Navegando por Autor "Alves, Marcus Vinícius Vieira"
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Item Um estudo sobre o potencial uso de aplicativos para a aprendizagem de inglês como LE no ensino híbrido.(2022) Alves, Marcus Vinícius Vieira; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Carvalho, Fernanda PeçanhaO objetivo principal desta pesquisa de mestrado foi investigar, dentro de uma estratégia de Ensino Híbrido, as potencialidades de três aplicativos desenvolvidos para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira (LE): o Cake, o Duolingo e o Hello Talk. Para isso, 26 estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental matriculados em uma escola pública do município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, aceitaram utilizar tais mídias digitais durante um bimestre, no ano de 2021. Ao fim do período, suas percepções foram ouvidas, principalmente sobre a eficiência dos materiais para o estímulo ao engajamento estudantil e sobre os impactos que a experiência provocou na aprendizagem. Esta investigação ancora-se em estudos que começaram a ganhar força a partir de 1994, fomentados internacionalmente pelos idealizadores da Pedagogia dos Multiletramentos, entre os quais figuram Cope et al. (2020). Destaco que esta obra não se esquece do pioneirismo brasileiro de pesquisadores como Campos et al. (1990), que já versavam sobre a necessidade de uma crescente adoção de tecnologias digitais na Educação, antes mesmo da formação do chamado Grupo de Nova Londres. Ao longo de três décadas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram paulatinamente incorporadas às práticas escolares. No ano de 2020, a pandemia de covid-19 provocou rupturas de grandes proporções em todo o sistema educacional. O uso das TIC, que até então vinha sendo visto por alguns profissionais como uma mera opção a mais, passou a ser mandatório. Este trabalho inseriu-se em uma conjuntura em que aplicativos foram empregados como ferramentas pedagógicas em larga escala. Os três materiais didáticos aqui analisados foram selecionados com base em recomendações de autores da Pedagogia e da Linguística contemporâneas, tais como Paiva (2014), Bacich et al. (2015), Moran (2017) e Higashi et al. (2020). Levaram-se em consideração, ainda, ensinamentos de teóricos clássicos, tais como Vygotsky (2003) e Piaget apud Munari (2010), por exemplo. Os resultados desta pesquisa-ação demonstraram que o uso dos aplicativos Cake, Duolingo e Hello Talk gerou impactos positivos tanto no engajamento estudantil quanto na aprendizagem de inglês como LE.