DEMAT - Departamento de Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEMAT - Departamento de Matemática por Autor "Barbosa, Cirléia Pereira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos : o caso da professora Vanda.(2013) Barbosa, Cirléia Pereira; Ferreira, Ana CristinaO presente artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora, expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela.Item Saberes profissionais e pensamento geométrico : o caso de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.(2013) Ferreira, Ana Cristina; Barbosa, Cirléia PereiraEste artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora – expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela – bem como certa transformação dos conhecimentos em saberes pedagógicos.