Navegando por Autor "Antunes, Samir"
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Item Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.(2018) Antunes, Samir; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Turrer, Daisy Leite; Maciel, Paulo Marcos CardosoEste estudo objetivou apresentar elementos de teatralidade na obra literária O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha (1605 e 1615), do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para identificar tais elementos, são utilizados, além das noções acerca da teatralidade, pesquisas nas áreas da commedia dell'arte e do entremez Los Romances. Foram investigados aspectos da biografia de Miguel de Cervantes relativos à sua presença no teatro espanhol entre os séculos XVI e XVII. Tudo isso foi organizado a partir das imagens cênicas da obra Dom Quixote, levando-se em consideração os dois tomos. Os principais teóricos e pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa foram Josette Féral, José Sanchis Sinisterra, Marco Antônio Lopes, Amparo Juan Bolufer, Edwirgens de Almeida, Julio Vélez-Sainz, Héctor Urzáiz, Roberta Barni, Ramón Menéndez Pidal, Jean Canavaggio, Roger Chartier, André Carreira, entre outros. As teatralidades presentes em Dom Quixote são reconhecidas pela dimensão do olhar do leitor/espectador, inerente ao teatro, mediante a obra; pela construção literária cervantina, tendo como base as personagens e roteiros teatrais (canovaccio) da commedia dell'arte e, também, a dramaturgia do entremez Los Romances; e pela anacronia advinda da multiplicidade de gêneros literários que compõem as narrativas secundárias se entrecruzando à principal – dom Quixote e Sancho Pança. Foram considerados, ainda, nesta visada cênico-literária, os elementos autobiográficos que o próprio autor inseriu na história, tais como os desdobramentos da figura do narrador como personagem e autor, ou das demais personagens da obra. Tudo isso revela a construção cênica de Dom Quixote e sua forte presença no teatro da atualidade, inclusive há exemplificações de obras teatrais decorrentes dessa eminente literatura e do teatro contemporâneo, evidenciando a anacronia dessa obra.