Navegando por Autor "Barbosa, Paulina Maria Maia"
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Item Current knowledge of South American cladoceran diapause: a brief review.(2016) Iglesias, Carlos; Bonecker, Cláudia Costa; Brandão, Luciana Pena Mello; Crispim, Maria Cristina; Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi; Gerhard, Miriam; Portinho, Jorge Laço; Barbosa, Paulina Maria Maia; Panarelli, Eliana; Santangelo, Jayme MagalhãesThe study of the structure and dynamics of cladoceran egg banks in SouthAmerica began only 15 years ago and the amount of knowledge, in addition to being scarce, is widely spread over partially national journals, theses, and books, and thus partially unavailable. We conducted a review of the literature published for this region, focusing mainly on the methodological approaches that have been applied and describe the main findings already published. The different methodological approaches make data comparability difficult. However, a total of 77 egg morphotypes were identified in the published studies. Among the variety of methods used, we suggest to adopt as the standard procedure: 1) pre isolation of eggs fromthe sediments by the “Sugar Flotation Method;'' 2) identification, enumeration, and sorting of egg morphotypes present in the sample; 3) individual hatching of each egg morphotype; 4) adult individual identification to the species level according to available keys; and 5) linking identified eggs to identified species’ adults.The absence of identification keys constitutesa challenge.Therefore, collaborative research with the aim of generating pictorial taxonomical support for Neotropical resting eggs are encouraged.Webelieve the adoption of the suggested protocol might facilitate this issue. An extremely low hatching success was reported for most studies and the factors triggering the break of dormancy in the resting eggs coming from permanent systems remain unknown. In conclusion, resting egg studies are a novel and promising field in South America, but with many challenges that need to be addressed.Item O desenvolvimento do pensamento científico por meio de artigos científicos : produção e avaliação de um paradidático elaborado por transposição didática.(2018) Santos, Derli Barbosa dos; Moreira, Leandro Marcio; Moreira, Leandro Marcio; Zama, Uyrá dos Santos; Barbosa, Paulina Maria MaiaÉ notável o aumento no número de pesquisas na área de ensino de ciências. Entre os resultados obtidos, percebe-se a necessidade de mudança nas práticas docentes. Essa necessidade ocorre devido à grande quantidade de dificuldades apontadas para o ensino, dificuldades estas relacionadas aos conteúdos, às metodologias utilizadas pelos professores, à grande quantidade de conceitos, ao professor como fonte soberana de conhecimento, ao estudo de forma exclusivamente livresca e sem interação com fenômenos naturais e/ou tecnológicos. A utilização de textos de divulgação científica tem sido sugerida como capaz de complementar o uso de materiais educativos tradicionais e com potencial para trazer uma série de benefícios durante o ensino de ciências, levando à superação destas dificuldades. Por esse motivo, este trabalho teve como foco a produção e avaliação de um livro paradidático para o ensino de ciências, elaborado por transposição didática de textos de divulgação científica. A transposição didática é a mudança feita em um texto, trocando termos complexos e frases pouco compreensíveis por sinônimos e frases mais simples, escritas com maior clareza e passível de compreensão pela maior parte da população. Por meio desse processo é possível fazer um uso didático de textos de divulgação. Para que se organizasse o livro de uma forma clara e objetiva, optou-se por seguir a sequência proposta pela dinâmica de ensino dos “Três Momentos Pedagógicos”. Esta é dividida em três etapas de ensino/aprendizagem: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Após a produção do material, foi feita uma avaliação sob dois aspectos: avaliação do potencial de utilização do livro de acordo com a estrutura que possui e avaliação por professores de ciências. De acordo com a estrutura do livro avaliou-se que o mesmo tem potencial para ser utilizado para o ensino de ciências, uma vez que é composto por textos de divulgação científica e várias pesquisas sobre o uso de textos desta natureza apontam benefícios advindos dessa prática. Além disso, as pesquisas apontam que o uso de textos precisa estar vinculado a uma sequência pedagógica que permita explorar o material de forma adequada e, nesse sentido, o livro foi organizado segundo uma sequência pedagógica. Por fim, os resultados das pesquisas indicam que se deve ter cuidado ao transpor um texto para fins didáticos, evitando-se a supressão, acréscimo ou distorção nas informações e, por isso, foi feita uma transposição didática nos artigos originais tendo-se o cuidado de colocar o texto numa linguagem mais simples sem, com isso, excluir informações essenciais. Do ponto de vista de professores de ciências pode-se considerar o livro paradidático produzido como útil para o ensino de ciências. Isso porque praticamente todos os aspectos avaliados pelos professores obtiveram resultados positivos.Item Fluctuations of the population of Daphnia laevis Birge 1878 : a six-year study in a tropical lake.