Navegando por Autor "Bortolini, Neide das Graças de Souza"
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Item Corpo e literatura : as dramaturgias do corpo em um encontro com a obra de Italo Calvino.(2017) Portela, Roberta Aparecida de Godoy; Peretta, Éden Silva; Peretta, Éden Silva; Tourinho, Lígia Lousada; Bortolini, Neide das Graças de SouzaEsta dissertação é fruto do diálogo entre a literatura e a dramaturgia corporal, colocadas em prática em oficinas com atores convidados. Nesta dissertação a dramaturgia do corpo, que na contemporaneidade compõe as vertentes de criação em processo, foi alimentada poeticamente pela obra ensaística Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas, de Italo Calvino. Para o autor os valores relacionados à leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência seriam fundamentais para a literatura. Em diálogo com os referidos temas procuramos de forma empírica experienciar, entre gestos, movimentos e corporalidades, impulsos provenientes deste discurso literário, procurando traçar um limiar entre a arte da palavra e o treinamento do ator. A investigação reflexiva compreende os aspectos da dramaturgia e do corpo ao logo da história tendo como base teórica principalmente os autores Peter Szondi, Hans-Thiers Lehmann e Ana Márcia Silva, refletindo também as multiplicidades do pensamento sobre o corpo, seus movimentos sociais e culturais. No prisma referente ao treinamento do ator, é tecido o diálogo com Renato Ferracini, além dos recortes específicos nas obras de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Richard Schechner sustentando, também, a prática dos laboratórios.Item O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.(2017) Magalhães, Carolina de Pinho Barroso; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Lima, Carla Andréa Silva; Quilici, Cassiano Sidow; Bortolini, Neide das Graças de SouzaEssa dissertação aborda a relação entre o corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos relevantes para a construção de precisão cênica baseada na coexistência entre técnica e expressividade. O conceito de impulso parte das pesquisas de Jerzy Grotowski e o conceito de limiar é trazido das pesquisas de Walter Benjamin e Victor Turner, em diálogo com reflexões das artes do corpo. Ambos são analisados dentro da prática, a partir de um diálogo entre processos criativos da dança (dança contemporânea, dança teatro e Butoh) e do teatro, na perspectiva de Jerzy Grotowski. Não acreditamos aqui na elaboração de um método, mas buscamos trazer questionamentos e possibilidades que contribuam para processos criativos nas artes do corpo.Item Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.(2018) Antunes, Samir; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Turrer, Daisy Leite; Maciel, Paulo Marcos CardosoEste estudo objetivou apresentar elementos de teatralidade na obra literária O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha (1605 e 1615), do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para identificar tais elementos, são utilizados, além das noções acerca da teatralidade, pesquisas nas áreas da commedia dell'arte e do entremez Los Romances. Foram investigados aspectos da biografia de Miguel de Cervantes relativos à sua presença no teatro espanhol entre os séculos XVI e XVII. Tudo isso foi organizado a partir das imagens cênicas da obra Dom Quixote, levando-se em consideração os dois tomos. Os principais teóricos e pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa foram Josette Féral, José Sanchis Sinisterra, Marco Antônio Lopes, Amparo Juan Bolufer, Edwirgens de Almeida, Julio Vélez-Sainz, Héctor Urzáiz, Roberta Barni, Ramón Menéndez Pidal, Jean Canavaggio, Roger Chartier, André Carreira, entre outros. As teatralidades presentes em Dom Quixote são reconhecidas pela dimensão do olhar do leitor/espectador, inerente ao teatro, mediante a obra; pela construção literária cervantina, tendo como base as personagens e roteiros teatrais (canovaccio) da commedia dell'arte e, também, a dramaturgia do entremez Los Romances; e pela anacronia advinda da multiplicidade de gêneros literários que compõem as narrativas secundárias se entrecruzando à principal – dom Quixote e Sancho Pança. Foram considerados, ainda, nesta visada cênico-literária, os elementos autobiográficos que o próprio autor inseriu na história, tais como os desdobramentos da figura do narrador como personagem e autor, ou das demais personagens da obra. Tudo isso revela a construção cênica de Dom Quixote e sua forte presença no teatro da atualidade, inclusive há exemplificações de obras teatrais decorrentes dessa eminente literatura e do teatro contemporâneo, evidenciando a anacronia dessa obra.Item As dimensões táteis e micropolíticas na dança contato improvisação.