Navegando por Autor "Amaral, Wellington Geraldo Lima"
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Item Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.(2019) Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Ferry, Alexandre da SilvaAs atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.Item A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?(2016) Souza, Gabriela Guerra Leal de; Oliveira, Lisandra Brandino de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Alexsandro Luiz dos; Horta, Aline Luciano; Alvarenga, Ana Cláudia; Santos, Derli Barbosa dos; Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Costa, Fernando Vieira; Matta, Flaviane da Silveira Paiva e; Araújo, Gabriela da Silva; Vieira, Graciene Carvalho; Estevão, Isabel Cristina Alves; Lopes, Klinger Carlos Silva; Celestino, Marcelo Silva; Lana, Marcia Priscilla Castro; Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Valadares, Paulo Augusto; Martins, Rafael; Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Silva, Victor Peres; Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Wflander Martins deQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.