Navegando por Autor "Brusadin, Lia Sipaúba Proença"
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Item O bairro Padre Faria às margens da patrimonialização de Ouro Preto-MG.(2022) Leite, Paula Lara; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Lia Sipaúba ProençaO presente artigo tem como objetivo analisar o bairro Padre Faria que fi ca às margens do centro histórico da cidade de Ouro Preto (MG). Este bairro integra a principal mancha de proteção de Ouro Preto, porém, por sua localização periférica, se distanciou da imagem que caracteriza a cidade patrimonializada, apresentando uma paisagem própria. Para a análise do bairro foram realizadas pesquisas in loco, levantamento fotográfi co e entrevistas com os moradores locais. A partir do trabalho de campo foi possível observar que as construções que compõem o bairro confi guram-se como inovações híbridas, mesclando a estética colonial valorizada na cidade as possibilidades encontradas na autoconstrução. Por meio de uma refl exão teórica e prática das transformações do bairro frente à imagem típica da cidade de Ouro Preto foi possível concluir que a estética colonial é utilizada até mesmo nos imóveis que não passam por processos de aprovação nos órgãos reguladores, se constituindo como uma imposição assimilada no contexto local. Portanto, a replicação inconforme da estética colonial refl ete a complexidade do território valorado e protegido frente aos sucessivos processos de adensamento e expansão urbana, e às novas necessidades dos moradores locais.Item Diagnóstico dos avanços socioambientais em virtude do Programa Certifica Minas Café em propriedades cafeeiras de Minas Gerais.(2023) Cruz, Gabriela de Lima; Castro, Ana Leticia Pilz de; Mendes, Múcio André dos Santos Alves; Castro, Ana Leticia Pilz de; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Oliveira, Gabriel Henrique Horta deEste estudo tem como objetivo analisar a percepção dos produtores de café acerca da influência da certificação na melhoria dos aspectos socioambientais das propriedades, através da adoção de novas tecnologias ou mudanças no sistema produtivo. Para tanto, foi realizado um diagnóstico em Propriedades Certificadas no Programa Certifica Minas Café das regiões Sul de Minas, Matas de Minas e Cerrado Mineiro. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário on-line na plataforma Google Forms, enviados aos produtores através dos técnicos de certificação da EMATER MG, levantamento de material bibliográfico e análises dos mesmos. A pesquisa, quanto à abordagem, é quantitativa, considerando que existe uma relação entre o tema Certificação de Produtos Agrícolas e as pessoas que responderam ao questionário, por isso, essa modalidade de pesquisa é descritiva e a análise de dados foi realizada de forma indutiva, através de gráficos e tabelas, utilizando o software Excel 2007. Foram analisadas 93 propriedades cafeeiras das regiões produtoras, supracitadas, que possuem certificação da propriedade e seus produtos no Programa Certifica Mina Café. Para esta pesquisa, foram avaliadas as mudanças no sistema produtivo após a certificação da propriedade quanto os aspectos ambientais dentro das normas da Certificadora. Observou-se que, com a certificação de do café, se desenvolve a sustentabilidade do sistema produtivo, já que as certificadoras determinam normas a serem seguidas que orientam e respeitam a legislação ambiental e trabalhista. Através do Programa Certifica Minas Café ocorreu mudanças significativas na administração e gestão das propriedades, além da contribuição da conscientização ambiental e da preservação do meio ambiente, nas propriedades produtoras de café do Estado de Minas Gerais certificadas no programa.Item A dinâmica da educação e do patrimônio em Ouro Preto : o caso da oficina “Abrigo de Memórias" como meio de diversidade.(2020) Souza, Raquel Salazar Ribeiro e; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Brusadin, Leandro BenediniO processo educacional deve estar vinculado às ações do patrimônio para sua compreensão crítica, visando a inserção social. O artigo é fruto de uma pesquisa teórico-prática feita por meio de um exercício interdisciplinar entre os campos da educação e do patrimônio. O objetivo foi analisar a relação dinâmica entre esses setores partindo da experiência da oficina “Abrigo de Memórias” do IPHAN e realizada na cidade tombada de Ouro Preto (MG). A metodologia utilizada foi baseada no método participativo da pesquisa-intervenção na realização da oficina “Abrigo de Memórias”, com alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência compartilhada entre a pesquisa científica e sua práxis social possibilitou compreender que a pluralidade de espaços e as vivencias dos participantes podem compor estratégias eficientes na articulação entre a educação e o patrimônio. Conclui-se que a oficina proporcionou trocas afetivas entre os envolvidos na prática, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural na construção da relação educação e patrimônio.Item Entre a fé e a feira : o sagrado e o profano na constituição do patrimônio cultural do Jubileu de Congonhas.