DEMAT - Departamento de Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEMAT - Departamento de Matemática por Autor "Abreu, Osvaldo Honório de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma discussão sobre o papel das definições formais no ensino e aprendizagem de limites e continuidade em Cálculo I.(2011) Abreu, Osvaldo Honório de; Reis, Frederico da SilvaEste artigo apresenta uma discussão sobre o papel das definições formais de limites e continuidade nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Inicialmente, buscamos algumas contribuições de pesquisas na área de Educação Matemática no Ensino Superior. A seguir, descrevemos uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Estatística de uma universidade pública, a partir da elaboração e aplicação de atividades envolvendo definições formais de limites e continuidade, analisadas à luz das relações entre intuição e rigor. Os resultados apontam para a necessidade de se repensar o papel das definições formais de limites e continuidade na perspectiva de um ensino que privilegie a construção de imagens e definições conceituais significativas para a aprendizagem.