Navegando por Autor "Aguiar Júnior, Orlando Gomes de"
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Item Ciência, arte e filosofia : mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal.(2021) Lima, Guilherme da Silva; Pagliarini, Cassiano Rezende; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deEste artigo tem como objetivo compreender o uso educativo do cinema na divulgação científica no âmbito de uma atividade não formal de ensino, que incluía o debate com um convidado após a apresentação do filme, do gênero ficção científica, “A Origem” para uma audiência diversificada (estudantes universitários, moradores da cidade e turistas). Analisamos o discurso empreendido pelo convidado considerando interfaces entre ciência, filosofia e arte, sob a perspectiva histórico-cultural, teoria da atividade e do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam para diferentes estratégias enunciativas, dentre elas: a mobilização de saberes de distintas esferas de criação ideológica - ciência, arte e filosofia - enquanto sistemas estruturados de produção e atuação humana; e o estabelecimento de vínculos ontológicos (ciência-realidade; ciência-ficção e filosofia-ficção) com os objetos discursivos da sessão comentada de cinema. O caso analisado mostra, ainda, que atividades educativas podem ser melhor compreendidas como compostas por subordinação de ações estruturadas e conscientes.Item De minúsculos titãs a legionários que queimam : a representação de formigas nas animações infantis.(2021) Almeida, Sheila Alves de; Carneiro, Marco Antonio Alves; Aguiar Júnior, Orlando Gomes de; Cristiano, Maykon PassosEste estudo objetivou compreender as representações de formigas em animações infantis. Para isso, assistiu-se a cada animação mais de uma vez para perceber como as formigas foram significadas nos desenhos animados. Daí, foram registrados dados recorrentes e singulares na representação das formigas nos desenhos. Para a análise do objeto de pesquisa, a estrutura narrativa da animação e a estrutura conceitual da gramática visual inspiraram a construção de categorias. Os resultados indicaram que os desenhos animados analisados exploraram as características e os comportamentos humanos como base para a construção de personagens e narrativas. Observou-se que as animações abordam aspectos morfológicos das formigas, mas o comportamento delas ainda é pouco explorado e evidenciado. As concepções culturais da sociedade humana e seus preconceitos foram recorrentes em todas as animações estudadas.Item O envolvimento dos estudantes na abordagem de uma questão sociocientífica através de suportes midiáticos.(2019) Abreu, Daniela Freitas de; Lima, Guilherme da Silva; Aguiar Júnior, Orlando Gomes de; Pagliarini, Cassiano Rezende; Lima, Guilherme da SilvaEsta pesquisa investigou o envolvimento dos estudantes com uma questão sociocientífica, abordada através de suportes de divulgação científica em uma sequência didática. A sequência didática passou pelo processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) e sua última versão foi intitulada “A hidrostática e a utilização de barragens para conter rejeitos: o caso do rompimento da barragem de Fundão”, nela utilizamos o rompimento da barragem de Fundão em Mariana como questão sociocientífica a ser abordada no estudo da hidrostática. A pesquisa de natureza qualitativa analisou entrevistas feitas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Belo Horizonte. As entrevistas foram realizadas após a leitura de reportagens sobre o assunto em dois momentos distintos: em um primeiro momento as reportagens foram levadas pela professora e, em um segundo momento, os estudantes escolheram a reportagem a ser apresentada. Por meio da análise microgenética, analisamos o envolvimento dos estudantes com a questão abordada através da verificação de alguns elementos como percepção, produção de sentido, argumentação e mobilização do conhecimento. Este trabalho defende a relevância do uso de questões sociocientíficas em ambientes formais de ensino, uma vez que envolve os estudantes ampliando o saber científico com o intuito de gerar reflexões e argumentações para uma aplicação ética, histórica e social dos saberes relativos à cultura científica e tecnológica.Item Querido cientista : a dialogia nas cartas de Einstein às crianças.