Navegando por Autor "Amorim, Bernardo Nascimento de"
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Item Contornando a eternidade : Murilo Mendes, da poética essencialista à poesia pós-utópica.(2016) Stringuetti Filho, Luiz Martinho; Bignotto, Cilza Carla; Amorim, Bernardo Nascimento de; Machado, Carlos Eduardo Lima; Amorim, Bernardo Nascimento de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Bignotto, Cilza CarlaNo enfoque da multiplicidade de soluções estéticas encontradas na heterogênea trajetória poética de Murilo Mendes, o presente trabalho de pesquisa busca abordar a reflexão sobre o tempo e a intertextualidade como fatores temático-composicionais de continuidade em sua obra. Neste intuito, nossa reflexão parte de uma análise comparativa de determinada poesia de caráter religioso do autor, aqui focada na obra Sonetos brancos (1946-1948) e sua poética ulterior, de matiz culturalista e traços construtivistas, abordada por uma leitura sumária de Convergência (1970).Item De como responder a uma "acumulada ferida": sobre o trabalho de memória na poesia de Conceição Lima.(2020) Amorim, Bernardo Nascimento deEm “1953”, poema de A dolorosa raiz do micondó, de Conceição Lima, fala- -se do Massacre de Batepá, acontecimento que entrou para a história de São Tomé e Príncipe como marco para a imaginação de uma identidade coletiva, relacionada à luta pela libertação do país do domínio colonial. Trata-se de evento traumático, cuja violência a poesia de Lima trabalha para que não se esqueça, lançando luz sobre feridas que são parte constituinte de uma memória nacional. Feridas de natureza semelhante também são abordadas em outros poemas da autora, como na sessão de O país de Akendenguê intitulada “Os fantasmas elementares”. Tendo em vista o trânsito entre a violência de Batepá e a ação daqueles cujo legado pode apontar os caminhos do futuro, pretendo mostrar alguns dos diálogos que se estabelecem na poesia de Lima, projetando um mundo com mais espaço para a justiça e a solidariedade do que para a inimizade.Item Do clube à tribo, de Milton a Djonga : sobre algumas passagens e protagonistas da canção mineira.(Editora LED, 2023) Oliveira, Elder Natan Pinto de; Amorim, Bernardo Nascimento deItem Do micondó ao mangue : desenterrar a dolorosa raiz de Conceição Lima.(2018) Aleixo, Camila Dias de Souza Christo; Amorim, Bernardo Nascimento de; Galery, Maria Clara Versiani; Moreira, Wagner José; Amorim, Bernardo Nascimento deEsta pesquisa compartilha a leitura de alguns poemas encontrados na coletânea A dolorosa raiz do micondó (2006), de autoria da escritora e jornalista Conceição Lima, natural de São Tomé e Príncipe. Com o intuito de pluralizar tal leitura, tentou-se aproximar sua poesia e as reflexões suscitadas pelo testemunho na literatura de fatos históricos marcados pela catástrofe, em especial, mas não somente, os datados no decorrer do século XX. A poesia e sua linguagem funcionam, dentro dessa abordagem, como espaço generoso para a lida com o passado e suas dores. Dos 27 poemas da coletânea, alguns foram ofertados como testemunhos poéticos da escritora. Foram esses registros que tornaram possível a busca pela dolorosa raiz, as diferentes tentativas de trazê-la à superfície. Os caminhos percorridos durante a leitura expuseram de maneira crítica as realidades que Lima resgata para compor sua obra, como a do africano, como a do são-tomense, como sua própria, enquanto escritora e jornalista atenta ao seu tempo e às mazelas a ele pertinentes.Item Em primeira(s) pessoa(s) : a memória individual no contexto da África e na perspectiva de Ngugi wa Thiong'o.(2020) Cândido, Marcelo França Marques; Amorim, Bernardo Nascimento deNo presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da primeira pessoa na literatura contemporânea como responsável por uma possível crise da ficção. Abordamos interseções que o universo literário mantém com o relato memorialístico, de maneira a destacar um tipo de relação que, com as experiências traumáticas do século XX, adquire mais ampla significação, sugerindo tanto uma instância fundamental para os indivíduos que viveram traumas, quanto para as culturas às quais pertencem. Com o foco na experiência africana, trazemos o exemplo de Sonhos em tempo de guerra, primeiro volume da trilogia autobiográfica de Ngũgĩ wa Thiong’o, que afirma a literatura como espaço de reconstrução do sujeito fragmentado a partir do relato autobiográfico, mas não narcísico.Item Entre a conservação (do eu) e a (sua) dispersão : tensões e transcendência em céu em fogo, de Mário de Sá-Carneiro, um exemplar das escritas modernas do eu.