Navegando por Autor "Carvalho, Odair França de"
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Item Educação não formal : um olhar sobre a formação e atuação de pedagogos(as) na Região dos Inconfidentes.(2017) Lapadula, María Florentina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Jorge, Liliane dos Santos; Carvalho, Odair França deA Pedagogia pode ser entendida como o campo de conhecimento que tem como finalidade o estudo da práxis educacional e que pode se definir como um campo heterogêneo e complexo, com a existência de educação formal, não formal e informal, nos quais pedagogos e pedagogas, como profissionais da educação, intervêm pedagogicamente. Embora a escola tenha sido o âmbito hegemônico onde os pedagogos e pedagogas trabalhavam, atualmente, o campo de atuação se diversifica. Com a existência dos espaços educacionais não formais, que começam a se estender, nos anos 1970, por todo o país, ampliam-se os espaços de atuação dos pedagogos e pedagogas, criando-se mudanças na formação destes nos espaços de educação superior. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a formação e atuação dos pedagogos e pedagogas que trabalham na educação não formal, focalizando aqueles que atuam em projetos educacionais com crianças e jovens na Região dos Inconfidentes (Minas Gerais). Como caminho metodológico por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários e entrevista semi- estruturada. Analisamos os dados obtidos tendo como base os conceitos trabalhados para refletir sobre a formação e a atuação dos pedagogos e pedagogas que desenvolvem seu trabalhos nesses espaços educativos da educação não formal. A pesquisa nos permitiu identificar a existência de uma multiplicidade de tarefas que são realizadas pelas pedagogas. Esse fato reflete um fenômeno que permeia o mundo do trabalho e, particularmente, o trabalho docente, ou seja as próprias caraterísticas da educação não formal e a indefinição de sua função. Podemos concluir que isso se deve ao fato de a educação não formal ser um campo em construção, e por isso, ainda requer a definição das ações de atuação dos profissionais que lá trabalham.Item A invisibilidade da mulher no sistema prisional brasileiro : esquecidas no tempo e no espaço.(2017) Carvalho, Odair França de; Jardilino, José Rubens LimaEste artigo é uma reflexão sobre a questão da mulher no sistema prisional brasileiro, tendo como base dados levantados para uma pesquisa de pós-doutoramento realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem como objetivo discutir, por meio da perspectiva sócio-histórica e dos direitos humanos, a questão da invisibilidade da mulher em privação de liberdade. O corpus da pesquisa foi obtido por meio da pesquisa bibliográfica e da análise de documentos. Concluímos que o modelo do sistema penitenciário brasileiro vive um esgotamento refletindo nas realidades das unidades prisionais, seja pelo aumento significativo da população carcerária, seja pelo descaso que os governos têm com mulheres e homens presos em suas ações.Item O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.(2019) Lapadula, María Florentina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Carvalho, Odair França deDesde o século XX, no mundo ocidental, a educação das pessoas é conduzida por um agente principal, a escola pública. Segundo diferentes autores, este espaço educacional tem sido o âmbito hegemônico de atuação dos pedagogos e das pedagogas até início do século XXI, época em que o campo de atuação se diversifica. Embora a escola continue sendo o espaço educacional central onde estes se desenvolvem, existem outros como Organizações não Governamentais (ONGs), sindicatos, movimentos sociais, empresas, hospitais, a mídia, instituições culturais, educação especial, etc. Com o intuito de conhecer mais esse campo e assim contribuir na reflexão sobre a formação dos Pedagogos desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo adentrar na história da educação não formal e na produção acadêmica sobre o tema. Para seu desenvolvimento a metodologia percorreu o seguinte itinerário: realizamos uma pesquisa bibliográfica e logo após um levantamento das produções, com o objetivo de conhecer o que se tem investigado sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que esse mapeamento nos proporcionou identificar a incipiência de pesquisas sobre a temática da educação não formal.