Navegando por Autor "Calazans, Marcos Moraes"
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Item Análise de uma questão sociocientífica por licenciandos em química visando o desenvolvimento de aspectos éticos e morais no dilema sobre o consumo de animais.(2021) Vargas, Isabela Breder; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Calazans, Marcos Moraes; Franco, Luiz GustavoNesta pesquisa, compreendemos os processos de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento, isto é, as práticas epistêmicas que emergem em determinado contexto, a partir de uma abordagem com questão sociocientífica (QSC) sobre consumo de carne animal na formação inicial de professores. Para a resolução crítica de questões dessa natureza torna-se necessário a justificação da posição, o que exige o envolvimento com diferentes perspectivas (como a científica, econômica, social, política, ética e moral, e ambiental). Considerando as múltiplas linhas de raciocínio para resolução da QSC, neste trabalho tivemos o foco no ensino explícito de ética e moral, a partir da análise de um recorte de uma atividade de uma sequência didática (SD). Nesse sentido, traçamos os seguintes objetivos gerais: (i) caracterizar como os licenciandos em química propõem, comunicam, avaliam e legitimam o conhecimento na resolução de uma questão sociocientífica, e (ii) observar e compreender as concepções sobre os domínios da ética e ontologia moral que afetam o posicionamento na questão sociocientífica. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Uma SD sobre consumo de carne animal foi desenvolvida para os objetivos desta pesquisa. Coletamos dados a partir de registros de áudios e vídeos do desenvolvimento da SD em uma turma de Práticas de Ensino de Química III, do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Ouro Preto. Optamos por desenvolver o estudo de caso de um grupo da turma. Apresentamos dois momentos em que ocorreram as interações entre os licenciandos: momento 1, caracterizado pela realização da atividade no grupo 1; e momento 2, no qual a atividade foi discutida com toda a turma, e também com a interação da professora. Cada um desses momentos fora organizado em episódios que foram delimitados conforme as questões norteadoras previstas na atividade. Identificamos as práticas epistêmicas que emergiram conforme a literatura (categorias a priori) e inspeção dos dados (categorias a posteriori); a compreensão dos domínios da ética (contingente e necessário), caracterizandoos como visão coerente ou incoerente conforme literatura; e a compreensão sobre as tendências de consideração moral, caracterizando-as como coerente ou incoerente conforme literatura. Concluímos que as reflexões sobre as ações e considerações de valor dos seres humanos, por meio de uma QSC, podem suscitar a emergência de diversas práticas epistêmicas. Observamos a emergência de práticas epistêmicas específicas para o contexto QSC e algumas compartilhadas com um contexto investigativo. Constatamos que as problematizações realizadas pela professora, no momento 2, a partir do meta-discurso e de exemplificações, contribuíram para as reflexões dos licenciandos sobre os domínios contingente e necessário, e ontologia moral. Consideramos que esta pesquisa pode fornecer subsídios para o entrelaçamento de práticas epistêmicas e questões sociocientíficas, visto a escassez de trabalhos na área, trazendo um importante avanço, devido seu caráter empírico. Nossa pesquisa se soma àquelas que ressaltam a importância da inserção do ensino explícito da ética e da moral no ensino de Ciências, contribuindo para a formação crítica e responsável de estudantes e, sobretudo, de sujeitos mais virtuosos e altruístas.Item Crítica da cientificidade do crime semicolonial Samarco/Vale/BHP.(2019) Calazans, Marcos MoraesEste relato é parte de uma investigação mais ampla na qual se investigou a cientificidade do conflito gerado pela ruptura da barragem de Fundão, em Mariana-MG (Brasil). No dia 5 de novembro de 2015 a barragem da mineradora Samarco, controlada por Vale S/A e BHP Billiton, se rompeu e uma avalanche de 55 milhões de m3 de lama de rejeitos de minério de ferro devastou distritos e povoados inteiros, matou 19 pessoas e atingiu 663 km de corpos hídricos até chegar ao oceano atlântico. Neste relato apresenta-se uma discussão sobre a cientificidade do crime denominado na pesquisa como crime semicolonial Samarco/Vale/BHP. Foram analisados relatórios e laudos técnicos, documentos das empresas, acompanhou-se reuniões de negociação entre técnicos e engenheiros das empresas e pessoas atingidas. Os resultados mostram que análises sobre as causas difundem uma ideia de relação multicausal com aparência sistêmica, manipulando a percepção sobre a causalidade. Ao contrário, percebe-se que a velocidade de alteamento da barragem se constitui como momento predominante impulsionado pela lógica da extração de taxas de lucro exorbitantes.Item Mensagens falsas sobre o novo coronavírus : legitimidade e manipulação na luta de classes.(2021) Lima, Guilherme da Silva; Calazans, Marcos Moraes; Massi, LucianaEste trabalho tem como objetivo analisar a composição das primeiras mensagens falsas sobre o novo coronavírus e Covid-19 que circularam no Brasil visando problematizar as relações entre forma e conteúdo que creditam legitimidade às mensagens e como elas estão inseridas na luta de classes. Usamos as contribuições de Volóchinov, acerca na natureza da linguagem associadas a aportes do campo do materialismo histórico e dialético, para analisar 11 mensagens, sendo duas analisadas com maior profundidade. Os resultados indicaram que as comunicações analisadas estão inseridas na luta de classe buscando manipular o interlocutor e que as mensagens falsas se apropriaram e mobilizaram elementos das esferas da Ciência e do Jornalismo, para dar o efeito de credibilidade e legitimidade.