(2015) Amorim, Bernardo Nascimento deNa obra de Mário de Sá-Carneiro, identifico dois tipos de tensão que me parecem recorrentes, manifestando-se como centrais para a sua poética. O primeiro tipo seria composto pelos movimentos de ascensão e queda; o segundo apresentaria a oposição entre a conservação e a dispersão. Focalizando dois textos de Céu em fogo, ambos marcados pelo jogo ficcional com a escrita diarística, é esta última oposição que procuro aqui explorar, notando algumas de suas nuances e tendo em vista, em particular, a presença da ideia de transcendência, a qual, iluminando um certo trânsito para a alteridade, revelar-se-ia como elemento fundamental do modo como o autor pensa e escreve sobre a própria experiência subjetiva.Item Escapando do supermercado cultural : Ngũgĩ wa Thiong’o e os usos da narrativa de vida.(2021) Cândido, Marcelo França Marques; Amorim, Bernardo Nascimento de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Cornelsen, Elcio Loureiro; Bispo, Fábio SantosImportante escritor e pensador pós-colonial, Ngũgĩ wa Thiong’o nasceu no Quênia em 1938 quando o país ainda se via sob o domínio imperial britânico, em vias de se transformar em palco da turbulenta guerra de independência. Nessa dissertação, nos centramos na análise do livro Sonhos em tempo de guerra: memórias de infância de Ngũgĩ no qual, muito mais do que narrar sua infância e adolescência na terra natal e trazer várias reflexões sobre aquele tempo e espaço para a nação, também cria um intrincado projeto com vários vetores de fuga do que Stuart Hall chama de “supermercado cultural”, efeito consequente da globalização no qual as identidades parecem flutuar livremente, disponíveis para que as usemos ou não, produtos do neoliberalismo. Autores pós-coloniais, nesse sentido, fariam parte do crescente interesse pósmoderno no consumo deliberado de identidades. Após levantarmos a trajetória intelectual de Ngũgĩ e, em seguida, a questão da mercadologização do pensamento/narrativas pós-coloniais, buscamos analisar seu relato memorialístico num movimento de contração e expansão, encontrando redes de sentido que perpassam a própria obra, e outras que a extrapolam, convocando diálogos com diversos autores – principalmente pós-coloniais –, no intuito de apontar que a obra pressente a homogeneização cultural característica do contemporâneo e, assim, cria rotas de fuga para se complexificar o suficiente para não ser absorvida pelo mercado. Assim, será possível perceber que, para densificar sua obra, Ngũgĩ incorre em dois principais assuntos: a questão da Memória Cultural e a apresentação da formação do sujeito em sua singularidade.Item Escrever, conhecer : a procura da sociedade africana na poesia de Paula Tavares.(2019) Amorim, Bernardo Nascimento deEm entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, de 1985, Paula Tavares falava da importância da região onde nasceu, a Huíla, no sul de Angola, para a configuração de sua poética. Nos seus termos, tratava-se de um lugar que “era o limite entre duas sociedades bem distintas: a sociedade europeia [...] [e] uma sociedade africana que era ignorada pela sociedade europeia”. Da sociedade africana procurava se aproximar essa poesia, buscando alguma compreensão de coisas que “escapavam” à autora, mas que ela “desejava perceber”. Apresentava-se, então, a poesia como instrumento para o conhecimento de um mundo que não se conseguia “compreender inteiramente”. A partir de algumas sugestões que recolho em um texto de Amílcar Cabral (“O papel da cultura na luta pela independência”) a respeito do conceito de cultura e da constituição das sociedades africanas modernas, bem como da análise de três poemas de diferentes momentos da obra de Tavares, procuro observar alguns dos modos como a poética em questão realiza a aproximação que tem em vista, considerando-se certas potencialidades e limitações que aí entram em jogo.Item A ferida ainda não cicatrizada : memória, trauma e testemunho em K. relato de uma busca, de Bernardo Kucinski.