Navegando por Autor "Braibante, Mara Elisa Fortes"
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Item Epistemological profile of chemical bonding : evaluation of knowledge construction in high school.(2021) Pazinato, Maurícius Selvero; Bernardi, Flávia Maggioni; Miranda, Ana Carolina Gomes; Braibante, Mara Elisa FortesThis work aims to evaluate the evolution of chemical bonding concepts of high school students at public schools in southern Brazil. For this, we built the epistemological profile of each student who took part in a teaching-learning sequence (TLS) about this topic, based on the foundations of Bachelard’s theory. Following the principles of the qualitative survey, we applied questionnaires to monitor the students’ ideas. The results revealed that the construction of knowledge took place by overcoming epistemological obstacles linked to the realist and empiricist philosophical zones. Most students (55.2%) presented a mostly rationalist profile at the end of the research, but misconceptions already found in the literature constitute strong barriers to the construction of knowledge, among which the nature of chemical bonds and chemical stability stand out.Item Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre a natureza das forças intermoleculares.(2022) Miranda, Ana Carolina Gomes; Pazinato, Maurícius Selvero; Braibante, Mara Elisa FortesO foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares no nível médio. O principal objetivo foi investigar a evolução conceitual, por meio de modelos explicativos de estudantes da 1ª série do ensino médio, sobre a natureza das forças intermoleculares. Para isso o conteúdo foi desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou-se verificar se os modelos explicativos dos sujeitos formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder explanatório/heurístico do modelo. A evolução dos modelos, que geralmente consiste em transições progressivas, está relacionada ao entendimento sobre o conteúdo de forças intermoleculares e a capacidade de transitar entre os níveis de representação da matéria em relação ao entendimento sobre a natureza das forças intermoleculares. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um número significativo deles que conseguiu progredir conceitualmente. De forma geral, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes. Além disso, a abordagem do conteúdo de forças intermoleculares na SD desenvolvida capacitou os estudantes a interpretarem os fenômenos em estudo, por meio dos níveis de representação da matéria.