Navegando por Autor "Binda, Felipe Ferreira"
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Item Friction elements based on phenolic resin and slate powder.(2020) Binda, Felipe Ferreira; Oliveira, Víctor de Andrade Alvarenga; Fortulan, Carlos Alberto; Palhares, Luciana Boaventura; Santos, Claudio Gouvea dosBraking performance is dependent on friction materials of tribological components, generally metal and pad. The pad consists of a composite of thermosetting resin and reinforcement material that exhibits mechanical and wear resistant, heat conduction, lubricant, and others. Slate is a natural rock composed of extremely fine materials that brings interesting tribological properties, in addition, its industrial current activity generates a significant amount of mineral waste, which is a problem for the environment. The objective of this work was to propose a technological alternative as a new friction element based on slate particulate as tribological reinforcement in composite based on phenolic resin as a matrix, besides that, minimize the environmental impact due to the inadequate disposal of these slate tailings and add value to the mineral, classifying it as a residue to be used industrially and no longer as waste. In this sense, the effect of the amount of slate on the friction properties of the brake pads made was investigated. As the brake pad material, four different slate containing formulations were proposed, manufactured and analyzed, and as the brake wheel gray iron was chosen. The friction and wear characteristics were determined by Pin-on-Disk type tribological tests, the pair was composed by disk (pad formulations) and pin of gray iron, representing the brake wheel. The coefficients of friction of the composites were shown to be regular and stable, with an average of 0.44 between the samples. Among the results obtained, the formulation containing 40 % of slate and 35 % of phenolic resin, presented the most satisfactory parameters compared to commercial friction materials in current use.Item Preparo e caracterização de elementos de fricção à base de resina fenólica e pó de ardósia.(2019) Binda, Felipe Ferreira; Santos, Claudio Gouvea dos; Santos, Claudio Gouvea dos; Silveira, João Vinícios Wirbitzki da; Oliveira, Víctor de Andrade AlvarengaEste trabalho propõe uma alternativa tecnológica para minimizar os problemas ambientais decorrentes da disposição inadequada de rejeitos de ardósia, por meio da produção de um material compósito à base de resina fenólica, para ser aplicado como um novo elemento de fricção e estudar seu comportamento técnico, comparando-o ao desempenho de pastilhas de freio automotivo encontradas no mercado. Dessa maneira, agregar valor ao mineral, classificando-o como resíduo a ser aproveitado industrialmente e não mais como rejeito. Para tanto, este trabalho investigou o efeito da quantidade de ardósia nas características de fricção das pastilhas de freio confeccionadas. Em um primeiro momento foram realizadas análises de caracterização dos rejeitos de ardósia e da resina fenólica, englobando estudos mineralógico, químico e de comportamento térmico. Posteriormente, para o compósito, realizaram-se análises de caracterização envolvendo micrografias e ensaios mecânicos de dureza, desgaste e de coeficiente de atrito. A análise por DRX indicou os principais constituintes da ardósia: quartzo, clorita, muscovita, albita e ortoclásio. Na curva TG da rocha, observou-se uma degradação mais intensa entre 500 ºC e 700 ºC. Para a resina fenólica, a curva TG evidenciou o início do pico de degradação térmica um pouco acima de 400 ºC, e a curva DSC apresentou um pico exotérmico próximo de 150 ºC, correspondendo ao início de sua reação de reticulação. No espectro de FTIR, observou-se os principais grupos funcionais da resina: grupo fenólico, anéis aromáticos e a presença de hexamina. A microestrutura do compósito, vista por meio de microscópio eletrônico de varredura, apresentou-se heterogênea e com boa adesão da fibra de vidro à matriz polimérica, sem significativa alteração entre as formulações. As características de fricção e desgaste foram determinadas por ensaio tribológico do tipo Pino-Disco com auxílio de uma balança analítica. Os coeficientes de atrito dos compósitos se mostraram regulares e estáveis, com média de 0,44 entre as amostras. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a formulação contendo 40% de ardósia e 35% de resina fenólica foi a que apresentou os parâmetros de utilização mais satisfatórios e compatíveis com os atuais materiais de fricção comerciais.