(2022) Silveira, Alexandre Henrique; Amorim, Bernardo Nascimento de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cury, Maria Zilda FerreiraO romance K. Relato de uma busca (2011), de Bernardo Kucinski, toma para si a tarefa dolorosa de representar um acontecimento traumático, o desaparecimento da irmã do autor, Ana Rosa Kucinski, priorizando, para tanto, o trabalho com a linguagem literária. Misturando fatos e ficção, história e literatura, o romance se constitui como um testemunho ficcional. Apesar de forte dimensão pessoal, o autor se apaga no texto para dar protagonismo ao seu pai, o escritor e poeta judeu Majer Kucinski, na forma do personagem K., que imigrou para o Brasil com a família, após a ocupação alemã na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. O presente trabalho tem por objetivo propor uma leitura do romance, discutindo as questões de memória, testemunho e trauma. Considerando a memória do passado ditatorial como um espaço em disputa, no Brasil, se percebeu que o romance trabalha com as experiências de um grupo silenciado, qual seja, os familiares de desaparecidos políticos, na tentativa de retirar do espaço privado suas memórias, espalhando-as para um público mais amplo, através da literatura. Com foco na questão do testemunho, se averiguou que as noções de testis e de superstes estão presentes no romance, o que implica, de início, a escrita de acontecimentos traumáticos do passado, e, de modo mais amplo, a percepção da literatura como um meio de fazer justiça, diante da impunidade. Com uma estrutura fragmentada e polifônica, o romance rejeita totalidades e imparcialidades. Nesse sentido, se cogitou que a narração da obra trabalha a partir dos restos do passado. O romance de Kucinski revela sua importância para a literatura brasileira ao se constituir como esse objeto que comunica vivências da ditadura brasileira, endereçando essa ferida, ainda não cicatrizada, a outros.Item Itamar Assumpção : perto do coração absurdo.(2020) Pascucci, Felipe Augusto; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Amorim, Bernardo Nascimento de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Menezes, RoniereComposta por três eixos temáticos globais, e contíguos, a presente dissertação deixa-se levar pela audição dos três primeiros discos do cantor e compositor paulista Itamar Assumpção (1949 – 2003): Beleléu, Leléu, Eu (Lira Paulistana, 1981), Às próprias custas S/A (Isca Gravações Musicais LTDA, 1982) e Sampa Midnight (Mifune Produções, 1985). Nessa rota, memória, música e política confluem e traçam a cartografia de um país atormentado, mas pulsante.Item A literatura de cordel como elemento de resgate e preservação da memória coletiva do povo nordestino.(2020) Silva, Dâmares Carla da; Amorim, Bernardo Nascimento de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Morais, Regina Aparecida de; Gama, Mônica Fernanda RodriguesEsta dissertação tem como objetivo descrever, a partir das análises de quatro poemas de cordel, alguns dos principais elementos constituintes da memória coletiva do povo nordestino. Com base em estudos sobre memória coletiva e lançando mão da história oral como estratégia metodológica, este texto apresenta, ainda, fragmentos de entrevistas concedidas por poetas populares da região Agreste de Pernambuco. As vozes dos cordelistas, neste estudo, resgatam uma parte importante da história da literatura popular da região e fornecem pilares nos quais as análises dos folhetos tiveram apoio. Por se tratar de um lugar onde se desenvolveu um conjunto de tradições culturais que fazem parte da identidade e da memória do Nordeste brasileiro, a cidade de Caruaru (PE) foi eleita como locus de pesquisa. Este trabalho revela o dinamismo que a literatura de cordel segue mantendo na história da sociedade nordestina, mesmo em face das céleres reformulações sociais e culturais enfrentadas pela região.Item O local e além : as poéticas em trânsito de Paula Tavares e Conceição Lima.