Navegando por Autor "Brandão, Fernanda Aparecida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Parasitos Parasitices : uma proposta de ensino em saúde, por meio do engajamento com histórias em quadrinhos.(2024) Brandão, Fernanda Aparecida; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos SantosAs parasitoses são graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Considera-se que esse tema, como outros assuntos relacionados a Educação em Saúde são de suma relevância para o contexto social. Considerando o ambiente escolar um espaço privilegiado para aprendizagem destes conteúdos, acreditamos que a utilização de diferentes recursos didáticos pode proporcionar a disseminação de conhecimentos que estimulem a aquisição de hábitos preventivos ao contágio de parasitoses. Neste viés, a pesquisa foi motivada após a constatação de altos índices da população brasileira sem acesso ao saneamento básico e afetados por diversas parasitoses. O que nos levou a objetivarmos na elaboração e aplicação de uma diferente alternativa metodológica, em busca de promover uma aprendizagem mais significativa de parasitologia, para alunos do sétimo ano do ensino fundamental II. Para tal, identificamos nas HQs um grande potencial engajador, especialmente por trazer informações com linguagem objetiva e com um visual atraente, configurando-se por essas características como um importante recurso didático. Assim, este trabalho resultou na produção de uma série de cinco HQs que compõe a coleção “Parasitas Parasitices”, abordando o ciclo e curiosidades de cinco parasitoses de maior prevalência no território brasileiro. Além da metodologia referida, foi proposto, a utilização de alguns passos a serem seguidos para sua aplicação em busca de maior participação dos grupos integrantes. Nesta perspectiva o estudo buscou avaliar as possíveis contribuições do uso de HQs no ensino do tema. Para tal no processo de avaliação das HQs foi conferido aos alunos autoridade, espaço, materiais, responsabilidade e autonomia na solução das atividades propostas, em que tiveram que respeitar os colegas e suas opiniões, o que nos levou a analisar os dados obtidos por meio do de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas, por este ser um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas realizadas. Alcançando resultados positivos, no qual pudemos constatar a interação, disciplina, participação, colaboração e produção dos estudantes durante as atividades, utilizando o produto elaborado por esta pesquisa.