(2019) Costa, Panmella Kelen Ribeiro; Peretta, Éden Silva; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Silva, Suzana Weber daO objeto desta pesquisa é a dança contato improvisação (CI), uma prática artística contemporânea que surge nos EUA, mais fortemente na década de 1970, e que continua a ser difundida pelo mundo. É uma prática que mistura algumas técnicas da dança improvisacional, aikido e educação somática, utilizando-se do toque entre os corpos como atenção principal para a improvisação dos seus movimentos. O foco está inteiramente na relação entre os corpos e estuda-se um estado possível de transferências do peso dos corpos de maneira consciente. É notável e esperado que essa prática, que envolve o toque e várias técnicas e princípios, desperte a sensibilidade dos corpos ao encontro de outros, e que venha sendo aperfeiçoada e difundida graças às pesquisas constantes de dançarinos durante estas seis décadas. O principal objetivo deste estudo foi compreender alguns princípios artísticos e políticos que envolvem a prática. Assim, a pesquisa se estabeleceu por meio de uma metodologia que combinou a experiência do movimento dançado com leituras e análises reflexivas, com foco em dois aspectos principais: a dimensão tátil para a improvisação dos movimentos e a dimensão micropolítica que acompanha a produção dos conhecimentos nas relações ao dançar CI. Apresenta conceitos ligados à micropolítica dos afetos, mediante algumas compreensões possíveis a respeito do processo de produção de subjetividades. As principais questões que guiaram a pesquisa foram: quais são os possíveis potenciais, ao se experimentar diferentes aspectos da interação entre os corpos em CI através do campo tátil, enfatizando uma conexão de união e comunhão, é possível flexibilizar barreiras sociais, culturais e desconstruir as experiências de interações cotidianas?Item Encruzilhada : perspectivas circenses e a vivência Iuna de Capoeira Angola.(2023) Thiago, Tábatta Iori; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dulci, Luciana Crivellari; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dulci, Luciana Crivellari; Souza, Alda Fátima de; Silva, Edson Moreira da; Cavalcante, Alex Beigui de PaivaEsta pesquisa investiga o cruzamento entre as práticas pedagógicas decoloniais advindas de projetos sociais da Capoeira Angola de Mestre Primo (Grupo Iuna - BH/MG) e as práxis de Circo Social. A partir de um diálogo com artistas circenses através de um Mapeamento online, foi realizado um mapeamento em torno de vidas circenses nas perspectivas de colonialidade, ou ainda difundidos nas artes circenses, ou decolonialidade, com um recorte para o aprofundamento dos possíveis riscos diversos que permeiam o universo do circo. Junto a esses estudos se contextualizam as origens e trajetória das artes circenses e do Circo Social, com o objetivo de entender o quanto os fundamentos decoloniais e antirracistas da Capoeira Angola, difundida por Mestre Primo e pelo Grupo Iuna, são potentes inspirações para as práticas libertárias do ensino no contexto do Circo Social. É registrada a origem e o trabalho do Grupo Iuna na periferia do Bairro Saudade em Belo Horizonte. Em suma, essa pesquisa dedica-se à reflexão acerca da encruzilhada de saberes que pode auxiliar no enfrentamento do risco social que a maioria das crianças e jovens dos projetos de Circo Social enfrentam.Item Espelhos do universo : olhares na literatura de Borges e de Calvino.(2021) Bortolini, Neide das Graças de SouzaEste artigo traz uma análise de duas histórias curtas do gênero fantástico: “O Aleph” (O Aleph, 1949), de Jorge Luis Borges, e “Um sinal no espaço” (Cosmicômicas, 1965), de Italo Calvino. O conto borgiano traz uma visão do universo por um pequeno objeto mágico, um microcosmo; ao passo que a narrativa de Calvino, sob outro prisma, o macrocosmo é vislumbrado. Em Borges, a visão é contemplada através das relações eu-outro, numa triangulação amorosa de personagens escritores; em “Um sinal no espaço”, as relações se dão no plano eu-Outro – o simbólico, a linguagem –, pois é de signos literários e imaginários que se trata. Entreolhares, o universo da perda inexorável é contemplado via literatura.Item Uma experiência entre práticas psicomotoras e jogo dramático infantil : imagens do brincar.