(2022) Cunha, Joyce Loraine Lopes; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deO nome de Albert Einstein é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e divulgados no campo científico. Para além da teoria da relatividade e contribuições no campo teórico amplamente conhecidas, o físico também obteve reconhecimento por seu posicionamento sociopolítico. Einstein trocou cartas com crianças de todo o mundo, respondendo a questionamentos diversos, que iam desde curiosidades sobre sua vida, a demonstrações de admiração e dúvidas sobre fenômenos físicos. Este contato com os pequenos pode ser percebido como uma importante contribuição da ciência para a comunidade não acadêmica, visto que um dos cientistas mais renomados da história dedicou tempo para se comunicar com pessoas no início do processo de descobrimento da vida como um todo utilizando-se de um recurso de ampla circulação na época: as cartas. Boa parte destes documentos pode ser consultada no livro “Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños” e na edição de junho de 2005 da Revista Ciência Hoje das Crianças. Estes materiais são precisamente o corpus desta pesquisa. Partindo do corpus mencionado, a metodologia adotada é a Pesquisa Documental, na qual foram selecionadas para a análise 12 cartas em que Einstein respondeu aos pequenos. Assim, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar a dialogia no discurso de Einstein dirigido às crianças, adotando a perspectiva dialógica bakhtiniana. Nas análises foi possível observar aspectos da dialogia de Einstein em cada carta escrita pelo físico, e de acordo com o contexto e com a temática das missivas. Além do mais, a maneira como ele estruturou o seu diálogo com os pequenos pode ser considerada um exemplo da afeição que tinha pela infância, do seu posicionamento sobre assuntos diversos, da responsabilidade social do cientista e de possibilidades de divulgação cientifica para crianças.Item Uma sequência didática investigativa sobre impactos da mineração : uma proposta com enfoque CTSA e da Teoria Ator-Rede.(2019) Celestino, Marcelo Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deEssa pesquisa teve como objetivo principal mapear as influências de uma sequência didática investigativa sobre o Desastre da Samarco, no processo de ensino para alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour, que considera o saber como um produto sociomaterial, oriundo da associação entre os humanos e não-humanos, considerando-os no mesmo plano ontológico, sem distinção e que juntos irão se afetar, performando uma nova rede. Com isso, buscamos entender a aprendizagem como efeitos das translações das redes entre os mais diversos actantes. Por se tratar de uma pesquisa de um mestrado profissional em Ensino de Ciências, na área de Biologia, desenvolvemos o produto educacional: uma sequência didática investigativa (SDI) sobre os impactos da mineração. A partir dessa SDI, realizamos uma análise do processo de ensino/aprendizado de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Assim, demonstramos nossos resultados em relatos, em que priorizamos os momentos de translações, ocorridas no decorrer da aplicação da SDI. Constatamos que a SDI contribuiu para o ensino/aprendizado dos alunos, não apenas de natureza conceitual, mas em relação: à amplitude e complexidade de temas; a saberes técnicos em diversas campos do conhecimento; à inquietação e busca por veracidade dos fatos que envolvem o sujeito e o seu entorno, elementos esses importantes para que os discentes se sintam afetados e mobilizados a intervirem nesse tema. Acreditamos que essa SDI se constitua como um produto educacional diferenciado, a ser trabalhado nas escolas, possibilitando a exploração de temas polêmicos e controversos presentes no seu cotidiano, desenvolvendo no educando uma formação cidadã responsável.Item The representations of Stephen Hawking in the biographical movies.(2021) Fernandes, João; Lima, Guilherme da Silva; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deThis article aims to analyze two biographical films of Stephen Hawking in order to identify the representations of the scientist present in cinematographic works. For this, the investigation was based on film analysis and categorization following the main representations identified in the literature. The analysis identified the most common representations present in the scenes and sequences in which the protagonist acted, taking into account the context for certain actions of the scientist. The results indicated that the analyzed works, which belong to a biographical genre, are also bound to permeate stereotypes that contribute to a distorted view of the scientist and scientific work, just as it happens in other cinematic genres.