(2023) Fernandes, Nayara Souza; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Costa, Everaldo Batista daO presente trabalho realiza uma reflexão acerca do patrimônio por uma perspectiva que evidencia seu caráter popular, suas práticas e representações, bem como as premissas teóricas que norteiam o campo, suas dinâmicas de atribuição de sentido e valor. A pesquisa foi desenvolvida em forma de estudo de caso e tem por objeto a celebração do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais. Histórica e culturalmente rica, a festividade ao mesmo tempo em que conserva ritos e práticas seculares, manifestações do sagrado, também traz consigo o profano, conceitos opostos que durante a festividade transcendem, abrindo campo para uma ampla discussão acerca do patrimônio enquanto campo científico. A bibliografia utilizada versa em torno dos conceitos de patrimônio e memória, da festa religiosa e das feiras enquanto manifestações culturais, a fim de compreender de que forma as práticas culturais, atreladas aos processos da memória, atuam na constituição do Jubileu enquanto patrimônio cultural e sua preservação. Para além da pesquisa em fontes primárias acerca da festividade do Jubileu, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da celebração e foram aplicados questionários durante a festividade. O método quali-quantitativo foi adotado para análise dos dados coletados com intuito de identificar como se dão as relações entre os sujeitos e os elementos que compõe a festividade, os processos de atribuição de sentido e valores, seus marcos de vivências e experiências, assim como detectar os elementos que conformam uma cultura para os sujeitos que com ela se identificam. Ainda que a interação dos sujeitos com o objeto vá se modificando com o tempo numa relação de forma e conteúdo, as práticas observadas na festividade estão atreladas a um passado em decorrência da memória. Desta forma, os valores e sentidos que estão sendo constantemente produzidos e reelaborados, colaboram para sua preservação e legitimação enquanto patrimônio.Item Inteligência africana presente nas estruturas remanescentes da mineração setecentista de Ouro Preto - MG : uma interface entre história, patrimônio e turismo.(2022) Viana, Luiz Cláudio Alves; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Lia Sipaúba ProençaO ocultamento histórico dos povos indígenas e africanos na historiografia brasileira pode ser um dos motivos influenciadores para não reconhecer as contribuições que esses povos tiveram na construção do patrimônio nacional. Por esse motivo buscou-se mostrar a inteligência africana no desenvolvimento da atividade mineradora ocorrida no território mineiro nos setecentos. O presente artigo tem como objetivo compreender como o patrimônio industrial pode ajudar na preservação das estruturas remanescentes da mineração aurífera presentes na cidade de Ouro Preto (MG). A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e na realização de entrevistas semiestruturadas com figuras representativas encontradas naquela comunidade. Constatou-se que a narrativa afrocentrada alinhada ao patrimônio minerário da Serra de Ouro Preto permitiu interpretar o espaço vivido na cidade e, ainda, como o turismo pode ser um instrumento de preservação do patrimônio industrial.Item Museu de Território em Paracatu de Baixo, Mariana- MG : ruptura temporal das vivências cotidianas comunitárias.(2023) Vaz, André Geraldo Gilberto Alves; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Alves, Kerley dos Santos; Calgaro, Cleide; Coelho, Priscilla Arigoni; Brusadin, Leandro BenediniEm 2015, a barragem de rejeitos industriais de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, rompeu, causando um desastre de proporções avassaladoras, cerca de 43,7 milhões de metros cúbicos de lama foram lançados sentido à foz do rio Doce, invadindo comunidades, colapsando uma bacia hidrográfica e causando destruições sociais, culturais e ambientais. O segundo vilarejo atingido, Paracatu de Baixo, hoje um espaço de ruínas, vem mantendo sua característica pela população como local, por meio de manifestações culturais, além de ser palco de severos conflitos socioambientais. Características singulares que ocorrem em paralelo ao vagaroso processo de reparação e reassentamento, enquanto o local deteriora e é escanteado frente às discussões político-sociais e ambientais no período pós-rompimento. Levando em consideração as necessidades de ressignificações do ambiente, a utilização comunitária de um local que representa uma violência simbólica e novas realidades socioeconômicas, na presente dissertação, tem-se por objetivo refletir a viabilidade de um Museu de Território para Paracatu de Baixo. A partir dessa conjuntura, sugerimos um estudo transdisciplinar entre Patrimônio Cultural e Memória, com enfoque na compreensão de aspectos ambientais, socioeconômicos e da cultura material/imaterial, para repensarmos o futuro de um espaço. Para isso, utilizamos a análise de relatórios oficiais do Conselho Municipal de Patrimônio (COMPAT), Fundação Renova (FR), Caritas e Prefeitura Municipal de Mariana, em diálogo com os laudos técnicos do rompimento realizados pelo Ministério Público Federal (MPF) e com matérias produzidas pela comunidade. Dessa forma, utilizando de pesquisa documental, bibliográfica e análise de conteúdo, podemos compreender como um espaço de memória difícil, por meio da afetividade da comunidade com o espaço, perpassa a resiliência da população que pode ressignificar o próprio território. Com a pesquisa foi possível analisar uma relação de uso, empoderamento e religiosidade, trazendo um significado de identidades para os sujeitos da comunidade para além de um local em ruínas. Tornando, assim, a proposta a resposta da formulação de produto técnico da dissertação: a viabilidade de um Museu de Território.Item A percepção ambiental de estudantes no Jardim Sensorial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.