(2021) Meira, Thiago Carvalho; Bortolini, Neide das Graças de SouzaEste artigo se destina ao estudo de práticas psicomotoras relacionais como base para o desenvolvimento de uma experiência com jogos dramáticos realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, durante a qual, a observação crítica permitiu conduzir ações que se balizam pela subjetividade e alteridade das crianças. Partindo das proposições conceituais de Suzana Veloso Cabral (2001) sobre a Psicomotricidade Relacional, o artigo busca aproximações com teorias de teatro e educação de Peter Slade (1978), valorizando as potencialidades inventivas das crianças. Assim, o artigo apresenta aspectos relevantes dos cinco encontros realizados com os estudantes, ressaltando a evolução das vivências mediadas pela combinação da psicomotricidade relacional com o jogo dramático.Item Extensão : uma ferramenta para a flexibilidade curricular e a construção social do conhecimento.(2005) Santos, Adilson Pereira dos; Lima, Angélica Alves; Carrilo, Maria Ruth Gaede Gonçalves; Bortolini, Neide das Graças de SouzaEste trabalho analisa a extensão universitária como possibilidade de implantação/implementação da flexibilidade curricular, com base numa metodologia que valoriza a produção social do conhecimento na graduação. Apresenta ainda a posição que ocupa a extensão em relação às outras atividades universitárias (ensino e pesquisa), fazendo uma reflexão crítica sobre o privilégio conferido à pesquisa em detrimento das duas outras. Discute as bases de fundamentação da flexibilidade curricular e apresenta uma experiência desenvolvida por docentes, técnicos e discentes, vinculados aos cursos de Farmácia, Nutrição e Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, em que também aspectos importantes da metodologia da extensão são enfatizados.Item A formação do profissional farmacêutico e o exercício da cidadania na UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto.(2002) Gaede Carrillo, Maria Ruth Gonçalves; Bortolini, Neide das Graças de SouzaItem Imagens nuas : A máscara, O Senhor Galíndez e Teias de aranha, de Eduardo Pavlovsky (1971-1977).(2022) Oliveira, Douglas Henrique de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dubatti, Jorge Adrián; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Silva, Laureny Aparecida Lourenço da; Silva, Éder Rodrigues daEste trabalho parte de três textos dramatúrgicos do autor argentino Eduardo Pavlovsky – A máscara (1971), O senhor Galíndez (1973) e Teias de aranha (1977) – ao fazer uma análise das imagens teatrais de resistência política no contexto ditatorial argentino. Tais obras desnudam as imagens de ditadores tanto na macropolítica quanto na micropolítica, ou seja, nas relações sociais que a Argentina e a maioria dos países latino-americanos enfrentavam na segunda metade do século XX. Eduardo Pavlovsky se mostra um autor de bastante relevância no contexto argentino e latino-americano por seus textos teatrais, bem como seus trabalhos como ator, diretor, ensaísta e médico psicanalista, sendo que nessa última área desenvolveu uma metodologia de prática clínica e cênica intitulada Multiplicación Dramática. Desse modo, o dramaturgo endossou o movimento de resistência chamado Teatro Abierto, que buscava, através do teatro, resistir às violências e abusos do governo militar. Integra esta pesquisa as traduções das três obras estudadas, até então inéditas em português. Portanto, a análise e o processo de tradução das obras fazem parte do corpo deste estudo, ao serem demonstradas as possíveis relações com a atualidade que os trabalhos de Eduardo Pavlovsky têm.Item Os jogos e o imaginário : infância, subjetividade e conhecimento.(2017) Meira, Thiago Carvalho; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Figueiredo, Ricardo Carvalho; Ferreira, Melissa da SilvaEstudo teórico-prático acerca do jogo e de seu caráter intersubjetivo. Ao tomar como base importantes conceitos acerca da infância e do imaginário, presentes nas obras de Sigmund Freud (1908), Michel Foucault (1966), Georges Didi-Huberman (1992), Italo Calvino (1988) Augusto Boal (1996), Jean-Pierre Ryngaert (1981), Richard Courtney (1980), Johan Huizinga (1938), Peter Slade (1978), Ingrid Koudela (2001), amplia-se a concepção do brincar e dos jogos teatrais. É possível afirmar que o jogo é essencial no percurso de construções entre identidade e alteridade. Apresentam-se duas