Navegando por Autor "Andrade, Emmanuel Paiva de"
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Item Economia Solidária e a dimensão cognitiva da experiência dos catadores.(2020) Alves, Jean Carlos Machado; Veloso, Letícia Helena Medeiros; Andrade, Emmanuel Paiva de; Silva, Andreia Maria daO objetivo do artigo é refletir sobre as possibilidades e os desafios de uma “outra economia”, representada pela chamada Economia Solidária, a partir da descrição das experiências de associações de catadores de materiais recicláveis vinculadas a uma rede de catadores em Minas Gerais. O artigo se baseia em pesquisa qualitativa, alguns conceitos e dados relativos às atividades diárias das associações. Concluímos sugerindo que, embora os desafios, entraves e a sujeição quase inevitável à lógica capitalista continuem dando as cartas no jogo social, existe potencial, a partir dessas formas de organização, para alguma emancipação e enfrentamento das forças mais profundas que regulam a sociedade capitalista e mantêm a taxa de exploração em níveis insuportáveis.Item Gestão das tecnologias da informação : realidade e desafios na estratégia de fortalecimento de empreendimentos da economia solidária.(2022) Alves, Jean Carlos Machado; Melo, Alisson Marques de; Andrade, Emmanuel Paiva de; Oliveira, Fabrício Batista de; Zotes, Luís PerezAs tecnologias da informação (TI) se tornaram importantes recursos para os diferentes processos de trabalho das organizações. No contexto de organizações da Economia Solidária (ES) a utilização dessas tecnologias pode se tratar de questões de sobrevivência e estratégia para a organização. Desta forma teve-se como objetivo investigar os desafios na gestão das tecnologias da informação no processo de fortalecimento de movimentos sociais solidários tendo como base as experiências de empreendimentos de Economia Solidária nas cidades de João Monlevade e Nova Era em Minas Gerais – Brasil. Quanto a metodologia realizou-se uma abordagem qualitativa, observação participante, visitas in loco, pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se dados sobre o uso das TI, processos produtivos e a gestão nos empreendimentos. Os resultados demonstraram fragilidades, limitações, potencialidades, necessidades e desafios no que se refere a ES e TI. Mas, também oportunidades aos profissionais de TI atuarem como mediadores no processo de inclusão e desenvolvimento humano.Item Gestão do conhecimento como estratégia para a sustentabilidade de uma incubadora tecnológica de cooperativas populares.(2023) Alves, Aline Mara Soares; Pereira, Alana Deusilan Sester; Alves, Jean Carlos Machado; Pereira, Alana Deusilan Sester; Alves, Jean Carlos Machado; Morais, Isabela Carvalho de; Andrade, Emmanuel Paiva deO conhecimento possibilita às organizações a definição de estratégias em busca de sua sobrevivência. Buscando ações que visem a sustentabilidade, as organizações, bem como incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs), precisam definir estratégias para propiciar o aperfeiçoamento e a incorporação do conhecimento à cultura organizacional. As ITCPs inseridas no contexto de instituições de ensino superior (IESs), são vistas como uma forma de aplicação da extensão universitária que combina esforços individuais no intuito de alcançar propósitos coletivos. Assim, possuir a gestão do conhecimento (GC) como uma estratégia organizacional pode possibilitar que a ITCP saiba lidar com seus conhecimentos para alcançar seus objetivos internos e aqueles vinculados às ações de assessoria. Desse modo, esta pesquisa teve como intuito propor possíveis estratégias de GC que visem a sustentabilidade das ações de uma ITCP. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, baseado nas experiências de uma ITCP, definida na instituição a qual está inserida, como um laboratório de extensão. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: observação participante; entrevistas semiestruturadas com membros da ITCP, guiadas por roteiro; e análise documental a partir de registros disponibilizados pela ITCP. Buscou-se, por meio deste trabalho, compreender a metodologia de trabalho da ITCP e as relações que ela estabelecia, assim como identificar processos de conhecimento e práticas de GC existentes na incubadora e associadas a esses processos. Foi analisada a sustentabilidade da ITCP considerando as dimensões econômica, política, social, de gestão e de formação, o que possibilitou a identificação de problemas de conhecimento que poderiam ser obstáculos no desenvolvimento das ações da ITCP e propensos a impactar a sustentabilidade da incubadora, além de atingir aqueles apoiados por ela. Assim, entendendo esses problemas, foram sugeridas ações voltadas ao conhecimento considerando o contexto da ITCP estudada e as estratégias existentes. Por fim, foi proposto um framework de GC adaptado da teoria que visou incluir aspectos considerados relevantes pelos membros da incubadora, que foram expostos nas entrevistas, unindo a essa construção as reflexões estabelecidas quanto ao conhecimento e à sustentabilidade. Ademais, este estudo teve por intuito contribuir com a teoria de GC relacionando a estrutura organizacional de uma ITCP, sua sustentabilidade e os preceitos da filosofia que embasam suas ações, com os conhecimentos existentes e desafios a serem enfrentados quanto ao conhecimento e a continuidade de suas ações.Item Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.(2018) Andrade, Emmanuel Paiva de; Martins, João Paulo Ferreira; Costa, Siena Alves; Andrade, Gustavo Naciff de; Alves, Jean Carlos MachadoEm um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.