Navegando por Autor "Barroso, Alan Villela"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Espetáculos em Leopoldina : um breve histórico das artes cênicas no interior de Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX.(2021) Barroso, Alan Villela; Maciel, Paulo Marcos CardosoO artigo é resultado de uma pesquisa em andamento que busca delinear os contextos históricos sobre o teatro e as Artes Cênicas na Zona da Mata mineira, sobretudo, em Leopoldina, durante o final do século XIX e início do XX, investigando, ao mesmo tempo, os indícios que contribuíram para o desenvolvimento de culturas no Município e que, assim, fomentaram o surgimento de uma vida teatral em atividade na região.Item Trajetória do espetáculo em Leopoldina : um recorte sobre as Artes Cênicas no interior mineiro durante o final do século XIX e início do século XX.(2022) Barroso, Alan Villela; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Santos, Clóvis Domingos dos; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Rabetti, Maria de Lourdes; Mollo, Helena MirandaEsta pesquisa investigou a história do teatro e das Artes Cênicas em Leopoldina, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, do ponto de vista da imprensa local, buscando compreender, ao mesmo passo, as condições que propiciaram a existência de uma vida teatral mais regular em Leopoldina e, de maneira mais geral, em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX. Na lacuna de registros físicos e materiais deixados pelos artistas que se apresentaram ao longo do período investigado, adotou-se uma metodologia de pesquisa documental em fontes periódicas que circularam a época, entre elas, O Leopoldinense, jornal inaugurado em 1879, e a Gazeta de Leopoldina, em 1895, onde foram encontradas e analisadas notícias, críticas teatrais e anúncios de espetáculos, cujas informações, extraídas e organizadas, por sua vez, cruzadas com a bibliografia especializada, discorrem sobre os principais aspectos que circunscrevem a produção teatral e o incremento do teatro no interior mineiro, a partir de Leopoldina, em diálogo com a historiografia do teatro brasileiro no mesmo período.