Assim, demonstramos nossos resultados em relatos, em que priorizamos os momentos de translações, ocorridas no decorrer da aplicação da SDI. Constatamos que a SDI contribuiu para o ensino/aprendizado dos alunos, não apenas de natureza conceitual, mas em relação: à amplitude e complexidade de temas; a saberes técnicos em diversas campos do conhecimento; à inquietação e busca por veracidade dos fatos que envolvem o sujeito e o seu entorno, elementos esses importantes para que os discentes se sintam afetados e mobilizados a intervirem nesse tema. Acreditamos que essa SDI se constitua como um produto educacional diferenciado, a ser trabalhado nas escolas, possibilitando a exploração de temas polêmicos e controversos presentes no seu cotidiano, desenvolvendo no educando uma formação cidadã responsável.