(2020) Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo apresenta apontamentos acerca de traços característicos das poéticas de Paula Tavares e Conceição Lima, com referências aos dois primeiros livros da angolana, Ritos de passagem (1985) e O lago da lua (1999), e ao segundo e ao terceiro da são-tomense, A dolorosa raiz do micondó (2006) e O país de Akendenguê (2011). Procuro pensar sobre como tais poetas lidam com a herança que seus predecessores lhes legaram, demonstrando de que forma, consciente e propositalmente conectadas com determinados lugares, ambas fazem também o elogio da travessia, constituindo-se como exemplares de uma postura avessa a qualquer monolitismo.Item A memória do Simbolismo na obra de Alphonsus de Guimaraens.(2017) Paula, João Eustáquio Evangelista de; Perpétua, Elzira Divina; Perpétua, Elzira Divina; Marques, Reinaldo Martiniano; Amorim, Bernardo Nascimento deEsta pesquisa analisa a ocorrência da memória do Simbolismo na obra de Alphonsus de Guimaraens, por meio do estudo de seu epistolário e de suas crônicas para ratificar as relações entre as cartas, as crônicas e sua produção poética e, por conseguinte, verificar a contribuição dos poetas modernistas no processo de difusão da memória simbolista. Como suporte dessa memória, no capítulo I consideramos, sobretudo, a visita de Mário de Andrade a Alphonsus de Guimaraens, ocorrida no dia 10 de julho de 1919, que foi o marco para a difusão nacional da obra do poeta ouro-pretano, iniciada uma semana depois, quando esse encontro foi registrado pelo visitante na revista paulista A Cigarra. Os ecos daquele momento também figurariam no poema “A visita”, de Carlos Drummond de Andrade. Somente a partir de 1938, surgem edições de suas poesias completas, por iniciativa de Manuel Bandeira e João Alphonsus, quando o prestígio do grande poeta simbolista começa realmente a consolidar-se. A análise da correspondência ativa e passiva do simbolista mineiro, cotejada no capítulo II, também constituiu parte importante nesse processo de reconhecimento e reavivamento da memória simbolista, num colóquio que desvela os bastidores do “ateliê literário” alphonsino. Já no capítulo III, as crônicas, embora não fossem uma especialidade do Solitário de Mariana, por se autodeclarar “essencialmente poeta”, figuraram como um “laboratório do poeta”. As cartas como “pegadas dos processos de criação”, o registro do fazer literário, e as crônicas como um “laboratório”, são uma antecipação de temas que mais tarde foram explorados em seus poemas, principalmente, na obra Kiriale (1902).Item Memórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário.(2022) Silva, Ana Luiza Freitas Franca; Soares, Ivanete Bernardino; Soares, Ivanete Bernardino; Amorim, Bernardo Nascimento de; Diniz, Lígia GonçalvesNossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura, através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da memória.Item Não nos cabe o silêncio das montanhas : ensaios acerca da poesia mineira contemporânea.(Editora LED, 2023) Amorim, Bernardo Nascimento de; Moreira, WagnerItem A negritude na poesia cabo-verdiana : uma polêmica.(2019) Martins, César Francioso; Perpétua, Elzira Divina; Guimarães, Raquel Beatriz Junqueira; Amorim, Bernardo Nascimento de; Perpétua, Elzira DivinaMotivado, por um lado, pelo polissêmico e por vezes controverso conceito de negritude e, por outro, pela polêmica existente entre os estudiosos da área acerca da presença ou não de expressões de uma “legítima” negritude não só em Cabo Verde, mas em toda África lusófona, o presente trabalho visa investigar a existência ou não de manifestações da negritude no interior da poesia cabo-verdiana. Para tal, partindo da realização de um inventário acerca do conceito e das noções de negritude através dos tempos, a pesquisa que aqui se apresenta propõe a investigação sobre a presença ou não