Navegando por Autor "Maciel, Paulo Marcos Cardoso"
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Item Afroperspectividades acerca do Teatro Negro Contemporâneo em Belo Horizonte.(2023) Silva, Giovany de Oliveira; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Alexandre, Marcos Antônio; Baumgartel, Stephan ArnulfA pesquisa “Afroperspectividades acerca do Teatro Negro Contemporâneo em Belo Horizonte” foi desenvolvida junto ao PPGAC/UFOP, com fomento da FAPEMIG e tendo como orientador o Prof. Dr. Paulo Marcos Cardoso Maciel. Neste processo, buscam-se perspectivas afrocentradas para a reflexão acerca dos fazeres teatrais negros na contemporaneidade e mais especificamente em Belo Horizonte. Partindo da Filosofia Afroperspectivista, buscam-se entendimentos enegrecidos acerca de dois espetáculos belorizontinos, “In Sã O Universo do Rosário em Nós” e “Estranha Fruta”, das companhias União Performática Pessoas da Pessoa e Morro Encena respectivamente. A análise das espetacularidades face aos princípios da filosofia afroperspectivista, permitirá o aporte de novos entendimentos para a crítica teatral e a história do teatro negro em Belo Horizonte, sobretudo, na contemporaneidade. Na dissertação, buscou-se compreender que aspectos compõem as escolhas estéticas e políticas desses trabalhos e onde, neles, residem elementos afroperspectivizados. Compreender a maneira como esses signos se rearranjam em imagens e metáforas, é parte da procura por um aprofundamento das compreensões da Estética da Atitude e da Poética da Negrura rumo a uma afroperspectividade nas formas de pensar teatro. O que implica necessariamente na revisão da bibliografia da área e a aproximações entre conceitos da afroperspectividade com os de outras searas, como Ecologia Decolonial, Quilombismo, Tempo Espiralar, Fissura e Fabulação, Corpo Negro Pulsante, Afrofuturismo, dentre outros. Esse arranjo epistêmico encaminha ao encontro de metáforas de água presentes nos trabalhos aqui analisados e em outros textos e espetáculos da cena negra contemporânea em Belo Horizonte.Item A construção do papel a partir de Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan na dramaturgia de Harold Pinter.(2021) Parreira, Carmen Lorena Jamarino Andrade; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Maletta, Ernani de Castro; Souza, Raquel Castro de; Maciel, Paulo Marcos CardosoA presente dissertação é um estudo sobre a construção da personagem da dramaturgia de Harold Pinter. Pinter é classificado como um dramaturgo do Teatro do Absurdo, termo forjado por Martin Esslin. Embasados pelas teorias da atuação cênica dos diretores de teatro Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan, investigamos a funcionalidade de seus procedimentos para a construção da personagem Sarah da peça “Amante”, do referido autor. A investigação apresenta as seguintes questões norteadoras: quais são os procedimentos mais adequados dessas teorias para construir uma personagem da dramaturgia pinteriana? Quais são os procedimentos dessas teorias que favorecem a atriz para uma atuação viva, sem que ela se sinta bloqueada? Para identificar as estratégias que julgamos mais apropriadas para a compreensão da construção de uma personagem pinteriana a partir dessas teorias, apresentamos uma leitura do processo de montagem da obra “Amante”. A fim de rastrear os procedimentos metodológicos apresentados e apontar a contribuição de alguns aspectos de ambos para a construção do papel supracitado, contamos com uma revisão bibliográfica dos autores já mencionados, análise da obra “Amante”, registros de caderno de bordo escrito na época da montagem, 2017 e depoimentos do meu parceiro de cena fornecido em 2020. A partir do estudo sobre o processo de montagem da peça teatral concluído em 2017, analisamos os pontos de intercessão entre os procedimentos metodológicos selecionados de Stanislávski e Donnellan, destacando sua eficácia e adequação na atuação do papel Sarah. A partir dessa convergência metodológica, apontamos a complementaridade e funcionalidade entre os aspectos estudados de ambas as teorias, em busca de contribuir com os estudos de atuação cênica de um papel pinteriano, do Teatro do Absurdo, através da utilização da personagem Sarah como metodologia de análise da aplicação dos procedimentos apresentados.Item O crítico e a função da crítica diante da cena contemporânea.