Navegando por Autor "Bertin, Marta"
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Item Contribuições para alfabetização cartográfica nos anos iniciais da Educação Básica.(2017) Paulo, Jacks Richard de; Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira; Bertin, MartaO curso de extensão “Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” compreendeu atividades intra e extramurais à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com professores que atuam nesse nível de ensino, nas redes municipal e estadual de ensino das cidades de Ouro Preto e Mariana, MG, buscando promover a alfabetização cartográfica há um público desprovido de tais conhecimentos e que podem potencializar a leitura de mundo por meio das aulas de Geografia. O objetivo principal desta proposta de caráter extensionista foi proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para alfabetização cartográfica. Três encontros formativos ocorreram no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Hebe Rola”/ICHS/UFOP, em 2016. O quarto e último encontro constituiu o trabalho de campo. Os dados demonstraram que as noções cartográficas podem e devem ser trabalhadas desde os Anos Iniciais da Educação Básica, pois possibilitam identificar e interpretar signos por parte dos alunos.Item As diferentes linguagens no ensino de geografia : desafios e práticas com a formação de professores.(2023) Bertin, Marta; Paulo, Jacks Richard deO presente artigo aborda sobre a formação de professores, o qual foi apresentado no Simpósio de Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior em 2018. Buscou-se por meio desta investigação analisar as contribuições da inserção de diferentes linguagens para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia na modalidade a distância na percepção de futuros docentes. Para tal, foi aplicado um questionário aos alunos de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado por uma Instituição pública na modalidade a distância, localizada no interior do estado de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa demonstraram que na percepção dos futuros professores, a inserção de diferentes linguagens nas aulas de Geografia pode contribuir tanto a motivação para o ensino quanto para a aprendizagem acerca dos fatos e fenômenos geográficos.Item Um estudo sobre o estado do conhecimento produzido em relação à tecnologia e educação de surdos no Brasil de 1999 a 2018.(2021) Miranda, Christianne Câmara Lopes Albuquerque; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Furtado, Maria Aparecida SilvaNeste estudo tem-se o objetivo de apresentar o conhecimento produzido pela ciência brasileira sobre educação de Surdos e suas relações com o uso de tecnologias, bem como os caminhos, os desafios e os direcionamentos para o que ainda não foi abordado. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é refletir sobre a convergência entre tecnologia e educação de Surdos por meio da análise de dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2018, disponibilizadas no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para tal, busca-se nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, dados e informações junto ao banco de teses e dissertações da CAPES sobre as pesquisas realizadas na convergência entre as áreas educação de Surdos e tecnologia. Após a pesquisa no banco de teses e dissertações da CAPES, foram encontradas 33 pesquisas que atendiam aos requisitos de tema e ano de defesa definidos anteriormente. Essas pesquisas foram analisadas a partir de categorias pré-definidas, a saber: se caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado ou doutorado, o ano da defesa, em qual região do país a pesquisa foi desenvolvida, em qual universidade, em qual programa de pós-graduação, se a pesquisa foi escrita por um autor Surdo ou ouvinte, apresentação de um breve resumo, o tema da pesquisa, os principais autores utilizados como referência (os 02 mais citados e os temas trabalhados por esses autores), qual o problema de pesquisa, qual a metodologia utilizada (qualitativa ou quantitativa, aplicada, teórica ou descritiva), qual tipo de tecnologia, os principais resultados, e as indicações de quais pesquisas podem ser desenvolvidas a partir da investigação finalizada. A partir do levantamento destes dados, foi possível fazer uma análise do que foi produzido na ciência sobre educação de Surdos e tecnologia durante 20 anos. As análises e reflexões realizadas sobre os dados coletados demonstram várias tendências, tais como a intensificação das pesquisas relacionadas à temática investigativa a partir da criação da Lei de Libras em 2002, a concentração das pesquisas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o predomínio do desenvolvimento de pesquisas de abordagem qualitativa, o surgimento e a importância de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores Surdos.Item Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades.(2018) Souza, Flávio Marcelo Gabriel de; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoEsta pesquisa objetivou compreender como a gamificação tem sido pensada quanto ferramenta didático-pedagógica incorporada pelas escolas, sob a perspectiva dos pedagogos. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Adotou-se o método netnográfico, o considerando mais adequado, uma vez que este estudo tratou sobre as possíveis aproximações entre a educação e os fundamentos dos games pela gamificação realizado por meio de contato virtual. Foram selecionadas quatro (4) instituições, sendo duas da rede particular de ensino, localizadas na cidade de São Paulo, capital, e outras duas que integram a rede pública de ensino, localizadas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Como teórico, orientado da análise de dados, foi adotada a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vigotski e pensadores recentes como Howard Gardner. Dos resultados desta pesquisa revelam um cenário onde a gamificação tende a se conectar com as práticas pedagógicas oportunizando um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais possam estreitar o distanciamento produzido pela imersão na cultura digital.Item Inserção de tecnologias no ensino de geografia : análise das contribuições de uma parceria com professores dos anos iniciais da educação básica.