Navegando por Autor "Barbosa, Bárbara Maria Chaves"
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Item A potência da corpo-poesia de Miró da Muribeca.(2022) Barbosa, Bárbara Maria Chaves; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Souza, Ana Lúcia SilvaEsta dissertação, intitulada A potência da corpo-poesia de Miró da Muribeca, tem por objetivo buscar por elementos de uma política de vida nos corpos-poéticos encarnados por Miró da Muribeca, autor expressivo da literatura contemporânea pernambucana. Nosso texto está dividido em quatro capítulos complementares, que na unidade do texto representam o todo da análise. Ainda, à medida em que avançamos teoricamente, intercalamos nossa reflexão com poemas, confissões e teorias de Miró, com as quais vamos dialogando. Em nossos capítulos introdutório e segundo, apresentamos o poeta e adentramos em uma reflexão que coloca sob tensão o cenário literário brasileiro. Reivindicamos os processos de constituição e de legitimação das Literaturas Negro-Brasileira e Periférica como um norte para a compreensão do que está implicado em uma pressuposta falta de diversidade daqueles que são considerados autores de Literatura no Brasil. Também, passamos pelo território da Muribeca, muitas vezes substância poética do autor em análise. Em nosso capítulo terceiro, investigamos como se dá caracterização da literatura de Miró, tanto pelo próprio poeta e por seus parceiros de poesia quanto por sua recepção institucionalizada, em particular, pela crítica literária acadêmica. Investigação que busca reforçar o argumento de que adjetivação de uma dada literatura ou de poeta implica diretamente no modo como a materialidade de sua obra é compreendida. Por fim, em nosso capítulo quarto nos debruçamos sobre a noção de corpo-texto, e em diálogo com os estudos da performance-arte, tecemos relações entre corporeidade e memória. Neste capítulo evocamos os conceitos de mandinga e de alegrismo para evidenciar a potência da obra de Miró. Assim, fechamos o intento de percorrer um caminho de análise que buscou ir para além de categorizações e reduções do autor e de sua poética, mas que não se esquivou de mobilizar contextos, discursos e conceitos para assentá-lo criticamente.