(2023) Souza, Fabyola Antunes Gonçalves; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Gameiro, Danton Heleno; Mota, José AroudoMuseus são instituições permanentes, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e seu desenvolvimento. Eles são abertos ao público e têm como objetivo adquirir, conservar, investigar, difundir e expor testemunhos materiais do homem e de seu entorno, proporcionando educação e deleite à sociedade. Essas instituições são locais de preservação da memória cultural e histórica, abrigando o patrimônio material e imaterial de uma sociedade, o que permite correlacionar museus com educação e percepção ambiental. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar a percepção ambiental dos estudantes da educação profissional tecnológica durante visitas ao Jardim Sensorial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, como estratégia pedagógica. A metodologia adotada iniciou-se com a pesquisa bibliográfica, que envolveu a consulta de artigos de revistas e livros na área de educação ambiental. Em seguida, foram realizadas atividades educativas e interdisciplinares, como a Oficina Plantar e palestras sobre temáticas ambientais. A etapa seguinte consistiu na observação participativa, análise qualitativa com alunos do Ensino Médio que participaram de visitas guiadas ao museu. A coleta de dados envolveu questionários semiestruturados, entrevistas qualitativas e observação direta e participante, por meio de experiências multissensoriais e educacionais. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de implantação de ações educativas em espaços não formais de educação, como museus, com o intuito de estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos, tornando-os parte integrante do processo ensino-aprendizagem, insights para aprimorar práticas pedagógicas que utilizam museus como recursos educativos, fortalecendo a relação entre os estudantes e o ambiente natural, bem como incentivando a valorização do patrimônio cultural e a consciência ambiental. Conclui-se que os estudantes demonstraram uma percepção ambiental positiva, ressaltando a abertura e o ambiente agradável do museu, a presença dos sons da natureza e a relevância da preservação ambiental. Além disso, descreveram uma conexão íntima com a natureza, experimentando e vivenciando cada espaço sem preocupações adicionais. Ao considerar a inter-relação entre museus, percepção ambiental e educação, este estudo oferece uma contribuição significativa para a compreensão do papel dos museus como espaços educativos, promovendo a conscientização ambiental e enriquecendo o processo de ensino- aprendizagem.Item Resiliência socioecológica no contexto urbano : análise de favelas da região oeste de Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil.(2022) Magalhães, Itamar Lucas; Martins Júnior, Paulo Pereira; Alves, Kerley dos Santos; Martins Júnior, Paulo Pereira; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Andrade, Tânia Maria de; Araújo, Cristiano Cassiano deO presente estudo analisa a resiliência socioecológica de duas favelas localizadas na região oeste de Belo Horizonte/MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do conceito de resiliência nos trabalhos de Folke (2002), Holling (2002), Cumming (2005), Adger (2007) e Andrade (2011). Sob a égide da obra de Andrade (2011), na qual a resiliência socioecológica é avaliada em dimensões, categorias e atributos, orientou-se este estudo, devidamente adaptado ao contexto urbano de vilas e favelas. Nesse sentido, propõe-se compreender as dinâmicas sociais e ecológicas na perspectiva da resiliência socioecológica, enquanto atributo central da sustentabilidade. Do ponto de vista metodológico, por meio de um estudo de caso, empregaram-se técnicas de observação participante. A partir da análise de conteúdo, buscou-se identificar características socioambientais dessas comunidades, como também conhecer os sistemas inerentes ao método de Andrade: sistema de crença, sistema produtivo local, sistema de governança e qualidade ambiental. Como resultado da pesquisa, foram encontradas oportunidades de melhorias nas práticas gestoras comunitárias. O conjunto dessas evidências tornaram-se subjacentes para o desenvolvimento de uma cartilha, sendo essa uma ferramenta que visa auxiliar na tomada de decisão e potencializar a gestão local sustentável.Item Sensibilização socioambiental por meio da produção de sabão com óleos descartáveis nas repúblicas de Ouro Preto.