(2017) Paulo, Jacks Richard de; Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira; Bertin, MartaEste artigo analisa uma parceria de formação continuada sobre inserção de tecnologias no ensino e aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais da Educação Básica, envolvendo cinco professores da cidade de Ouro Preto-MG. Procedeu-as ao levantamento da prática dos professores com uso das tecnologias e a mediação dos professores universitários sobre novas possibilidades práticas. Constatou-se que a parceria pode contribuir para a inserção de tecnologias, em destaque ao abordar conceitos e construir conhecimentos necessários para a leitura e representação de mundo.Item Relato de experiência com o processo de ensino e aprendizagem em um curso de formação de professores na modalidade a distância.(Editora Atena, 2018) Paulo, Jacks Richard de; Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira; Bertin, MartaO estudo de caso investiga como ocorre o uso de metodologias ativas e tecnologias na disciplina de gestão de pessoas em um Centro Universitário da Serra Gaúcha e, identifica quais recursos tecnológicos e metodologias ativas têm sido usadas na disciplina que estão surtindo bom resultado. Visando entender quais desses recursos são essenciais para a aprendizagem efetiva. E indicar melhorias da prática ativa na disciplina em questão. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um questionário que foi aplicado em quatro turmas, com abordagem quali- quantitativa e realizada a análise dos dados via gráfico e análise de conteúdo. Onde o mínimo de aceitação dos alunos em relação às metodologias ativas foi de 75% para uma prática de confecção e apresentação de cartazes após análise de cases. Já de 80 a 89% aprovaram diversas práticas e recursos utilizados na disciplina e a maioria de 90 a 99% aprovaram uma grande quantidade de metodologias ativas e tecnologias como forma efetiva de aprendizagem. Por fim compreende- se que cerca de 90 a 99% dos alunos obtiveram aprendizagem de forma dinâmica, divertida e efetiva, além de elogiarem o formato em que a disciplina foi realizada. O que demonstrou a eficácia e aceitação do uso de metodologias ativas e tecnologias no ensino superior apresentando indicação também para outras disciplinas e estudos a esse respeito.Item As tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil : distanciamentos e aproximações.(2019) Cousiño Bareiro, Patricia Noemi; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Cardoso, Mara Yaskara Nogueira PaivaEsta investigação científica teve como objetivo principal o intuito de analisar os distanciamentos e aproximações em relação às contribuições das tecnologias na contemporaneidade para a formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no Paraguai e Brasil por meio da percepção de professores formadores e futuros professores. Para tal, a pesquisa se pautou em uma revisão junto à literatura específica que versa sobre a temática, atrelada por uma pesquisa de campo que foi realizada com professores e alunos que se disponibilizaram participar voluntariamente de uma Instituição pública de formação de professores, localizada no Paraguai e outra no Brasil, sendo que os sujeitos desta pesquisa foram vinte professores/as e vinte alunos/as dos Cursos de Pedagogia, que responderam um questionário, além desse instrumento foi também realizada uma entrevista com cinco docentes e cinco discentes de cada país para aquisição de informações sob o intuito de que os dados pudessem melhor consubstanciar nossas análises e reflexões, sobre como a formação de professores lida com os distanciamentos e aproximações em relação as tecnologias na formação docente em ambos os países. Os dados demonstraram que os professores nos dois países em questão se sentem desafiados a buscar informações que ultrapassam a dimensão de apenas informar em termos do conhecimento produzido sobre o mundo, o que direciona o olhar para si mesmo sobre o modo de ensinar e aprender de modo crítico por meio das tecnologias.Item O uso do software Geogebra na educação básica : reflexões sobre o que revelam as pesquisas de formação continuada de professores no período de 2008 a 2020.(2022) Dias, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Mengalli, Neli MariaA sociedade tem presenciado, em curto espaço de tempo, inúmeras transformações e mudanças associadas ao avanço tecnológico, principalmente, reflexos no campo educacional. Nesse contexto, o Ensino da Matemática vive uma fase de aproveitamento e descobrimento de novos instrumentos e possibilidades, um fato que têm despertado o interesse de diversos pesquisadores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, (TDICs). Apesar de tais apontamentos, pode-se perceber que ainda pairam dúvidas e incertezas sobre formação de professores de Matemática em face dessas demandas. Emerge daí a lacuna de que não está tão claro nas pesquisas que abordam sobre as TDICs e os novos caminhos ou possibilidades de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento na Educação Básica por meio do uso do software GeoGebra. Nesta perspectiva, a questão norteadora busca investigar: O que se pode perceber que ainda não está evidente nas pesquisas sobre as TDICs, em especial sobre a formação de professores de Matemática da Educação Básica e o uso do software GeoGebra? Quanto ao objetivo deste estudo, é analisar as perspectivas de formação continuada de professores de Matemática para a utilização do software GeoGebra na Educação Básica. Para atingir tal propósito, a pesquisa se apoia em duas metodologias, a Qualitativa, que por meio de um corpus de análise, baseado nos critérios de seleção das dissertações que foram analisadas sobre formação continuada no ensino de Matemática, mediado pelo software GeoGebra no período de 2008 a 2020, junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a metodologia de História de Vida. Os dados da pesquisa evidenciaram que, apesar dos múltiplos desafios para o uso do GeoGebra, os docentes não podem ficar alheios ao desenvolvimento tecnológico e social, já que as tecnologias se mostraram um recurso facilitador para os processos educativos no campo educacional.Item Ver-ser-tão : foto-grafias pela paisagem imaginada do Complexo Arqueológico Nova Esperança-AL.