formas de jogo que se complementam no que tange ao tema subjetividade e ao conhecimento da realidade. A primeira é a Psicomotricidade Relacional, fundamentada nos estudos de Suzana Veloso Cabral (2001), que propõe uma metodologia de jogos livres de interação entre crianças com objetos pouco estruturados, em espaços e tempos organizados. A segunda inspira-se no Arco-Íris do Desejo, em que Boal (1996) elabora uma série de jogos que tratam do “ver-se em situação”, contribuindo com a exposição das relações entre jogo e subjetividade. Sendo assim, são abertos os espaços para o estudo acerca dessas práticas na infância, uma vez que o jogo infantil é parâmetro para o entendimento de diversas situações vivenciadas na realidade. O jogo é também visto pelas suas possibilidades educacionais e terapêuticas, expressos no espaço estético em que acontece.Item O(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.(2018) Pereira, Ana Amaral Nunes; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de; Bortolini, Neide das Graças de SouzaA pesquisa realizada objetivou trabalhar a emancipação de estudantes de duas turmas da EJA de uma escola municipal em Ouro Preto - MG por meio da mediação teatral de uma leitura dramática. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre mediação teatral e emancipação. Com base em dados recolhidos ao longo de um período inicial de observação da escola enquanto espaço físico e instituição de ensino, planejaramse, executaram-se e analisaram-se ações mediadoras pré, durante e pós-espetáculo. Os dados foram registrados por meio de anotações da pesquisadora, trabalhos escritos feitos pelos (as) participantes, gravações em áudio e fotografia. A interpretação dos dados obtidos levou a concluir que, mesmo que o teatro seja um conhecimento pouco trabalhado na escola parceira, a exemplo de quase todas as escolas públicas brasileiras; ainda que apresentações da arte teatral não estejam tão presentes quanto deveriam na programação cultural da cidade de Ouro Preto; embora haja ainda uma distância entre a produção artística do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e a comunidade ouro-pretana; a despeito de não ter sido possível contar com uma estrutura que possibilitasse a saída das duas turmas para ir ao teatro; em que pesem todos esses obstáculos, foi possível desenvolver um processo de mediação teatral perpassada pela busca da emancipação que, até certo ponto, instrumentalizou e sensibilizou os (as) estudantes e a professora com relação ao teatro e ao posicionamento do (a) cidadão (ã) no que se refere a si mesmos (as), aos (às) demais cidadãos (ãs) e ao complexo contexto que enfrentam no seu dia a dia.Item Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro.(2017) Santos, Eduardo Dias dos; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Medeiros, Elen de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos CardosoA partir da experiência de quase duas décadas atuando profissionalmente como palhaço Furreca busquei, na pesquisa de Mestrado, cujo resultado apresento nessa dissertação, a sistematização de conhecimentos construídos por mim sobre o palhaço em uma trajetória, ao longo da qual, me encontrei com diversos outros palhaços, com os quais muito aprendi. Refleti o pensamento de autores que se debruçaram sobre a arte do palhaço, sua história e conceito. Retomando brevemente a história do palhaço e alguns aspectos de sua significação social, fiz, em seguida, aproximações conceituais aos elementos que, a meu ver, constituem esse "ser" curioso e misterioso. A arte do palhaço, no circo tradicional, é generosamente passada de uma geração a outra, partindo desse princípio, entrevistei um dos grandes mestres da palhaçaria brasileira, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dessas conversas, retirei excertos que complementam as aproximações conceituais fechando um ciclo de saberes. A pesquisa se encerra dando ensejo a outros mergulhos futuros, mais amplos e profundos, no estudo do palhaço brasileiro.Item Ressonância de um mito : Antígonas no Século XX.