(2012) Brandão, Luciana Pena Mello; Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi; Brito, Sofia Luiza; Barbosa, Paulina Maria MaiaThe fluctuation of the population of Daphnia laevis in Lake Jacaré (Middle River Doce, Minas Gerais) was monitored monthly (at one point in the limnetic region) for six years (2002-2007) as part of the Program of Long-Term Ecological Research (LTER/UFMG). The following parameters were also monitored: water temperature, pH, electrical conductivity, dissolved oxygen, chlorophyll a, total phosphorus, phosphate, total nitrogen, nitrate, nitrite, ammonia, and densities of Chaoborus and ephippia of Daphnia laevis in the sediment. A seasonal pattern was observed in the fluctuation of D. laevis, with higher densities recorded during periods of circulation (May-August). A significant correlation was found between the density of D. laevis and temperature (r = –0.47, p = 0.0001), chlorophyll-a (r = –0.32, p = 0.016) and indicators of the lake’s trophic status (total phosphorus, r = 0.32, p = 0.007 and trophic state, r = 0.36, p = 0.003), as well as Chaoborus density (r = 0.43 and p = 0.002). These results indicate that changes in the physical and chemical characteristics of the water related with stratification and circulation of the lake may have a direct (temperature, total phosphorous) or an indirect (food availability, presence of predators, ephippia eclosion) influence on the fluctuation of the D. laevis population.Item Incorporação de poluentes em compartimentos bióticos e abióticos de ecossistemas aquáticos do Quadrilátero Ferrífero (MG, Brasil).(2019) Gomes, Paula Cristine Silva; Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi; Costa, Fernanda Vieira da; Costa, Fernanda Vieira da; Pires, Maria Rita Silvério; Barbosa, Paulina Maria MaiaO Quadrilátero Ferrífero (MG) tem sido intensamente explorado desde o século XVII em decorrência das riquezas minerais da região. A intensa produção mineral tem acarretado alterações geomorfológicas e geoquímicas dos ecossistemas naturais, principalmente em lagoas, que recebem poluentes através de escoamento superficial terrestre ou via atmosférica. O presente estudo objetivou avaliar a influência da atividade minerária sob ecossistemas lacustres rasos, analisando a incorporação de poluentes (metais e semimetais), em compartimentos abióticos e bióticos de lagoas montanas permanentes e temporárias. Esse estudo foi realizado em seis lagoas do QF localizadas em um gradiente de baixa, média e alta influência do histórico da atividade minerária e em distintas proximidades do impacto. Foram realizadas análises da concentração de metais e semimetais em amostras de sedimento, água, seston e zooplâncton. Encontramos elevadas concentrações de Al, Fe, Mn, Mg, Cr, e Pb no sedimento, água, seston e zooplâncton. As lagoas mais próximas à mineração apresentaram as maiores concentrações de poluentes. Os compartimentos bióticos foram os maiores responsáveis pela retenção e acumulação de metais e semimetais. Esses elementos tendem a associar-se ao material particulado em suspensão, acumulando-se no seston, a partir do qual podem ser transferidos para a cadeia trófica aquática até o zooplâncton, através das conexões tróficas. Nossos resultados indicaram também que o hidroperíodo exerceu forte influência na dinâmica de poluentes, com o acúmulo potencializado em lagoas permanentes. Nossos resultados sugerem que poluentes oriundos da atividade minerária podem ser incorporados em compartimentos dos ecossistemas aquáticos mesmo naqueles localizados sob relativa distância das fontes emissoras, que o hidroperíodo é um fator relevante na dinâmica desses elementos, e que os componentes bióticos podem constituir marcadores robustos do histórico de contaminação de lagoas.Item Use of Daphnia spinulata Birabén, 1917 (Crustacea, Cladocera) in the aquarium trade : a potential risk of a new bioinvasion into Brazilian continental waters.(2010) Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi; Souza, Mauro Schettino de; Menéndez, Rosa Maria; Guimarães, Alice de Souza; Barbosa, Paulina Maria MaiaNesta nota, nós registramos a presença de uma espécie exótica de cladócero, Daphnia spinulata, utilizada como alimento vivo no comércio de aquariofilia nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. A ocorrência desta espécie de cladócero nesta atividade comercial pode representar um risco em potencial para uma nova bioinvasão em águas continentais brasileiras. A identificação das possíveis rotas de invasão biológica é de fundamental importância para prevenir e controlar futuras invasões, além de antecipar e conter uma possível dispersão desta espécie exótica.