Navegando por Autor "Borges, Priscila Monteiro"
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Item O conceito de diagrama em Peirce : uma leitura semiótica para além da gramática especulativa.(2017) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroA proposta do presente artigo é explorar o conceito de diagrama e de raciocínio diagramático envolvendo a semiótica em seus três ramos e não somente na gramática especulativa. Deteremo-nos na apreensão do movimento do raciocínio que diagramaticamente se inicia na gramática especulativa, atravessa a lógica crítica e se consolida na metodêutica. Buscaremos aplicar a lógica tricotômica de Peirce para relacionar os modos de raciocínio com os diagramas. Dessa forma, considerando uma possível relação entre o hipoícone e as três classes de signos icônicos nas dez classes de signos e os modos de inferência, sugerimos três subclasses de diagramas que, em termos inferenciais, podem oferecer um sistema de gradação que apresentaria graus de precisão do raciocínio ou capacidade probatória. A proposta é um afastamento da categorização como uma taxonomia para tentar compreender como as classes podem ser utilizadas no processo inferencial.Item Criatividade no mundo da cópia.(2016) Borges, Priscila MonteiroItem Deslizando pelas categorias sígnicas de C. S. Peirce : um estudo de caso.(2017) Borges, Priscila Monteiro; Santos, MarceloAo apropriar-se, fonética e graficamente, da fórmula da água (o legissígno simbólico H2O), a marca de refrigerantes H2OH! adotou uma estratégia semiótica peculiar: deslocou um signo predominantemente de terceiridade para a primeiridade, habilitando-o a gerar, preferencialmente, interpretantes na esfera qualitativa-sugestiva. Neste trabalho, fazemos a análise semiótica da marca grafada no rótulo da bebida, com enfoque nos interpretantes da divisão dos signos em dez tricotomias.Item Diagrammatic relations of probative strength and inferential progression through semiotics.(2019) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroThe purpose of this article is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning involving semiotics in its three branches and not only in speculative grammar. We will concentrate on the apprehension of the move- ment of reasoning, which diagrammatically begins with speculative grammar, runs through critical logic, and consolidates at methodeutics. We seek to apply the trichotomic logic of Peirce to list the modes of reasoning with diagrams. Our intention is to move away from the categorization as taxonomy, and try to understand how sign classes can be used in the inferential process. Thus, considering a possible relationship between the hypoicon, the three classes of iconic signs in the system of ten classes of signs, and the methods of inference, we suggest three subclasses of diagrams in inferential terms that may offer a grading system, which would present degrees of accuracy or probative capacity.Item Educação em tempos de bolhas online : uma abordagem peirceana.(2017) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroO desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobri-lo. Embora exista a força dos algoritmos que orientam interações e escolhas, é possível afirmar que a construção da recepção e apropriação de produtos culturais é um processo social complexo, envolvendo uma atividade contínua de interpretação e assimilação de conteúdo significativo por indivíduos e grupos. Assim, apesar de desempenharem um papel decisivo na limitação da exposição a diferentes pontos de vista, é possível afirmar que os algoritmos não são o único elemento determinante na filtragem de conteúdo e agência individual. Diante disso, além do algoritmo, quais são os motivos do “embubblement” fornecido pelo Facebook?Item Entre a praia e as telas : a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter.(2023) Moreira, Marcella Souza; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Simões, Paula GuimarãesEsta pesquisa tem como objetivo discutir a seguinte questão: como as interações dos telespectadores no Twitter sobre o De Férias com o Ex Caribe permitem observar a constituição de um público para o programa a partir de uma experiência coletiva e comunicacional de contato? Esse programa foi exibido pela MTV Brasil e pela Paramount+, entre 13 de janeiro a 31 de março de 2022, e mobilizou grande participação do público nas redes sociais digitais, em especial no Twitter. Observa-se, nessa pesquisa, que a circulação ampliada do reality show no Twitter expandiu o alcance do programa devido ao uso de uma segunda tela, que permitiu (e encorajou) a interatividade em tempo real, através de comentários online, hashtags e compartilhamento de conteúdo pelos telespectadores. Diante disso, busca-se compreender a emergência do público do programa no Twitter a partir das conversações síncronas e assíncronas referentes ao reality show, utilizando um conjunto de hashtags selecionadas para essa observação. Nesta pesquisa, entende-se o público como mutável, dinâmico e emergente das interações com o produto midiático, de forma que ele é mais do que um mero conjunto de pessoas, reconhecendo-os como sujeitos comunicacionais que se articulam relacionalmente por meio do contato com