(2020) Silva, Raíssa Palma de Souza; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro; Bortolini, Neide das Graças de SouzaEsta dissertação visa mostrar, através do estudo das reescritas de Antígona, algumas marcas da temporalidade cruzada na longa duração do texto teatral. Para isso, partimos da obra Antígona de Sófocles e passamos por outras retomadas do mito na Antiguidade e no princípio do século XX, comparando-as entre si. Em nosso primeiro capítulo, buscamos apresentar um pequeno panorama das versões antigas do Mito de Antígona através das obras: Os sete contra Tebas, de Ésquilo, Antígona de Sófocles e As Fenícias, de Eurípides, obras que enfocaram nossa personagem-matriz. O segundo capítulo é dedicado a nosso principal objeto de análise: duas reescritas de Antígona de Sófocles datando do início do século XX: Antigone d’après Sophocle de Jean Cocteau e Antigone, de Jean Anouilh. O terceiro capítulo trata dos procedimentos e técnicas utilizadas pelos autores franceses para constituírem suas reescritas, comparando-os igualmente com algumas reescritas para o português do Brasil sobre a interpretação sofocliana do mito. Através deste itinerário de longa duração, procuramos salientar, confrontando a fortuna crítica voltada ao estudo da reescrita de mitos antigos e sobre tradução, a ausência de um texto fundador ou ponto de partida fixador de uma versão original ou definitiva do mito.Item Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.(2020) Freire, Brenda Campos de Oliveira; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Merisio, Paulo Ricardo; Maciel, Paulo Marcos CardosoA partir de estudos que situam a infância enquanto construção histórico-cultural, respaldando-se nos estudos de Philippe Ariès (1981), bem como de concepções teóricas advindas da psicanálise, da fenomenologia e de noções da esquizoanálise, faz-se a crítica do entendimento corrente acerca da criança e da infância em contextos culturais diversos. Estudos teatrais dos autores Matteo Bonfitto (2002), Dib Carneiro Neto (2003), Hans Ulrich Gumbrecht (2004), Marco Camarotti (2005), Suzanne Lebeau (2006), Manon van de Water (2011), Marina Machado (2014), Henrique Sitchin (2015), André Ferraz de Assis (2017), entre outros, permitem revisitar este gênero: o teatro infantil no contexto do teatro contemporâneo. Ao rever as concepções de “infância” – seja pelo viés do inconsciente, seja pela constatação da multiplicidade do ser criança no mundo – é possível pensá-la em sua pluralidade, questionando as narrativas didático-moralizantes e refletindo sobre os temas tabus postos no contexto do tradicional teatro infantil. Para esta reflexão, investiga-se o lugar da pesquisa no teatro voltado para o público infantil, pela análise dos processos de transcriação coletiva das obras literárias de Wander Piroli – O matador (2008) e O menino e o pinto do menino (1975) – que servem de leitmotiv para os espetáculos “Memórias de um quintal” (2015) e “Pru-ti-ti – Memórias de estimação” (2018) da Insensata Cia. de Teatro. Em contraposição ao chamado “teatro infantil”, delineia-se, como decorrência desta pesquisa, a noção de “teatro para as infâncias”, ao circunscrevê-lo no terreno da experiência estética, da criação artística e da fruição poética como direito das crianças, e também um direito dos adultos, que com elas compartem o mesmo tempo-espaço.Item Os trajes de cena do espetáculo Oxum : o terreiro chega ao palco.(2023) Garcia, Thais Soares; Dulci, Luciana Crivellari; Dulci, Luciana Crivellari; Abreu, Ana Carolina Fialho de; Santos, Clóvis Domingos dos; Bortolini, Neide das Graças de SouzaA dissertação discorre sobre o espetáculo Oxum, com o intuito de observar como se estabelece o entrelaçamento das manifestações culturais-religiosas com as práticas artísticas, entre os campos do Teatro e do Candomblé. Especificamente, tem por objetivo principal, pensar a relação entre traje de cena, ancestralidade e teatro, a partir da análise do espetáculo Oxum (Fernanda Júlia e José Carlos Arandiba, 2018), apresentado pelo Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), na cidade de Salvador, Bahia. Propõe-se, ainda, a respeito dos trajes de cena utilizados no espetáculo Oxum, destacar de que forma o traje se torna um elemento “movente”, isto é, como ele foi pensado para a cena teatral a partir da vivência dos/as artistas do NATA no Candomblé. Assim, investigar como se estabeleceu a relação de um espetáculo teatral com o Candomblé, a partir de seu figurino (movente entre o Candomblé e o Teatro). Os trajes são analisados e narrados a partir da minha leitura sobre o espetáculo, dialogando com conceitos usados por Fausto Viana e Carolina Bassi e Gilda de Mello e Souza, no percurso sobre a história do traje. E ainda Zeca Ligiéro, Leda Maria Martins, Juana Elbein, Luis Parés, Luiz Rufino e Fernanda Julia, que muito me ensinaram em leituras e em vivências sobre Candomblé, Teatro e Culturas Afro-Brasileiras.