Navegando por Autor "Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira"
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Item O acontecer da revelação trinitária e a experiência de fé : o paradigma filosófico contemporâneo.(2020) Frecheiras, Marta Luzie de OliveiraPretendemos, neste artigo, começar a pensar m torno do mistério trinitário e a percepção humana desse mistério. Como a humanidade percebeu que eram três pessoas e não somente duas? Como aconteceu a compreensão do Espírito Santo? Foi para responder estas questões que este artigo foi escrito. Em primeiro lugar, nós trabalharemos os aspectos teológicos para em seguida apresentar os aspectos filosóficos fundamentais do problema. Neste sentido, os conceitos heideggerianos serão capazes de trazer possibilidades teóricas que trarão luz à interrogação. Esperamos que esta reflexão possa elucidar e clarificar o conhecimento acerca do cristianismo do I d.C.Item A arte como questão ontológica no pensamento de Martin Heidegger a partir da obra A Origem da obra de arte.(2018) Nobre, Rui José; Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira; Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira; Silva, Hélio Lopes da; Marques, Lúcio ÁlvaroO tema da obra de arte, em Heidegger, encontra-se intrinsecamente relacionada com a ontologia, e não trata a arte como objeto da estética, seu filosofar sobre o caráter da obra de arte busca, primeiramente, estabelecer a correlação entre a arte e a verdade. Além disso, partimos da análise da crítica heideggeriana a metafisica tradicional como história do autovelamento e esquecimento do ser (Seinsvergessenheit) que perpassa toda a filosofia ocidental desde Platão até Nietzsche. Heidegger propõe uma desconstrução (Destruktion) a fim de desmontar a estrutura cognitiva acerca da verdade que nos foi transmitida pela tradição conceitual da filosofia. Seu processo de desconstrução inicia-se com o reconhecimento de algo anterior ao sujeito, de um ente privilegiado que para ele é o termo alemão Dasein. Diante disso, na definição de Dasein de Heidegger não há aquela dualidade de sujeito e objeto. O texto A origem da Obra de Arte (1935), um ensaio que apresenta novos parâmetros epistemológicos e busca compreender e explicar o modo de ser da obra de arte em geral, e da obra de arte, em seu sentido ontológico. Todavia, determinando a arte como o "pôr-se em obra da verdade" e, transferindo, a questão artística para o cerne do problema acerca da verdade. A verdade é pensada enquanto clareira, enquanto desvelamento do ser que se manifesta por meio da arte, com a produção da obra de arte. Logo, a obra de arte é um ente que põe e dispõe a abertura à possibilidade do desvelamento. A obra de arte, enquanto o espaço onde o Ser vem a acontecer (desvelamento) é acontecimento historial, que nos faz sair do habitual e modificar as relações que sempre tivemos com o mundo e a terra. Contudo, torna possível conceber a obra de arte como surgimento da verdade do Ser. A arte se põe em obra, se torna acontecimento da verdade, acontecimento histórico.Item Ecosofia e religião a partir de Félix Guattari.(2021) Jesus, Janaíne Gonçalves de; Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira; Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira; Furtado, José Luiz; Noronha, Daniel de Luca Silveira deO presente trabalho tem como objetivo articular o conceito de ecosofia desenvolvido por Félix Guattari às experiências religiosas que compõem o universo religioso de uma religião afrodiaspórica, o Candomblé. No primeiro momento serão apresentados os três registros ecosóficos: mental, social e ambiental, buscando demonstrar que essa tríade descreve dimensões, perspectivas, de um mesmo corpo, não havendo distinção rígida entre os domínios, permitindo apenas uma delimitação preliminar dos registros ecosóficos. No segundo capítulo apresentaremos as vivências religiosas que compõem o corpo ritualístico do candomblé; finalmente, no terceiro capítulo, realizaremos uma aproximação entre os conceitos ecosóficos do primeiro capítulo e as vivências e concepções do universo religiosos do candomblé apresentados no segundo. Cabe sublinhar que a realização dessa pesquisa demandou uma multidisciplinaridade, uma vez que para se fazer uma filosofia da religião desde o candomblé instaurou-se a necessidade de estabelecer um diálogo entre diversas áreas e autores das ciências humanas.Item História da teologia moral : uma síntese a partir do concílio de Trento.