(2019) Santos, Clóvis Domingos dos; Maciel, Paulo Marcos CardosoPartindo do princípio de que toda crítica traz consigo um olhar específico sobre o fazer e o pensar o teatro, buscamos identificar e analisar alguns dos principais programas críticos formulados ao longo do século XX e seus desdobramentos ou interfaces com a produção mais recente. Nossa hipótese é de que o ofício, o objeto e o território do crítico no Brasil vêm-se transformando nos últimos anos em virtude de um cenário distinto vivenciado pelas artes cênicas no país. Nesse sentido, o território expandido da atuação do crítico compreende uma rede de colaboradores em luta pelo teatro e por seu lugar no mundo. Menos que uma superação da crítica moderna ou de seus limites cognitivos, o que vemos hoje é o conflito entre perspectivas resultantes do aumento da complexidade da questão devido à sobrevivência atual de práticas pretéritas.Item A cultura dramática do século XIX no Brasil vista do acervo da Fundação Biblioteca Nacional.(2017) Maciel, Paulo Marcos CardosoEste artigo apresenta alguns resultados da pesquisa sobre a biblioteca dramática 1800-1900, sob guarda da Fundação Biblioteca Nacional, desenvolvida entre 2015 e 2017, que resultou num mapeamento geral dos repertórios bibliográficos disponíveis ou em circulação no Brasil do século XIX. Para tanto, foram levantados os registros de peças teatrais do século XIX, mais os itens localizados em catálogos de livrarias e bibliotecas do mesmo período. A partir da quantificação do acervo, nosso objetivo principal foi a reconstituição da cultura dramática do passado, partindo do reconhecimento da extensão e da forma mais geral de seu território durante o percurso de um século. Aqui não examinamos obras dramáticas, mas dados da cultura dramática no Brasil do século XIX.Item Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.(2018) Antunes, Samir; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Turrer, Daisy Leite; Maciel, Paulo Marcos CardosoEste estudo objetivou apresentar elementos de teatralidade na obra literária O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha (1605 e 1615), do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para identificar tais elementos, são utilizados, além das noções acerca da teatralidade, pesquisas nas áreas da commedia dell'arte e do entremez Los Romances. Foram investigados aspectos da biografia de Miguel de Cervantes relativos à sua presença no teatro espanhol entre os séculos XVI e XVII. Tudo isso foi organizado a partir das imagens cênicas da obra Dom Quixote, levando-se em consideração os dois tomos. Os principais teóricos e pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa foram Josette Féral, José Sanchis Sinisterra, Marco Antônio Lopes, Amparo Juan Bolufer, Edwirgens de Almeida, Julio Vélez-Sainz, Héctor Urzáiz, Roberta Barni, Ramón Menéndez Pidal, Jean Canavaggio, Roger Chartier, André Carreira, entre outros. As teatralidades presentes em Dom Quixote são reconhecidas pela dimensão do olhar do leitor/espectador, inerente ao teatro, mediante a obra; pela construção literária cervantina, tendo como base as personagens e roteiros teatrais (canovaccio) da commedia dell'arte e, também, a dramaturgia do entremez Los Romances; e pela anacronia advinda da multiplicidade de gêneros literários que compõem as narrativas secundárias se entrecruzando à principal – dom Quixote e Sancho Pança. Foram considerados, ainda, nesta visada cênico-literária, os elementos autobiográficos que o próprio autor inseriu na história, tais como os desdobramentos da figura do narrador como personagem e autor, ou das demais personagens da obra. Tudo isso revela a construção cênica de Dom Quixote e sua forte presença no teatro da atualidade, inclusive há exemplificações de obras teatrais decorrentes dessa eminente literatura e do teatro contemporâneo, evidenciando a anacronia dessa obra.Item As dimensões táteis e micropolíticas na dança contato improvisação.(2019) Costa, Panmella Kelen Ribeiro; Peretta, Éden Silva; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Silva, Suzana Weber daO objeto desta pesquisa é a dança contato improvisação (CI), uma prática artística contemporânea que surge nos EUA, mais fortemente na década de 1970, e que continua a ser difundida pelo mundo. É uma prática que mistura algumas técnicas da dança improvisacional, aikido e educação somática, utilizando-se do toque entre os corpos como atenção principal para a improvisação dos seus movimentos. O foco está inteiramente na relação entre os corpos e estuda-se um estado possível de transferências do peso dos corpos de maneira consciente. É notável e esperado que essa prática, que envolve o toque e várias técnicas