(2023) Ferreira, Isabel Fernandes; Santos, Viviane Martins Rebello dos; Alves, Kerley dos Santos; Santos, Viviane Martins Rebello dos; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Mourão, Nadia MariaO óleo de cozinha usado no dia-a-dia pelas pessoas não é um produto biodegradável e possui grande impacto no ambiente em que é descartado. Torna-se um dever socioambiental fundamental, do ponto de vista da educação ambiental, buscar alternativas para este resíduo no meio ambiente, dando visibilidade aos impactos ambientais decorrentes do descarte incorreto deste resíduo. O objetivo geral deste trabalho é sensibilizar alunos (as) das Repúblicas Estudantis de Ouro Preto para o descarte correto do óleo de cozinha residual, a partir da produção de sabão com óleos descartados. Como objetivos específicos, pretendeu- se: desenvolver oficinas com os (as) alunos (as) dos cursos de Biologia, Química (Industrial e Licenciatura) e Farmácia que residem nas Repúblicas de Ouro Preto, com foco na sensibilização socioambiental; aplicar conceitos da química orgânica e ambiental como atividade educativa na produção do sabão com óleo descartado; incentivar os estudantes participantes a divulgar em suas Repúblicas ações socioambientais; e resgatar informações sobre projetos relacionados a produção do sabão com óleo descartado na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, com objetivo intervencionista, cujo objeto é uma pesquisa de estudo de caso contemplando a pesquisa de campo experimental. Quanto à forma de abordagem, apontou-se como qualiquantitativa com uso de entrevistas semiestruturadas e questionários. Como resultado desta pesquisa foi observado que o envolvimento da universidade em pesquisas referente a sustentabilidade sob o viés ambiental, ao não permitir que o óleo pós-uso retorne para a natureza; sob o viés social, envolvendo a comunidade acadêmica na pesquisa; e sob o viés econômico, gerando renda por meio da economia ou da venda dos produtos criados. Conclui- se que, com a aplicação deste estudo, o conhecimento em relação aos impactos ambientais do óleo de cozinha reutilizado contribuiu para a minimização do descarte incorreto do óleo pós- uso, para a economia de gastos com a aquisição de sabão e também para o envolvimento dos estudantes das Repúblicas de Ouro Preto em ações de sustentabilidade.Item Sustentabilidade em cidades patrimônio cultural da humanidade : aplicabilidade da Agenda 2030 em Ouro Preto (MG).(2022) Jeronymo, Alexandra Maria Martins; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Alves, Kerley dos Santos; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues; Calgaro, CleideA cidade de Ouro Preto (MG) foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no ano de 1980, o que a tornou uma relevante referência de políticas culturais, econômicas, sociais e ambientais em âmbito nacional e internacional. O presente estudo teve como objetivo analisar se Ouro Preto tem observado os preceitos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para desenvolver as diretrizes do planejamento urbano municipal enquanto cidade patrimônio. A Agenda 2030 foi criada para propor uma mudança no paradigma da sustentabilidade diante dos problemas sociais, ambientais e econômicos mundiais e tal incremento está sendo implementado por 193 países, desde janeiro de 2016. O estudo foi realizado a partir da percepção dos participantes de um minicurso intitulado “O que esperar da Agenda 2030 em cidades patrimônio mineiras?”, ministrado no Fórum de Sustentabilidade de Cidades Históricas de Minas Gerais, em outubro de 2021, em conjunto com a análise da Lei Complementar n. 29/2006, que instituiu o Plano Diretor Municipal da Cidade de Ouro Preto. O objetivo inicial da pesquisa era avaliar o Plano Diretor de Ouro Preto revisado, que tinha a sua conclusão prevista para o final do ano de 2020, porém em decorrência das implicações da pandemia do Covid-19 que assolaram o país, tal instrumento ainda não foi finalizado, sendo este ponto da pesquisa desenvolvido com o instrumento do planejamento urbano municipal atualmente vigente. A metodologia aplicada foi a realização de pesquisa bibliográfica em temáticas relacionadas às cidades patrimônio, sustentabilidade nas cidades, trajetória das agendas internacionais, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já a pesquisa documental contemplou a análise da Lei Complementar n. 29/2006 e, somado a isso, foi realizada uma pesquisa de campo durante o minicurso. A partir das pesquisas realizadas e resultados obtidos, tais como a constatação de que a cidade de Ouro Preto possui meios legais de efetivar e incentivar a sustentabilidade local, colocando em prática a regulamentação dos institutos previstos na referida lei, apoiada na instituição de políticas públicas especificas que venham contribuir com a sustentabilidade urbana, foi feita uma proposição no Plano Diretor de Ouro Preto para que esse diploma legal contemple expressamente os objetivos e metas da Agenda 2030, mais especificamente as relacionadas ao ODS 11. Dessa maneira, por meio de tal proposta, a finalidade desta pesquisa foi contribuir com o planejamento urbano municipal e com a busca da sustentabilidade em uma cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.