o produto midiático (modelo praxiólogico). O corpus deste trabalho foi constituído pelas hashtags mais destacadas no Twitter durante a transmissão do programa De Férias com o Ex Caribe, sendo elas: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx e #ExNaMTV. A coleta abrangeu 20.266 tweets e foi realizada via plataforma Netlytic. Utiliza-se uma metodologia combinada de análise de conteúdo e análise de conversação, a fim de rastrear os temas recorrentes e o curso das interações travadas na plataforma. Para realizar a análise, essa pesquisa observa a articulação de três eixos: (1) o programa De férias com o Ex Caribe, com suas questões narrativas e discursivas; (2) a MTV, na condição de instância produtora e gerenciadora das redes sociais digitais do programa no Twitter, impulsionando hashtags e alimentando esse espaço de conteúdos referentes à emissão; e (3) o público do programa que se mobiliza no Twitter, estabelecendo interações vinculadas ao programa. Para analisar esses três eixos de forma articulada, foram criadas quatro categorias analíticas: O programa e as tensões dos relacionamentos amorosos; Os conflitos morais: o machismo, o vínculo amoroso esexual e a homoafetividade; A MTV, o programa e o público; O público e as interações. Percebe-se que interação entre a televisão e o Twitter exerce um papel central na experiência do telespectador, com suas interpretações influenciando a narrativa e vice-versa. Na análise, nota-se que o programa tenta gerenciar essas interações, como evidenciado pelo tom da narração, que se estende às ações da MTV e às interações na plataforma, resultando em um ciclo de influência mútua. Conclui-se que o público desempenha um papel essencial nacompreensão, disseminação e amplificação do conteúdo De Férias com o Ex Caribe no Twitter,sendo suas ações cruciais para aumentar o alcance e a visibilidade do programa.Item O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.(2017) Lage, Nara Bretas; Borges, Priscila Monteiro; Borges, Priscila Monteiro; Arão, Lilian; Prado, DeniseEntendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras.Item Intôlerancia e diversidade no Twitter : disputas da esquerda política brasileira no perfil de Wilson Gomes entre 2018 e 2022.(2023) Faccion, Julia; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaO objetivo desta dissertação de mestrado é verificar como se afeta a diversidade da esquerda brasileira entre si no Twitter, a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos na rede, valendo-se de como se dão as disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. Para isso, nosso estudo se concentrou entre 2018 e 2022 (momento em que o Brasil viveu o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro e quando a esquerda política ansiava pela retomada de representação governamental) sobre disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. O perfil do professor foi escolhido porque ele conta com certa popularidade no mundo virtual justamente por tecer análises críticas sobre a política brasileira e mundial há alguns anos, além de se valer bastante da controvérsia, recorrentemente tocando tópicos voltados a disputas e identidades de pessoas de esquerda. Para compor essencialmente nosso referencial teórico, valemo-nos dos Estudos de Plataforma, Estudos Críticos de Algoritmos e a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour para trabalharmos a multiplicidade de atores e de possibilidades na plataforma do Twitter, abordando especificamente o algoritmo e as affordances da rede; tratamos dos laços com o Outro em meio a uma variedade de identidades através de Raquel Recuero, com os “Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet” (2016) e arrematamos as noções de crença, dúvida e incômodo por meio de Charles Peirce, com “A fixação da crença” (1877), e Priscila Borges e Renira Gambarato, com a aplicação da fixação da crença em plataformas (“The role of beliefs and behavior on Facebook: a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism”, 2019); por fim, Kathryn Woodward (“Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”, 2014) e Tomaz Tadeu da Silva (“A produção social da identidade e da diferença”, 2014) embasaram nossas análises sobre identidade e diferença, expandidas aqui para as análises de identidade política. Análises de conteúdo e análises de conversação são nossas principais diretrizes metodológicas. Foram coletados 50.858 tweets através de um código aberto e estes dados foram examinados de forma automatizada para serem categorizados e finalmente reduzidos a 755 publicações. Observamos as interações, analisando como o espectro político promove o debate público na plataforma, como entende o que compõe as próprias identidades da esquerda e como todas elas preservam diversidade entre si. Para isso, discutimos o algoritmo e apresentamos algumas affordances do Twitter, descrevendo como podem ser utilizadas para conversação ou não, de acordo com a apropriação de seu uso pelos usuários. Discutimos a formação e autocompreensão de identidade, especificamente a identidade política, e examinamos evidências disso nas publicações e interações de Wilson Gomes debatendo a esquerda, refletindo sobre ódio, ataque, intolerância e diversidade.Item Manifesto #foulipo.