Navegando por Autor "Cardoso, Guilherme Araújo"
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Item Crenças de coordenação e a impenetrabilidade da crise ambiental.(2022) Gonçalves, Vinícius; Cardoso, Guilherme Araújo; Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Cardoso, Guilherme Araújo; Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Petterson, Bruno Batista; Segundo, Luiz Helvécio MarquesOs problemas ambientais gerados pelo comportamento das sociedades humanas foram identificados há mais de dois séculos, quando se notou que uma demanda irrestrita não é condizente a um sistema limitado pelas leis ecológicas. Esta crise ambiental se perpetua pois não há uma coesão quanto ao seu reconhecimento, não havendo um consenso em como a enfrentar. As pesquisas que apontam sua gravidade são rebatidas por argumentos que negam sua existência, os representantes destes argumentos negacionistas são impenetráveis aos fenômenos que a comprovem. Desta forma, a crise ambiental continua a se agravar, a resistência presentes em certos grupos socioculturais está incrustada no próprio comportamento destes; já que a permanência de determinados hábitos nocivos ao ambiente, demonstram estar além das possibilidades de mudança, disponíveis pelo avanço tecnológico e científico da sociedade atual. A intencionalidade compartilhada proposta por Michael Tomasello, é uma capacidade cognitiva unicamente humana e compõe sua teoria da evolução social, ela determina os mecanismos de cognição social que emergiram durante a história evolutiva humana, estes possibilitaram a produção, acúmulo e a transmissão de cultura. Dentro deste contexto evolutivo os argumentos negacionistas são observados sob uma nova perspectiva, mediante sua eficiência em explorar as crenças que coordenam determinados grupos. Derivadas da intencionalidade compartilhada, as crenças de coordenação são um dos principais fatores para o surgimento da organização social, assim elas apresentam um potencial para uma nova aproximação do problema da crise ambiental que se enraíza na forma com que os seres humanos se relacionam entre si, em relação ao seu grupo sociocultural, e também com seu ambiente.Item Racionalidade e empatia : altruísmo eficaz e impacto positivo no mundo.(2021) Bompan, Tiago Lucas João Elis de Andrade; Alves Júnior, Douglas Garcia; Alves Júnior, Douglas Garcia; Cardoso, Guilherme Araújo; Bonella, Alcino EduardoEm um artigo publicado na década de 70, o filósofo australiano Peter Singer defende que temos a obrigação moral de ajudar os menos favorecidos. O argumento apresentado por Singer pode ser interpretado da seguinte forma: o sofrimento e a morte decorrentes da falta de comida, assistência médica e moradia são ruins; se podemos evitar que essas coisas ruins aconteçam, sem que para isso seja preciso sacrificar coisa alguma de importância comparável, então devemos fazê-lo; se não fizermos estamos a agir mal. Fortemente influenciado por esse argumento um grupo de jovens, composto em sua grande maioria por universitários americanos e britânicos, iniciou um movimento conhecido como Altruísmo Eficaz. O movimento baseiase em uma ideia simples; devemos, por meio da racionalidade, tentar reduzir o sofrimento no mundo. O objetivo desta pesquisa é avaliar a cogência argumentativa do Altruísmo Eficaz e seus desdobramentos ao considerar que a racionalidade é um instrumento mais eficaz do que a empatia quando queremos fazer do mundo um lugar melhor.Item Should God believe the liar? : a non-dialetheist paraconsistent approach to God’s omniscience.(2021) Cardoso, Guilherme Araújo; Miranda, Sérgio Ricardo Neves deIn this paper, we discuss a family of arguments that show the inconsistency of the concept of omniscience, which is one of the central attributes of the theistic God. We introduce three member of this family: Grim’s Divine Liar Paradox, Milne’s Paradox and our own Divine Curry. They can be seen as theological counterparts of well-known semantic paradoxes. We argue that the very simple dialetheist response to these paradoxes doesn’t work well and then introduce our own response based on a framework that we call Logic of Impossible Truths (LIT). LIT is a non-dialetheist paraconsistent logic designed to represent divine ominiscience and to preserve the transparency of the truth predicate and which semantics rests on the concept of situation. Since some rules of classical logic are not valid in LIT, we are in a position to block the derivation of the paradoxes. Thus, LIT offers a way out of the dilemma of accepting that there are true contradictions (dialetheism) or giving up the idea that there is an all-powerful, omniscient and perfectly good being (atheism).