e princípios, desperte a sensibilidade dos corpos ao encontro de outros, e que venha sendo aperfeiçoada e difundida graças às pesquisas constantes de dançarinos durante estas seis décadas. O principal objetivo deste estudo foi compreender alguns princípios artísticos e políticos que envolvem a prática. Assim, a pesquisa se estabeleceu por meio de uma metodologia que combinou a experiência do movimento dançado com leituras e análises reflexivas, com foco em dois aspectos principais: a dimensão tátil para a improvisação dos movimentos e a dimensão micropolítica que acompanha a produção dos conhecimentos nas relações ao dançar CI. Apresenta conceitos ligados à micropolítica dos afetos, mediante algumas compreensões possíveis a respeito do processo de produção de subjetividades. As principais questões que guiaram a pesquisa foram: quais são os possíveis potenciais, ao se experimentar diferentes aspectos da interação entre os corpos em CI através do campo tátil, enfatizando uma conexão de união e comunhão, é possível flexibilizar barreiras sociais, culturais e desconstruir as experiências de interações cotidianas?Item Espetáculos em Leopoldina : um breve histórico das artes cênicas no interior de Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX.(2021) Barroso, Alan Villela; Maciel, Paulo Marcos CardosoO artigo é resultado de uma pesquisa em andamento que busca delinear os contextos históricos sobre o teatro e as Artes Cênicas na Zona da Mata mineira, sobretudo, em Leopoldina, durante o final do século XIX e início do XX, investigando, ao mesmo tempo, os indícios que contribuíram para o desenvolvimento de culturas no Município e que, assim, fomentaram o surgimento de uma vida teatral em atividade na região.Item A festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea.(2022) Lemos, Gabriely Mara; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Mayor, Mariana França Soutto; Souza, Raquel Castro deEsta dissertação apresenta e analisa os resultados encontrados com a pesquisa que teve por objetivo investigar a visualidade emergente das festas em Minas Gerais do século XVIII e o seu alcance no teatro mineiro nos dias de hoje. Para isso, buscou-se compreender a formação da cultura visual mineira partindo da experiência com as festas barrocas, estudadas principalmente por Ávila, Mayor e Tinhorão, dando atenção especial ao Triunfo Eucarístico como uma espécie de matriz histórica da imagem cênica em movimento, transmitida ao longo do tempo. Tal matriz retorna, com suas devidas diferenças, como memória no teatro do diretor Gabriel Villela, sobretudo em seus trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Assim, a partir da reaparição e/ou repetição de elementos relacionados às formas barrocas de representação da vida em movimento no espaço aberto, sublinha-se a questão do ponto de vista da relação existente entre a visualidade proposta pelo espetáculo festivo do Triunfo Eucarístico e a do espetáculo teatral A Rua da Amargura, em função da prevalência da cultura visual barroca na cena teatral mineira.Item Isabella está louca! : um estudo sobre a importância das mulheres na Commedia dell'Arte.(2023) Leite, Diana Felicori Tonelli e Teixeira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Hunzicker, Frederick Magalhães; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Hunzicker, Frederick Magalhães; Miranda, Maria Brígida de; Maciel, Paulo Marcos CardosoA presente dissertação encara a Commedia dell’Arte como o momento histórico em que as mulheres passam a exercer a profissão de atriz. Esse próprio gênero teatral oriundo do final do baixo medievo, acarreta mudanças significativas na arte cênica que persistem até os dias atuais. A entrada das mulheres no palco chamou muita atenção, e gerou, em sua maioria, respostas violentas da sociedade influenciada pelo Estado e pela Igreja, fruto da misoginia da época. O trabalho trata da forma como essas mulheres eram obrigadas a viver e como o teatro pode ser encarado, por elas, como uma alternativa ao meretrício, ou ao matrimônio. Por fim, a dissertação concentra-se na figura de Isabella Andreini, famosa atriz de Commedia dell’Arte, poetisa e dramaturga. Através de seu trabalho, tanto literário quanto cênico, Isabella critica os estereótipos que foram impostos, na época em que viveu, aos sexos masculino e feminino. A atriz alcançou renome fora de seu país de origem, a Itália, ganhando reconhecimento, fama e prestígio junto à nobreza de outros países, conseguindo manter-se a salvo da perseguição da época, apesar das suas críticas mordazes.Item Los Pájaros Se Van Con La Muerte : estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano.(2020) Silva, Frederico D'Paschoal Contarini da; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Medeiros, Elen de; Pereira, Elvina Maria CaetanoA presente pesquisa trata-se de um estudo de caso da peça Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desdobrar a discussão do conceito de trágico e suas especificidades no contexto latino-americano. Dadas as diferenças da experiência do drama moderno entre Europa e América Latina, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a obra em seu contexto histórico, social e artístico para analisá-la no nível de seus elementos constituintes a fim de perceber, na forma, especificidades que nos permitam pensar configurações próprias do trágico nesta experiência dramática. A diferença do conceito de trágico dar-se-á através da comparação com o trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente no drama moderno, segundo argumentou o crítico em sua Poética contemporânea. Por isso, o segundo momento trata-se da apresentação da Poética do Drama moderno e teorias correlatas no que se refere à mudança de paradigma do drama pós-1880, destacando ali o trágico segundo Sarrazac. No terceiro momento, retornamos ao eixo América Latina, discutindo, através de sua epistemologia, subjetivações de sua literatura no século XX que nos ajudam a encarar com mais detalhes as construções heroicas dos sujeitos dramáticos de Peña, marginais que sucumbem à tirania sádica. Principalmente nesse ponto o drama moderno latinoamericano diferencia-se, sobretudo, pela diferença entre uma ação heroica (ativa) e uma ação anêmica que, segundo Sarrazac, seria própria do drama ocidental e de sua tragédia da felicidade.Item Matrizes/motrizes diaspóricas da vida em movimento em A Rua da Amargura.(2023) Valério, Fernando Custódio; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Rocha Júnior, Alberto Ferreira da; Santos, Clóvis Domingos dosA presente dissertação tem por objetivo investigar a presença afrodiaspórica como memória em A Rua da Amargura, partindo, neste sentido, da identificação da negrura como um conjunto de valores expressivos da vida em movimento incorporados pelo congado e pela folia de reis e presentes na linguagem do espetáculo do Grupo Galpão (1994), dirigido por Gabriel Vilella. Trata-se de um estudo de caso que visa, de forma mais ampla, pensar de que modo os signos cênicos da negrura têm sido transmitidos, agenciados e reorganizados, ao longo do tempo, no interior da/na cena mineira. Além disso, visa discutir as ideias de negrura (1995) e de performance do tempo espiralar (2021), elaboradas, originalmente, por Leda Maria Martins, partindo da sua interface com a noção de valores expressivos da vida em movimento, pensada, aqui, segundo o conceito de pathosformel desenvolvido por Aby Warburg (2010), em diálogo com as “motrizes culturais” de Zeca Ligiéro (1993).Item Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.(2021) Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho; Maciel, Paulo Marcos CardosoEsta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.Item O negócio da tradução teatral visto do Brasil do século XIX.(2019) Maciel, Paulo Marcos CardosoO presente artigo objetiva discutir o negócio da tradução teatral visto do Brasil do século XIX partindo da identificação de alguns dos diferentes papéis que, segundo revelam os impressos teatrais e as crônicas teatrais do período, teriam sido a ela reservados na constituição da cultura dramática que circulava dentro e fora do país. Trajeto analítico que serve para compreensão mais geral da abrangência da tradução teatral de acordo com as fronteiras da circulação das peças teatrais impressas que, vistas de longe, destacam sua intensa e extensa presença na biblioteca dramática disponível entre 1800 e 1900, conforme constatamos nos rastros desse passado hoje depositados no acervo da Fundação Biblioteca Nacional.Item Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro.(2017) Santos, Eduardo Dias dos; Pinto, Davi de Oliveira; Pinto, Davi de Oliveira; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Medeiros, Elen de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Maciel, Paulo Marcos CardosoA partir da experiência de quase duas décadas atuando profissionalmente como palhaço Furreca busquei, na pesquisa de Mestrado, cujo resultado apresento nessa dissertação, a sistematização de conhecimentos construídos por mim sobre o palhaço em uma trajetória, ao longo da qual, me encontrei com diversos outros palhaços, com os quais muito aprendi. Refleti o pensamento de autores que se debruçaram sobre a arte do palhaço, sua história e conceito. Retomando brevemente a história do palhaço e alguns aspectos de sua significação social, fiz, em seguida, aproximações conceituais aos elementos que, a meu ver, constituem esse "ser" curioso e misterioso. A arte do palhaço, no circo tradicional, é generosamente passada de uma geração a outra, partindo desse princípio, entrevistei um dos grandes mestres da palhaçaria brasileira, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dessas conversas, retirei excertos que complementam as aproximações conceituais fechando um ciclo de saberes. A pesquisa se encerra dando ensejo a outros mergulhos futuros, mais amplos e profundos, no estudo do palhaço brasileiro.Item Rainha[(s)] : olhando através do vazio entre atriz/ator e personagem.(2020) Storck Junior, Almando José; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Gomes, Ricardo Carlos; Fahrer, Lucienne GuedesA presente dissertação tem como objetivo principal analisar o vazio na relação atriz/ator e personagem, a partir do elemento japonês ma (間), as experiências de alteridade como possível material de composição em processos criativos, e, também, em como estas experiências podem, ou não, auxiliar na construção da materialidade, tendo como objeto de análise o espetáculo Rainha[(s)]: duas atrizes em busca de um coração. A ideia de vazio é vista pela ótica do encenador britânico Peter Brook e pelo elemento japonês ma (間), que se associa ao conceito de autopoiese, dos cientistas chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela, para pensar a retroalimentação das experiências de alteridade, dentro e fora do processo criativo. Nessa busca, encontramos algumas etapas para pensar o processo criativo como sistema autopoiético: o espetáculo como acontecimento teatral; o imbricamento de alteridades no e do processo; para, por fim, a construção de personagens e personas; incluindo, também, técnicas e ferramentas como estratégias de pré-encenação. De forma que as estratégias da encenação, postas pela pesquisadora alemã Érika Fischer-Lichte, se tornem um prolongamento do processo criativo como sistema autopoiético. Para, por fim, investirmos numa trajetória de identificar no espetáculo Rainha[(s)], o vazio e as experiências de alteridade do, e no, processo de criação do espetáculo, e como influenciaram e/ou conduziram, em grande medida, a construção da sua materialidade textual, cênica e no “jogo” das atrizes em cena.Item Ressonância de um mito : Antígonas no Século XX.(2020) Silva, Raíssa Palma de Souza; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro; Bortolini, Neide das Graças de SouzaEsta dissertação visa mostrar, através do estudo das reescritas de Antígona, algumas marcas da temporalidade cruzada na longa duração do texto teatral. Para isso, partimos da obra Antígona de Sófocles e passamos por outras retomadas do mito na Antiguidade e no princípio do século XX, comparando-as entre si. Em nosso primeiro capítulo, buscamos apresentar um pequeno panorama das versões antigas do Mito de Antígona através das obras: Os sete contra Tebas, de Ésquilo, Antígona de Sófocles e As Fenícias, de Eurípides, obras que enfocaram nossa personagem-matriz. O segundo capítulo é dedicado a nosso principal objeto de análise: duas reescritas de Antígona de Sófocles datando do início do século XX: Antigone d’après Sophocle de Jean Cocteau e Antigone, de Jean Anouilh. O terceiro capítulo trata dos procedimentos e técnicas utilizadas pelos autores franceses para constituírem suas reescritas, comparando-os igualmente com algumas reescritas para o português do Brasil sobre a interpretação sofocliana do mito. Através deste itinerário de longa duração, procuramos salientar, confrontando a fortuna crítica voltada ao estudo da reescrita de mitos antigos e sobre tradução, a ausência de um texto fundador ou ponto de partida fixador de uma versão original ou definitiva do mito.Item A sala de ensaio : o espaço informe do ator na criação teatral.