(2017) Gomes, Gustavo Laet; Borges, Priscila MonteiroItem O real na filosofia de Charles S. Peirce.(2015) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroO trabalho buscará, a partir do Realismo de C. S. Peirce, traçar elementos que configuram uma possível ontologia no sistema filosófico de Peirce. Começaremos por trabalhar a noção de real em Peirce mostrando como ela se relaciona com a existência, o possível, e a noção de geral. Em seguida, será apresentada a crítica que Peirce fez ao Nominalismo para mostrar como se constitui seu realismo. Segundo alguns autores, a Virada Linguística, no século XX, foi marcada pela subordinação do ser à linguagem. O Construtivismo, nesse contexto, fomentaria a ideia de que o mundo está contido dentro de nós (Barad, 2003, p. 801). Tal noção tem sido bastante criticada pelo Realismo Especulativo, pois transforma questões ontológicas em questões epistemológicas. Isto é, a busca pelo real foi substituída por questões sobre como acessar o conhecimento, deixando de lado a discussão sobre a realidade ela mesma. Na teoria peirceana, é possível encontrar uma solução interessante para essa questão, pois há nela, ao mesmo tempo, uma teoria metafísica que considera a existência de um certo tipo de realidade e a semiótica que nos indica o modo como representamos e significamos o mundo. Dessa forma, será apresentado um caminho complementar para se fazer uma leitura da ontologia em Peirce, que aborda a noção de objeto e especificamente a noção de objeto dinâmico, evidenciando como Peirce trabalha o problema do acesso ao real na semiótica.Item Regras para foulipar, primeiro ano.(2017) Borges, Priscila Monteiro; Gomes, Gustavo LaetApresentamos aqui todas as regras de postagens com a #foulipo que foram proopostas e implementadas semanalmente durante o primeiro ano do projeto no Facebook.1 As regras seguiram princípios variados: combinações aleatórias de conteúdo público produzido por usuários Facebook; combinação aleatória de postagens públicas com publicidade; combinação de conteúdo com a intenção de ressignificá-lo sem aleatoriedade; interações em perfis de usuários do Facebook; criação de eventos; combinação de conteúdo interno ao Facebook com conteúdo externo, como vídeos, músicas e imagens; e muitas outras. Acompanha a lista de regras alguns comentários sobre os efeitos gerados e exemplos de postagens que nos chamaram a atenção.Item Os sinsignos icônicos nas 66 classes de signos : uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved.(2013) Borges, Priscila MonteiroO potencial analítico dos modelos de três e dez classes de signos de C. S. Peirce é reconhecido pelos pesquisadores da área. O mesmo não se pode dizer do sistema de 66 classes. Pouco conhecido, pois foi deixado em aberto por Peirce, e ainda é alvo de muitas discussões a respeito de sua aplicabilidade. Com o propósito de mostrar o seu potencial analítico, este artigo apresentará uma análise dos sinsignos icônicos extraída de uma análise completa de uma fonte tipográfica fundamentada no sistema de 66 classes de signos. Além de corresponder à parte empírica de uma pesquisa teórica, que propõe de um modelo analítico com as 66 classes, a análise mostra detalhes da relação entre sinsignos icônicos e qualissignos que não podem ser percebidos nos sistemas com menos classes, o que é uma evidência da contribuição do sistema de 66 classes a semiótica.Item As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce : uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades.(2017) Borges, Priscila MonteiroO conceito de ícone se tornou muito conhecido no campo da comunicação, pois ele diz respeito ao modo de representação das qualidades. No entanto, na teoria semiótica peirceana o conceito de ícone apresenta muitas facetas. O objetivo desse artigo é apresentar as subdivisões do ícone dentro do contexto da obra de C. S. Peirce e desenvolvê-los a partir do desenvolvimento da semiótica, mais especificamente, dos sistemas de classes de signos na obra deste mesmo autor. Serão apresentadas propostas para relacionar o conceito de ícone puro e a subdivisão dos hipoícones aos sistemas de 10 e 66 classes de signos.Item The role of beliefs and behavior on facebook : a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism.(2019) Borges, Priscila Monteiro; Gambarato, Renira RampazzoThis article discusses, from a Peircean semiotic perspective, (1) the logic of algorithms employed by Facebook to foster audience engagement as it relates to the spreadability of fake news in the context of transmedia journalism, and (2) how our own methods of fixation of beliefs influence this process. The methodological approach encompasses a qualitative conceptual study of Peircean semiotics, focusing on concepts such as truth, reality, representation, fixation of beliefs, and collateral experiences, as a proposition to investigate the relationship between algorithms, fake news, and transmedia journalism. The research findings point to the fact that social media networks such as Facebook have their share of responsibility in the current fake news furor, but audiences are also involved in this issue as their behavior and beliefs play an important role in feeding Facebook’s algorithms.