Navegando por Autor "Bueno, Samuel Torres"
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Item O trabalho da memória e as inquietações do tempo presente em Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán.(2020) Bueno, Samuel Torres; Reis, Mateus Fávaro; Reis, Mateus Fávaro; Borges, Elisa Campos; Dorella, Priscila RibeiroO seguinte trabalho possui como objeto o documentário Nostalgia da Luz (2010) dirigido pelo chileno Patricio Guzmán, um dos nomes mais relevantes na história da produção documentária latino americana. Esse filme é um dos mais conhecidos e premiados que compõe a filmografia de Guzmán. Embora essa obra expresse preocupações recorrentes do cineasta com o passado recente de seu país, com destaque para as experiências da Unidade Popular e da ditadura militar, possui particularidades que valem a ser pena serem examinadas. Trata-se do exemplo do uso refinado e do aprofundamento da forma ensaística em comparação à obras anteriores e da possibilidade de suscitar debates cativantes sobre as relações e diálogos que a História mantém com a memória e a sétima arte. O nosso propósito é destrinchar questões diversas apresentadas pelo filme, descrevendo as etapas da sua fabricação e utilizando uma análise que entrelaça o contexto social e político da transição chilena com os elementos estéticos. Essa película interliga, por meio da voz em off do diretor, as buscas realizadas no Deserto do Atacama por astrônomos, arqueólogos, sobreviventes e ex-presos da ditadura, bem como pelas mulheres que tiveram entes queridos desaparecidos naqueles anos de chumbo. Dessa forma, o testemunho de situações-limite, tanto o do próprio Guzmán quanto dos personagens, torna-se fundamental para a construção do enredo. Partindo-se da proeminência conferida à essa expressão memorialística as nossas hipóteses são: Nostalgia da Luz faz da memória uma maneira de intervir nos rumos do presente e do futuro, e o documentário está ligado às condições de emergência e dos debates típicos da História do Tempo Presente, esse campo historiográfico onde assim como nesse filme, a memória, especialmente aquela vinculada aos traumas individuais e coletivos, é levada até o centro da narrativa.