(2018) Lopes, Nícolas Corres; Oliveira, Rogério Santos; Ferracini, Renato; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Oliveira, Rogério SantosEsta dissertação discorre sobre o processo Corpoalíngua, vivido junto ao N3PS (Nômades permanentes pesquisam e perfomam), onde observo a prática que realizamos do Teatro Desessência de Clarissa Alcantara, em diálogo com os pensamentos de Antanin Artaud, Guilles Deleuze, Félix Guattari e Cassiano Quilici a cerca do corpo sem órgãos. Esta sala de ensaio como processo se abre para pensarmos, arte e vida, ator e homem cotidiano não mais como lugares determinados, mas como multiplicidades e atravessamentos. A ruptura do que é posto como molde sobre os corpos é capaz de nos colocar em constante movimento de reinvenção, operando revoluções.Item O teatro brasileiro nas crônicas de Lima Barreto (1911-1921).(2019) Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Schwarcz, Lilia MoritzEste artigo tem como objetivo apresentar e analisar o conjunto de crônicas teatrais de Lima Barreto publicadas de 1911 a 1920 nos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Buscamos inserir sua crítica no contexto do pensamento teatral brasileiro da Primeira República e, sobretudo, no debate sobre a criação do teatro nacional. Esse debate oscilou geralmente entre o estímulo do poder público e a iniciativa privada, o gosto médio do público e dos especialistas, a consciência do atraso do teatro brasileiro e o desejo de sua atualização, a hierarquia dos gêneros teatrais e a hierarquia social.Item Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.(2020) Freire, Brenda Campos de Oliveira; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Merisio, Paulo Ricardo; Maciel, Paulo Marcos CardosoA partir de estudos que situam a infância enquanto construção histórico-cultural, respaldando-se nos estudos de Philippe Ariès (1981), bem como de concepções teóricas advindas da psicanálise, da fenomenologia e de noções da esquizoanálise, faz-se a crítica do entendimento corrente acerca da criança e da infância em contextos culturais diversos. Estudos teatrais dos autores Matteo Bonfitto (2002), Dib Carneiro Neto (2003), Hans Ulrich Gumbrecht (2004), Marco Camarotti (2005), Suzanne Lebeau (2006), Manon van de Water (2011), Marina Machado (2014), Henrique Sitchin (2015), André Ferraz de Assis (2017), entre outros, permitem revisitar este gênero: o teatro infantil no contexto do teatro contemporâneo. Ao rever as concepções de “infância” – seja pelo viés do inconsciente, seja pela constatação da multiplicidade do ser criança no mundo – é possível pensá-la em sua pluralidade, questionando as narrativas didático-moralizantes e refletindo sobre os temas tabus postos no contexto do tradicional teatro infantil. Para esta reflexão, investiga-se o lugar da pesquisa no teatro voltado para o público infantil, pela análise dos processos de transcriação coletiva das obras literárias de Wander Piroli – O matador (2008) e O menino e o pinto do menino (1975) – que servem de leitmotiv para os espetáculos “Memórias de um quintal” (2015) e “Pru-ti-ti – Memórias de estimação” (2018) da Insensata Cia. de Teatro. Em contraposição ao chamado “teatro infantil”, delineia-se, como decorrência desta pesquisa, a noção de “teatro para as infâncias”, ao circunscrevê-lo no terreno da experiência estética, da criação artística e da fruição poética como direito das crianças, e também um direito dos adultos, que com elas compartem o mesmo tempo-espaço.Item Trajetória do espetáculo em Leopoldina : um recorte sobre as Artes Cênicas no interior mineiro durante o final do século XIX e início do século XX.(2022) Barroso, Alan Villela; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Santos, Clóvis Domingos dos; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Rabetti, Maria de Lourdes; Mollo, Helena MirandaEsta pesquisa investigou a história do teatro e das Artes Cênicas em Leopoldina, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, do ponto de vista da imprensa local, buscando compreender, ao mesmo passo, as condições que propiciaram a existência de uma vida teatral mais regular em Leopoldina e, de maneira mais geral, em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX. Na lacuna de registros físicos e materiais deixados pelos artistas que se apresentaram ao longo do período investigado, adotou-se uma metodologia de pesquisa documental em fontes periódicas que circularam a época, entre elas, O Leopoldinense, jornal inaugurado em 1879, e a Gazeta de Leopoldina, em 1895, onde foram encontradas e analisadas notícias, críticas teatrais e anúncios de espetáculos, cujas informações, extraídas e organizadas, por sua vez, cruzadas com a bibliografia especializada, discorrem sobre os principais aspectos que circunscrevem a produção teatral e o incremento do teatro no interior mineiro, a partir de Leopoldina, em diálogo com a historiografia do teatro brasileiro no mesmo período.