de expressões desse sentimento de pertença africanista no interior da poesia caboverdiana em três publicações representativas de três diferentes momentos históricoculturais do arquipélago africano: os três primeiros números de Claridade: revista de arte e letras (1936/1937) tomados em conjunto; a obra Literatura Africana de Expressão Portuguesa – Poesia: antologia temática (1967, organizada pelo angolano Mário Pinto de Andrade); e Cabo Verde: antologia de poesia contemporânea (2011, organizada pelo brasileiro Ricardo Riso). Em seguida, buscamos ainda expandir a abrangência do estudo estendendo brevemente a investigação para além dos três períodos representados pelas obras acima mencionadas em direção a momentos como o Nativismo pré-claridoso, a Geração da Nova Largada e a contemporaneidade. Após o que, tecemos nossas considerações finais acerca da questão inicial sobre a presença ou não de manifestações da negritude na poesia cabo-verdiana.Item Negritude, Craveirinha, Sartre : de uma obra apenas começada.(2020) Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo procura conectar a ideia de negritude que Jean-Paul Satre apresenta em "Orfeu Negro" (1948), acrescida da perspectiva por ele adotada no seu prefácio Os condenados da terra (1961), de Frantz Fanon, com a poesia de Xingubo (1964), livro de estreia do moçambicano José Craveirinha. Intenta-se mostrar que a proposta combativa analisada nas obras em questão, profundamente críticas do sistema colonial e dos imperalismos europeu e norte-americano, completa-se com a projeção de um futuro, ainda não alcançado, em que racismo e um humanismo excludente serão coisas do passado.Item No altar da arte : sobre alguns anseios na obra de Mário de Sá-Carneiro.(2013) Amorim, Bernardo Nascimento deO texto que a seguir se apresenta aborda a obra de Mário de Sá-Carneiro tendo como ponto de partida a constatação de que se encontram, nela, traços evidentes de uma certa tradição da poesia moderna, em suas vertentes de oposição ao mundo que se consolida a partir do século dezenove e de proposição de novos mundos e novos mitos. Procura-se aproximar a obra em questão de algumas ideias expostas por Fernando Pessoa, com o intuito de demonstrar a afinidade entre os dois autores e o seu pertencimento à mencionada tradição, sem perder de vista, contudo, as particularidades da poética de Sá-Carneiro, as principais tensões que fazem com que ela se coloque em movimento e construa os seus sentidos.Item Nos limites da modernidade : a poesia marginal entre campos e espaços.(2013) Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo tem por objetivo descrever alguns aspectos que envolvem a chamada poesia marginal brasileira, em particular, em sua relação com a crítica literária e com as transformações por que esta passava no momento da eclosão do movimento, nos anos 1970. Como o título indica, procura-se pensar tal produção poética em termos de um enquadramento histórico, tendo em vista os princípios contrastantes que informavam as gerações anteriores e aquelas que acabariam por abrir o caminho para o fim do século XX, na cultura e na literatura nacionais. Pretende-se, ainda, enfatizar uma possibilidade de distinção, e mesmo a de um juízo, a partir da comparação entre dois importantes poetas do período.Item Pessoa e Platão : alguns contatos.(2014) Amorim, Bernardo Nascimento deO texto que ora se publica é o resultado da vontade de aproximação entre dois autores de campos diferentes, um poeta e um filósofo, separados por mais de dois milênios de história. Em Platão, o fundador da Academia, vislumbrasse o nascimento da filosofia ocidental, ou, pelo menos, como muito se tem dito, da metafísica do Ocidente. Em Fernando Pessoa, a metafísica, como muitas outras ideias e posições, será objeto de fundo e dramático questionamento, envolvendo a experiência subjetiva, a perspectiva do poeta lírico, em tempos modernos. O artigo focaliza alguns dos pontos de contato entre os dois autores, ressaltando atritos e afinidades, com a crença de que tal procedimento possa jogar luz à compreensão de questões que permanecem prementes no presente.