Navegando por Autor "Carvalho, Gracilene Maria de"
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Item Biblioteca Digital de Trabalho de Conclusão de Curso : o caso da Universidade Federal de Ouro Preto.(2017) Carvalho, Gracilene Maria de; Figueiredo, Maurílio AssisItem Bibliotecário e a mediação da informação : serviços de referência do presencial ao virtual.(SIBI/UFBA, 2018) Carvalho, Gracilene Maria de; Lima, Gracirlei Maria de CarvalhoTrata-se de uma discussão sobre o papel do bibliotecário de referência e seu papel como mediador da informação em espaços físicos e virtual. A mediação está presente em todas as atividades de uma biblioteca, mas é o bibliotecário que atua no setor de referência que tem o contato direto com os usuários. É o setor considerado por muitos como um cartão de visita da unidade de informação. Dentre os serviços prestados pelo bibliotecário de referência está a orientação ao usuário para consulta ao material e disseminação e circulação do material informacional. Mas todo esse processo dá-se pela mediação da informação pela interação entre a informação, o bibliotecário e usuário. A mediação da informação está pautada nas ideias de: interferência, apropriação da informação, ambiência de equipamentos informacionais, satisfação parcial e momentânea e conflitos. Dessa forma, ao falar de mediação devemos pensar além do conceito de mediação da informação como ponte – bibliotecário/informação/usuário – de forma estática e sim como um conceito de interação, um processo que inclui o mediador, a informação e o usuário. Como conclusão, enfatiza-se a importância de o bibliotecário levar em consideração vários fatores como as dimensões históricas, culturais, econômicas, tecnológicas, sociais e políticas da informação e o usuário em seu contexto, de forma que a mediação faça sentido em seu processo informacional.Item Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas : teses e dissertações.(2021) Ribeiro, Nivaldo Calixto; Santos, Sarah Rúbia de Oliveira; Carvalho, Gracilene Maria de; Teixeira, Rômulo de Barros; Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos; Cendón, Beatriz ValadaresObjetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações. Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade do instrumento foi analisar a aderência de uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural da pesquisa. Resultados: Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação. Conclusões: Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada investigação devam ser levados em consideração.Item Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (REM) : (2013 a 2015) e (2016 a 2018).(2020) Carvalho, Gracilene Maria de; Araújo, Ronaldo FerreiraObjetivo: Este trabalho avalia os indicadores altmétricos de um conjunto de artigos científicos do periódico REM – International Engineering Journal, fazendo um paralelo de seu desempenho antes e depois de ações de internacionalização, como a de publicação de artigos em inglês e a alteração do título do periódico da língua portuguesa para a inglesa. Metodologia: Os dados foram coletados via Dimensions e Altmetric, considerando dois períodos: três anos antes da mudança do título (2013 a 2015) e três após (2016 a 2018). Resultados e discussões: Dos 185 artigos publicados pela REM (título antigo) entre 2013 e 2015, 27 itens (13%) obtiveram indicadores altmétricos de atenção on-line nas redes sociais. Já dos 172 artigos publicados pela REM (título atual) entre 2016 e 2018, seis trabalhos (03%) alcançaram atenção on-line nas redes sociais. Conclusão: Notou-se que os artigos do periódico REM receberam mais atenção on-line antes do ano de 2016. Os dados também permitem problematizar a relação entre internacionalização e desempenho altmétrico, em que, no caso, parece haver uma relação fraca. Portanto, adequar e mudar algumas estruturas dos periódicos que já são reconhecidas pelo grande público, assim como pela área acadêmica para atender a critérios de produtores de bases de dados científicos deve ser uma ação cautelosa que requer um planejamento. De acordo com os estudos e os resultados, reflete-se que efetuar ações de internacionalização requer planejamento, já que o ambiente de gestão de um periódico científico se mostra como uma atividade muito complexa.Item Marketing científico digital e a divulgação da ciência : o papel dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe.(2021) Carvalho, Gracilene Maria de; Araújo, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Ronaldo Ferreira de; Oliveira, Dalgiza Andrade; Cirino, Sérgio DiasO marketing científico digital é um plano estratégico que requer do portal de periódico um planejamento e tomadas de decisões com vista a maximizar a visibilidade e a divulgação da ciência junto à comunidade científica e à sociedade em geral. Os portais de periódicos são plataformas digitais dedicadas à gestão dos periódicos científicos de uma determinada instituição. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como ocorrem as estratégias e as práticas de marketing científico digital para ampliar a visibilidade e a divulgação científica, apontadas pela literatura científica e pelos documentos normativos dos portais de periódicos de acesso livre e gratuito pertencentes às universidades públicas dos países da América Latina e do Caribe. A metodologia caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos. Os procedimentos metodológicos foram realizados em cinco etapas: levantamento bibliográfico de fundamentação teórica do estudo; mapeamento dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe; revisão sistemática da literatura científica para analisar tendências de comunicação da ciência; construção do instrumento de coleta de dados com base nas leituras da bibliografia utilizada; e coleta e tratamento dos dados. Como resultados da análise sistemática da literatura, foram identificadas evidências de ações estratégicas de marketing científico, como: os recursos midiáticos de vídeo, áudio, imagem e da web social; as ferramentas, que são os resumos de vídeo, os podcasts em áudio, as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, youtube); e os quadrinhos científicos. E, nos documentos normativos (considerando os eixos temáticos de uma proposta de um plano de marketing científico, como: ações de visibilidade, presença digital, divulgação da ciência, público, avaliação e controle), foram identificadas evidências de ações estratégicas voltadas mais para a visibilidade da ciência, como indexação em bases de dados, assim como ações voltadas para melhorar as métricas e os indicadores de qualidade, treinamentos e capacitação dos editores, sendo os editores o público-alvo das ações dos portais. Notou-se que a presença digital dos portais de periódicos na web social ainda é baixa e que os documentos normativos praticamente não abordam ações voltadas para maximizar essa presença dos periódicos e dos pesquisadores. A literatura apresentou algumas possibilidades de ações e ferramentas para aumentar a comunicação da ciência de forma mais interativa e dinâmica, mas parece que a maioria dos portais de periódicos ainda não aderiu a outras tendências midiáticas, além de páginas em mídias sociais. No geral, os resultados indicam que a presença digital e a divulgação da informação científica dos portais de periódicos são limitadas aos próprios portais. Neste sentido, um dos desafios dos portais é agir estrategicamente para aumentar a visibilidade e a divulgação da ciência, apresentando-se como fonte de informações confiáveis e contribuindo com o combate ao discurso do negacionismo científico.Item Mediação da informação e os repositórios institucionais : otimização do acesso à informação(2017) Carvalho, Gracilene Maria de; Lima, Gracirlei Maria de CarvalhoMediação da informação e os repositórios institucionais são o norte deste trabalho, que visa analisar o papel do bibliotecário como mediador da informação por meio dos repositórios institucionais, os quais possuem a função de realizar a gestão da informação científica das instituições de ensino e pesquisa. O bibliotecário, cujos conhecimentos técnicos em gestão da informação possibilitam-lhe atuar como mediador entre a informação científica e o usuário, contribui para o acesso, de forma democrática, à informação. A informação científica organizada e disponível com o acesso irrestrito e gratuito pelos repositórios institucionais auxilia, governos, empresas, cidadãos comuns, cientistas, na tomada de decisões para resolução de problemas, como erradicação da pobreza, melhorias na educação, saúde, cultura, pesquisa e inovação, e contribui para o desenvolvimento sustentável, uma vez que as informações disponíveis são em formato digital, diminuindo a utilização de papel. Dessa forma, percebe-se que o bibliotecário, como mediador da informação dentro dos repositórios institucionais, atua com a responsabilidade de promover o acesso público à informação a todos de modo a contribuir com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas.Item Metodologia para otimização do povoamento de Repositórios Institucionais com artigos científicos.(2015) Carvalho, Gracilene Maria de; Oliveira, Flávia Gediene de; Figueiredo, Maurílio Assis