(2022) Frecheiras, Marta Luzie de OliveiraO objetivo precípuo deste artigo1 é fazer uma breve incursão na história da teologia moral católica, destacando os principais aspectos dos períodos onde ocorreram mudanças significativas, seja na compreensão da mesma, seja no método de análise. Procuramos acentuar o fato de que a teologia moral católica surgiu oficialmente, como ciência, no Concílio de Trento. Anteriormente, incluindo o período da Patrística e da Escolástica podemos afirmar que houve autores que dissertaram sobre aspectos éticos ou morais do cristianismo, mas isso não significava tratar-se de uma ciência teológica específica. Esperamos a partir desta síntese, trazer um entendimento mais claro e preciso do momento de renovação da teologia moral católica pelo qual passamos atualmente. Apresenta-se, também, uma fundamentação histórica da teologia moral, do horizonte tridentino ao contexto pós-Vaticano II, procurando demonstrar que ela sempre esteve a reboque dos acontecimentos, e não diante deles, acenando por qual caminho o cristão pode e deve enveredar-se.Item O horizonte ético-ontológico da relação dialógica : filosofia e diálogo inter-religioso.(2011) Frecheiras, Marta Luzie de OliveiraO objetivo primordial desta comunicação é procurar clarificar alguns conceitos filosóficos fundamentais sem os quais não há diálogo e, sim, monó- logo. Basicamente, trataremos dos conceitos de juízo, juízo axiológico e juízo de realidade; o conceito de verdade, bem como os conceitos metafísicos de ôntico-ontológico e, por fim, as noções centrais, e que, frequentemente vêm a nós permeadas de confusão semântico-conceitual, que são: ética e moral. O segundo objetivo desta comunicação, já dentro da dinâmica da moralidade, e, portanto, da Ética, é apresentar alguns pressupostos centrais para uma vida humana digna de ser nomeada como tal, como por exemplo: respeito à dignidade da vida em geral e, em particular, da vida humana. O terceiro objetivo é defender a hipótese teórica que afirma o fato de o conceito de verdade não dizer respeito à dimensão epistemológica da realidade e, sim, ontológica. O método para validar tal intento perpassará dois momentos distintos. Se possível, durante a análise conceitual, far-se-á uma breve incursão etimológica e também procuraremos apresentar, vez por outra, a origem filosófica do termo. Não caberá aqui estabelecer a evolução semântica de cada conceito porque sobrepassaria os limites desta comunicação.Item “Passo atrás” : o retorno à origem como caminho para pensar o impensado a partir da obra de arte em Heidegger.(2017) Vale, Thiago Gandra do; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Serra, Alice Mara; Frecheiras, Marta Luzie de OliveiraO objetivo desta pesquisa foi discutir o problema da “origem” no pensamento ocidental a partir da obra de Martin Heidegger, como forma de entender os descaminhos do pensamento técnico-científico hoje, buscando-se assim pensar um “passo atrás” na história do ocidente, através da investigação da relação entre acontecimento do ser e verdade na obra de arte, de modo a se reencontrar a conexão quase esquecida entre τέχνη e αλεθεια. Assim, buscamos, neste texto, apresentar a arte como desveladora da verdade do ser (αλεθεια), procurando apresentá-la como sendo capaz de nós reconduzir ao nexo perdido da história, isto é, sua compreensão no todo enquanto história do ser (Geschichte des Sein). Para isso, analisámos a técnica moderna em sua relação (e diferenciação) com a τέχνη grega, análise que deve ser empreendida à luz da história da metafísica, buscando perceber as transformações pelas quais perpassa a arte na era da técnica, ocorrendo muitas vezes, de inclusive, perder sua atribuição originária. Para sairmos da problemática levantada, procuramos explicitar o que seria o “passo atrás” e a questão da origem, conforme apresentado por Heidegger na conferência A proveniência da arte e a determinação do pensar (1967), aqui preliminarmente entendido como um direcionamento que olha para o futuro a partir do clamor do presente, em busca de uma experiência não metafísica do ser, dos entes e da arte.Item Teologia moral contemporânea : ética e hermenêutica em 1Jo 2,15-17.(2021) Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira“Teologia moral contemporânea: ética e hermenêutica em 1Jo 2,15-17” propõe uma reflexão acerca das questões morais que assolam a humanidade. Traça rotas de investigação para a compreensão da moral nos livros bíblicos, detendo-se nas Cartas Católicas – aspectos principais da primeira Epístola de João – e realiza uma análise particular da ética na hermenêutica de 1Jo 2,15-17, a fim de poder demonstrar que o papel da teologia moral católica na contemporaneidade é o de “humanizar” o ser humano, reafirmando que não há outro modelo a ser seguido a não ser Jesus Cristo.