(2023) Silva, Paula Louise Fernandes; Bertin, Marta; Bertin, Marta; David, Cesar De; Alves, Kerley dos SantosOs vestígios arqueológicos são importantes fontes de informação e conhecimento sobre a sociedade e a história humana, capazes de despertar a curiosidade, além de serem vistos como um estímulo para a produção de renda econômica, a exemplo do turismo. Propõe-se nesta pesquisa um estudo de caso buscando evidenciar as relações do Patrimônio Cultural e Natural por meio dos sítios arqueológicos com registros de pinturas rupestres no Assentamento Nova Esperança (ANE), em Olho D’Água do Casado, sertão de Alagoas. Para isso, será abordada a temática do Turismo Sustentável que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Associação Pegadas na Caatinga – constituída em sua maioria por mulheres moradoras do assentamento rural e responsáveis pela organização do complexo arqueológico –, sendo este trabalho visto como significativa fonte de salvaguarda, promoção e proteção não só do Patrimônio, mas dos agentes sociais que formam a comunidade. Inserido na ampla temática em torno da relação entre Patrimônio e Turismo, e compreendendo o mesmo como fenômeno social, econômico e espacial, problematiza-se de que forma a atividade turística pode vir a interferir no cotidiano dos sujeitos sociais do lugar, assim como busca identificar possíveis reflexos do turismo desordenado que vem ocorrendo na região dos cânions do rio São Francisco no ANE. Teve como objetivo identificar e qualificar as imbricações entre agentes locais – moradores do assentamento – com as atividades turísticas, identificando as narrativas da comunidade, abordando aspectos relacionados à paisagem, memória e à subjetividade. Partindo de uma investigação fotoetnográfica, propõe-se como instrumental metodológico a realização de trabalho de campo e a produção qualificada de registros fotográficos, sendo aqui utilizados como instrumento de escrita e ação educativa.Item Vídeos do YouTube : aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento.(2020) Franco, Lenon Cardoso; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Bertin, Marta; Costa Júnior, JoséAo nos referirmos as redes sociais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), podemos falar em Web 2.0 ou a segunda geração de serviços disponíveis na internet que vem proporcionando práticas colaborativas via Web e a partir de contextos inovadores, surge a plataforma YouTube como facilitador e agregador interativo, no contexto de videoaulas disponíveis na plataforma. O estudo objetivou analisar as contribuições dos vídeos do YouTube para o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos abordados com estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Ouro Preto – MG, do 9° ano do ensino fundamental (n = 20) e do 1° ano do ensino médio (n = 10). Os dados foram coletados a partir de um questionário com perguntas mistas e que traçou o perfil sociodemográfico da amostra, composta por indivíduos com idades entre 14 e 16 anos, com predominância de estudantes do sexo feminino e da cor parda. A análise de dados foi trabalhada considerando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e a partir dos pressupostos abordados pela autora emergiram três categorias, “A percepção de estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio sobre a plataforma YouTube”, “A mediação pedagógica e a influência das TDICs neste processo” e “Tecnologias audiovisuais associadas aos dispositivos de produção, reprodução e manipulação de conteúdos: O caso da plataforma YouTube”. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados consideram a plataforma YouTube como um recurso fundamental em seu processo educativo, reconhecem aspectos interativos que a transformam em um ambiente virtual de aprendizagem e compreendem a configuração de videoaulas disponíveis no YouTube, o que contribui para a predileção dos sujeitos pelos vídeos. É perceptível que professores dos sujeitos pesquisados se utilizam deste recurso como parte do processo de ensino ao considerar ações de mediação pedagógica, essencial na desmistificação do conceito de nativos digitais e que a instituição familiar está inserida no processo ao nos referirmos às TDICs. Com relação as disciplinas mais buscadas na plataforma, verificamos a predominância de disciplinas como Matemática e Ciências Naturais. Foi observado que os estudantes têm preferência por pesquisar e assistir videoaulas disponíveis no YouTube através do seu smartphone e que preferem acompanhar estes vídeos em sua residência. Os resultados do presente estudo podem subsidiar novas metodologias de ensino que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem com o intuito de contribuir para melhorar a relação do binômio professor-estudante, favorecendo uma utilização coletiva, democrática e significativa de redes sociais como a plataforma YouTube, mas ponderamos a importância da mediação pedagógica neste processo, pois dependendo das práticas instituídas ou instituintes, as videoaulas podem reafirmar práticas centradas no falar-ditar docente.