Navegando por Autor "Barbosa, Cirléia Pereira"
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Item Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos : o caso da professora Vanda.(2013) Barbosa, Cirléia Pereira; Ferreira, Ana CristinaO presente artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora, expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela.Item O pensamento geométrico em movimento : um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Barbosa, Cirléia Pereira; Ferreira, Ana CristinaA presente pesquisa tem sua origem nas experiências profissionais da pesquisadora - como professora e formadora de professores - e nas leituras sobre desenvolvimento profissional de professores e ensino de Geometria. Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar a mobilização de saberes de três professoras que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um a escola pública de Ouro Preto (MG), ao participarem de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados ao longo do primeiro semestre de 2010, por meio de: dois diagnósticos (inicial e final); registros produzidos pelas participantes ao longo dos encontros; diário de campo da pesquisadora; uma entrevista com cada professora; e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. A partir da triangulação dessas informações, foram construídos quatro estudos de caso - um de cada professora e um do grupo. A análise dos casos individuais indicou a mobilização de saberes relacionados ao pensamento geométrico, em especial, os saberes do conteúdo, em alguns momentos, transformados em saberes pedagógicos. Em relação ao uso adequado de termos geométricos, observou-se que as participantes passaram a utilizar um vocabulário mais apropriado para se referir às propriedades de figuras ou à orientação espacial. Verificou-se também o desenvolvimento das habilidades de visualização e representação. A análise do grupo evidenciou o papel de aspectos como a coletividade, a reflexão sobre a prática, a natureza das atividades e a dinâmica dos encontros, e a afetividade no desenvolvimento profissional de cada professora. A pesquisa também mostrou que a participação voluntária, o respeito, o diálogo e o estudo de conteúdos geométricos, centrados na aprendizagem e na prática, são essenciais no processo vivido pelas professoras; definindo ações e mudanças na prática docente, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Finalmente, o estudo gerou um produto educacional - uma proposta de ensino de Geometria - destinado a professores e/ou formadores de professoresItem O professor que ensina matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros.(2017) Ferreira, Ana Cristina; Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de; Barbosa, Cirléia PereiraNeste artigo analisam-se 96 dissertações, cujo foco é o professor que ensina Matemática, produzidas nos mestrados profissionais da área de Ensino da Capes, entre 2001 e 2012. Procura-se compreender como o pesquisador, que é um professor, percebe os participantes de seu estudo e se relaciona com eles. O corpus da pesquisa foi analisado a partir das seguintes categorias: perfil do professor pesquisador e dos participantes; motivação e foco das pesquisas; e relação pesquisador-participantes. Os resultados evidenciam que, em muitos estudos, o professor (ou futuro professor), participante da pesquisa, é percebido pelo pesquisador como um aprendiz, mais que como um parceiro ou colaborador. Isso sugere um distanciamento entre ambos que não condiz com o fato de pelo menos metade dos estudos mencionar que sua motivação advém das próprias trajetórias profissionais. Além disso, poucas pesquisas analisam a própria prática do pesquisador ou refletem acerca de sua aprendizagem profissional ao realizar sua pesquisa.Item Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.(2013) Ferreira, Ana Cristina; Barbosa, Cirléia PereiraEste artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.